A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57392 |
Resumo: | A presente tese de doutorado aborda as formas tecnoculturais pelas quais o Instagram estabelece o processo de socialização dos usuários e as características do processo ensino-aprendizagem implícito nessa plataforma, assumindo a posição de que uma tecnologia nunca é neutra, mas uma força mediadora e produtiva de novas formas de sociabilidade. O trabalho investiga a intencionalidade formativa do Instagram enquanto espaço de socialização para produção e compartilhamento de conteúdos e foca especificamente no papel desempenhado pela tecnologia da plataforma do Instagram na socialização dos usuários e na forma em que ela desempenha esse papel. Consideramos as orientações gerais da análise ascendente do poder cunhado por Foucault (2014) e o modelo metodológico para análise de plataformas de Van Dijck (2013) como aporte metodológico que orienta a pesquisa. A pesquisa tece os seguintes questionamentos: quais valores políticos e pedagógicos orientam a socialização programada do Instagram? Quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver e engajar seus usuários? E, através de quais meios? A investigação se divide em cinco partes. Na primeira parte, discutimos o atual contexto social e tecnológico de dataficação que tem absorvido e transformado o processo de digitalização de informações e relações sociais promovidas pela cultura digital a partir da segunda metade do século XX. Na segunda parte, “desmontamos” a tecnologia do Instagram em três camadas que seguem o caminho percorrido pelos dados desde suas fontes de coleta até sua transformação em capital econômico, investigando de que modo o Instagram se organiza como sistema permanente de conversão de dados pessoais em data capital. Na terceira parte, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa de investigação, “remontamos” a plataforma através de seus protocolos para caracterizar a sociabilidade programada do Instagram e os valores e princípios pedagógicos que orientam a socialização dos usuários. O objetivo é compreender como o Instagram contribui para a produção de sentido e ação dos sujeitos, identificando quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver em seus usuários. Na quarta parte do trabalho, passamos a posicionar a plataforma examinando suas semelhanças com uma série de elementos da estratégia e tecnologia neoliberais. A quinta e última parte do trabalho investiga detalhadamente os meios pelos quais o Instagram promove tais valores e modos de subjetivação, meios que têm relação íntima com a lógica da pedagogia empreendedora e podem ser resumidos em três vertentes principais: a identificação da conta de usuário com o próprio usuário através de um processo de envolvimento na construção de imagem pessoal, denominado dataficação do eu; a utilização de estratégias de gamificação com placares e premiações contínuos; e o fornecimento de relatórios com métricas de desempenho no intuito de estimular a autoavaliação e a responsabilização individual. A pesquisa revelou que aquilo que acontece e se reproduz cotidianamente na plataforma entre seus usuários tem participação ativa e preponderante da própria plataforma através da maneira em que é planejada para funcionar e, sobretudo, da sociabilidade que é programada a constituir |
id |
UFRN_0a6ee5eddb406678123194a12bf35d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57392 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Feitoza, Pedro Rezende Santoshttp://lattes.cnpq.br/1601526278254230https://orcid.org/0000-0002-2034-0796http://lattes.cnpq.br/7003467659704271Oliveira, Marcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Martins, Cibelle AmorimGóes Júnior, José Humberto deD'Andrea, Carlos Frederico de BritoBittencourt, Ana Beatriz Bahia SpinolaVieira, Marcilio de Souza2024-01-23T17:54:14Z2024-01-23T17:54:14Z2023-08-24FEITOZA, Pedro Rezende Santos. A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia. Orientador: Dr. Marcílio de Souza Vieira. 2023. 103f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57392A presente tese de doutorado aborda as formas tecnoculturais pelas quais o Instagram estabelece o processo de socialização dos usuários e as características do processo ensino-aprendizagem implícito nessa plataforma, assumindo a posição de que uma tecnologia nunca é neutra, mas uma força mediadora e produtiva de novas formas de sociabilidade. O trabalho investiga a intencionalidade formativa do Instagram enquanto espaço de socialização para produção e compartilhamento de conteúdos e foca especificamente no papel desempenhado pela tecnologia da plataforma do Instagram na socialização dos usuários e na forma em que ela desempenha esse papel. Consideramos as orientações gerais da análise ascendente do poder cunhado por Foucault (2014) e o modelo metodológico para análise de plataformas de Van Dijck (2013) como aporte metodológico que orienta a pesquisa. A pesquisa tece os seguintes questionamentos: quais valores políticos e pedagógicos orientam a socialização programada do Instagram? Quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver e engajar seus usuários? E, através de quais meios? A investigação se divide em cinco partes. Na primeira parte, discutimos o atual contexto social e tecnológico de dataficação que tem absorvido e transformado o processo de digitalização de informações e relações sociais promovidas pela cultura digital a partir da segunda metade do século XX. Na segunda parte, “desmontamos” a tecnologia do Instagram em três camadas que seguem o caminho percorrido pelos dados desde suas fontes de coleta até