Realidade virtual e a aprendizagem sensível do movimento no ensino de uma educação física inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Hugo Donato Nóbrega de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45159
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a partir da revisão de literatura, se e como a realidade virtual (RV) promove a diversificação de movimentos em alunos com mobilidade reduzida no contexto da Educação Física Escolar. Com base nisto, definimos como objetivos específicos: estabelecer a relação do óculos de RV com a aprendizagem dos conteúdos da cultura de movimento nas aulas de Educação Física Escolar, a exemplo, o esporte de aventura na natureza, sob a perspectiva inclusiva; compreender a partir da fenomenologia, a existência de reconhecer outras possibilidades de movimentos para além de um deslocamento físico no espaço e no tempo, ampliando essa noção para uma perspectiva inclusiva; e compreender a possibilidade pedagógica da RV no ensino e vivência dos conteúdos da cultura de movimento nas aulas de Educação Física Escolar. Neste sentido optamos como estratégia metodológica, a pesquisa do tipo exploratória de características bibliográficas. Diante disso, a construção teórica da pesquisa, se deu a partir do levantamento e das leituras das referências encontradas, baseada em etapas distintas, mas que ao mesmo tempo caminharam juntas: a leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Vale ressaltar que a revisão de literatura, dialogou com as áreas da educação, filosofia, sociologia, neurociência e principalmente com a fenomenologia. Os resultados da nossa pesquisa reconhecem, a importância de propor metodologias didático-pedagógicas e adaptações curriculares na promoção de uma Educação Física Inclusiva na possibilidade de garantir a participação de todos e todas indistintamente e seus direitos de aprendizagem, nesse caso discutimos a experiência da RV, por meio de seus óculos, para a vivência dos conteúdos da cultura de movimento. Apontaram também que a noção de movimento cristalizou-se numa visão unilateral, influenciada principalmente pelos gestos técnicos e padronizados dos esportes de alto rendimento, excluindo os sujeitos que por algum motivo não são capazes de reproduzir esse modelo, em sua maioria as pessoas com deficiência. Por fim, foi no diálogo com a fenomenologia, que a noção de movimento humano é ampliada alinhando-se a perspectiva inclusiva, em função dessa considerar a dimensão sensível do sujeito preponderante na construção do conhecimento sobre o movimento, mediante outras possibilidades de senti-lo.
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Com base nisto, definimos como objetivos específicos: estabelecer a relação do óculos de RV com a aprendizagem dos conteúdos da cultura de movimento nas aulas de Educação Física Escolar, a exemplo, o esporte de aventura na natureza, sob a perspectiva inclusiva; compreender a partir da fenomenologia, a existência de reconhecer outras possibilidades de movimentos para além de um deslocamento físico no espaço e no tempo, ampliando essa noção para uma perspectiva inclusiva; e compreender a possibilidade pedagógica da RV no ensino e vivência dos conteúdos da cultura de movimento nas aulas de Educação Física Escolar. Neste sentido optamos como estratégia metodológica, a pesquisa do tipo exploratória de características bibliográficas. Diante disso, a construção teórica da pesquisa, se deu a partir do levantamento e das leituras das referências encontradas, baseada em etapas distintas, mas que ao mesmo tempo caminharam juntas: a leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Vale ressaltar que a revisão de literatura, dialogou com as áreas da educação, filosofia, sociologia, neurociência e principalmente com a fenomenologia. Os resultados da nossa pesquisa reconhecem, a importância de propor metodologias didático-pedagógicas e adaptações curriculares na promoção de uma Educação Física Inclusiva na possibilidade de garantir a participação de todos e todas indistintamente e seus direitos de aprendizagem, nesse caso discutimos a experiência da RV, por meio de seus óculos, para a vivência dos conteúdos da cultura de movimento. Apontaram também que a noção de movimento cristalizou-se numa visão unilateral, influenciada principalmente pelos gestos técnicos e padronizados dos esportes de alto rendimento, excluindo os sujeitos que por algum motivo não são capazes de reproduzir esse modelo, em sua maioria as pessoas com deficiência. Por fim, foi no diálogo com a fenomenologia, que a noção de movimento humano é ampliada alinhando-se a perspectiva inclusiva, em função dessa considerar a dimensão sensível do sujeito preponderante na construção do conhecimento sobre o movimento, mediante outras possibilidades de senti-lo.This work aims to analyze from the literature review, if and how virtual reality (VR) promotes the diversification of movements in students with reduced mobility in the context of School Physical Education. Based on this, we define as specific objectives: to establish the relationship of the VR glasses with the learning of the contents of the culture of movement in the classes of Physical Education School, for example, the sport of adventure in nature, under the inclusive perspective; understand from phenomenology, the existence of recognizing other possibilities of movement beyond a physical displacement in space and time, expanding this notion to an inclusive perspective; and to understand the pedagogical possibility of VR in teaching and living the contents of the culture of movement in Physical Education classes. In this sense, we chose as a methodological strategy, the research of the exploratory type of bibliographic characteristics. Therefore, the theoretical construction of the research, took place from the survey and the readings of the references found, based on different stages, but that at the same time walked together: the exploratory, selective, analytical and interpretative reading. It is worth noting that the literature review, dialogued with the areas of education, philosophy, sociology, neuroscience and mainly with phenomenology. The results of our research recognize, the importance of proposing didactic-pedagogical methodologies and curricular adaptations in the promotion of an Inclusive Physical Education in the possibility of ensuring the participation of all and all indistinctly and their rights of learning, in this case we discuss the experience of VR, through its glasses, for the experience of the contents of the culture of movement. They also pointed out that the notion of movement was crystallized in a one-sided view, influenced mainly by the technical and standardized gestures of high-performance sports, excluding subjects who for some reason are not able to reproduce this model, mostly people with disabilities. Finally, it was in the dialogue with phenomenology that the notion of human movement is broadened by aligning the inclusive perspective, as a function of this considering the sensitive dimension of the subject preponderant in the construction of knowledge about movement, through other possibilities of feeling it.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilRealidade virtualEducação FísicaInclusãoFenomenologiaRealidade virtual e a aprendizagem sensível do movimento no ensino de uma educação física inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRealidadevirtualaprendizagem_Lucena_2021.pdfapplication/pdf958354https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45159/1/Realidadevirtualaprendizagem_Lucena_2021.pdfd66d4f17beef231454d5693abe47d8b8MD51123456789/451592022-05-02 12:25:04.263oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45159Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:25:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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