sua transformação em capital econômico, investigando de que modo o Instagram se organiza como sistema permanente de conversão de dados pessoais em data capital. Na terceira parte, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa de investigação, “remontamos” a plataforma através de seus protocolos para caracterizar a sociabilidade programada do Instagram e os valores e princípios pedagógicos que orientam a socialização dos usuários. O objetivo é compreender como o Instagram contribui para a produção de sentido e ação dos sujeitos, identificando quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver em seus usuários. Na quarta parte do trabalho, passamos a posicionar a plataforma examinando suas semelhanças com uma série de elementos da estratégia e tecnologia neoliberais. A quinta e última parte do trabalho investiga detalhadamente os meios pelos quais o Instagram promove tais valores e modos de subjetivação, meios que têm relação íntima com a lógica da pedagogia empreendedora e podem ser resumidos em três vertentes principais: a identificação da conta de usuário com o próprio usuário através de um processo de envolvimento na construção de imagem pessoal, denominado dataficação do eu; a utilização de estratégias de gamificação com placares e premiações contínuos; e o fornecimento de relatórios com métricas de desempenho no intuito de estimular a autoavaliação e a responsabilização individual. A pesquisa revelou que aquilo que acontece e se reproduz cotidianamente na plataforma entre seus usuários tem participação ativa e preponderante da própria plataforma através da maneira em que é planejada para funcionar e, sobretudo, da sociabilidade que é programada a constituirThe present work addresses the technocultural ways in which Instagram establishes the users' socialization process and the characteristics of the teaching-learning process implicit in this platform, assuming the position that a technology is never neutral, but a mediating and productive force of new forms of sociability. The work investigates the formative intentionality of Instagram as a socialization space for the production and sharing of content and focuses specifically on the role played by the technology of the Instagram platform in the socialization of users and the way in which it plays this role. We consider the general guidelines of the ascending analysis of power coined by Foucault (2014) and the methodological model for platform analysis by Van Dijck (2013) as a methodological contribution that guides the research. The research poses the following questions: what political and pedagogical values guide the programmed socialization of Instagram? What ways of relating to others and to yourself does Instagram aim to develop and engage its users? And by what means? The investigation is divided into five parts. In the first part, we discuss the current social and technological context of datafication that has absorbed and transformed the process of digitizing information and social relations promoted by digital culture from the second half of the 20th century onwards. In the second part, we “dismantle” Instagram's technology into three layers that follow the path taken by the data from its collection sources to its transformation into economic capital, investigating how Instagram organizes itself as a permanent system for converting personal data into capital data. In the third part, based on the results obtained in the first stage of investigation, we “reassembled” the platform through its protocols to characterize the programmed sociability of Instagram and the pedagogical values and principles that guide the socialization of users. The objective is to understand how Instagram contributes to the production of meaning and action of the subjects, identifying which ways of relating to others and to itself Instagram aims to develop in its users. In the fourth part of the paper, we move on to position the platform by examining its similarities to a number of elements of neoliberal strategy and technology. The fifth and last part of the work investigates in detail the means by which Instagram promotes such values and modes of subjectivation, means that are intimately related to the logic of entrepreneurial pedagogy and can be summarized in three main areas: the identification of the user account with the user himself through a process of involvement in the construction of a personal image, called datafication of the self; the use of gamification strategies with continuous rankings and awards; and the provision of reports with performance metrics in order to encourage self-assessment and individual accountability. The research revealed that what happens and is reproduced daily on the platform among its users has an active and preponderant participation of the platform itself through the way in which it is planned to function and, above all, the sociability that it is programmed to constitute.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagogia empreendedoraInstagramSociabilidade programadaDataficaçãoNeoliberalismoA sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSociabilidadeprogramadaInstagram_Feitoza_2023.pdfapplication/pdf1034500https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57392/1/SociabilidadeprogramadaInstagram_Feitoza_2023.pdfdcb71ec586b6ad1c7959448cabea5889MD51123456789/573922024-01-23 14:55:30.667oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T17:55:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
title |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
spellingShingle |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia Feitoza, Pedro Rezende Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pedagogia empreendedora Sociabilidade programada Dataficação Neoliberalismo |
title_short |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
title_full |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
title_fullStr |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
title_full_unstemmed |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
title_sort |
A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia |
author |
Feitoza, Pedro Rezende Santos |
author_facet |
Feitoza, Pedro Rezende Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1601526278254230 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2034-0796 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7003467659704271 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2629-920X |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Cibelle Amorim |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Góes Júnior, José Humberto de |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
D'Andrea, Carlos Frederico de Brito |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Ana Beatriz Bahia Spinola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitoza, Pedro Rezende Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
contributor_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pedagogia empreendedora Sociabilidade programada Dataficação Neoliberalismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia empreendedora Sociabilidade programada Dataficação Neoliberalismo |
description |
A presente tese de doutorado aborda as formas tecnoculturais pelas quais o Instagram estabelece o processo de socialização dos usuários e as características do processo ensino-aprendizagem implícito nessa plataforma, assumindo a posição de que uma tecnologia nunca é neutra, mas uma força mediadora e produtiva de novas formas de sociabilidade. O trabalho investiga a intencionalidade formativa do Instagram enquanto espaço de socialização para produção e compartilhamento de conteúdos e foca especificamente no papel desempenhado pela tecnologia da plataforma do Instagram na socialização dos usuários e na forma em que ela desempenha esse papel. Consideramos as orientações gerais da análise ascendente do poder cunhado por Foucault (2014) e o modelo metodológico para análise de plataformas de Van Dijck (2013) como aporte metodológico que orienta a pesquisa. A pesquisa tece os seguintes questionamentos: quais valores políticos e pedagógicos orientam a socialização programada do Instagram? Quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver e engajar seus usuários? E, através de quais meios? A investigação se divide em cinco partes. Na primeira parte, discutimos o atual contexto social e tecnológico de dataficação que tem absorvido e transformado o processo de digitalização de informações e relações sociais promovidas pela cultura digital a partir da segunda metade do século XX. Na segunda parte, “desmontamos” a tecnologia do Instagram em três camadas que seguem o caminho percorrido pelos dados desde suas fontes de coleta até sua transformação em capital econômico, investigando de que modo o Instagram se organiza como sistema permanente de conversão de dados pessoais em data capital. Na terceira parte, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa de investigação, “remontamos” a plataforma através de seus protocolos para caracterizar a sociabilidade programada do Instagram e os valores e princípios pedagógicos que orientam a socialização dos usuários. O objetivo é compreender como o Instagram contribui para a produção de sentido e ação dos sujeitos, identificando quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver em seus usuários. Na quarta parte do trabalho, passamos a posicionar a plataforma examinando suas semelhanças com uma série de elementos da estratégia e tecnologia neoliberais. A quinta e última parte do trabalho investiga detalhadamente os meios pelos quais o Instagram promove tais valores e modos de subjetivação, meios que têm relação íntima com a lógica da pedagogia empreendedora e podem ser resumidos em três vertentes principais: a identificação da conta de usuário com o próprio usuário através de um processo de envolvimento na construção de imagem pessoal, denominado dataficação do eu; a utilização de estratégias de gamificação com placares e premiações contínuos; e o fornecimento de relatórios com métricas de desempenho no intuito de estimular a autoavaliação e a responsabilização individual. A pesquisa revelou que aquilo que acontece e se reproduz cotidianamente na plataforma entre seus usuários tem participação ativa e preponderante da própria plataforma através da maneira em que é planejada para funcionar e, sobretudo, da sociabilidade que é programada a constituir |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-23T17:54:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-23T17:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FEITOZA, Pedro Rezende Santos. A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia. Orientador: Dr. Marcílio de Souza Vieira. 2023. 103f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57392 |
identifier_str_mv |
FEITOZA, Pedro Rezende Santos. A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia. Orientador: Dr. Marcílio de Souza Vieira. 2023. 103f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57392/1/SociabilidadeprogramadaInstagram_Feitoza_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcb71ec586b6ad1c7959448cabea5889 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832973412827136 |