Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Brunna Crislayne Câmara da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27992
Resumo: Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27992Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.Presently, the curricula in science teaching indicates that the content disseminated in the classroom should provide the learner with development of skills and abilities that allow him to present a critical reasoning in front of an problem, to obtain an understanding of the nature of scientific knowledge, to understand what is science and how it is produced and to have the ability to evaluate the scientific and technological productions that are presented to society, factors that reflect the need to prepare them to exercise of citizenship, a possible condition through scientific literacy. Considering these assumptions, the present research verified the potential of inquiry-based learning linked to the use of a local socio-scientific questions of the city of Macau/RN, as an useful methodology to contribute with the process of scientific literacy of high school biology students. Therefore, we developed and applied a didactic sequence through scientific inquiry, structured using the curricular instructional model BSCS 5E, with the main theme was the water crisis issue in the city of Macau/RN, which resulted in a manual for the teacher, educational product of this dissertation that is intended for teachers of biology and related fields. The research subjects was the 1st year students of the public state school Professora Clara Tetéo. In this context, we performed a qualitative research, collecting and analyzing data from written productions of the students, audio recording and transcription of the classes and participant observation. The data was organized, coded, categorized and interpreted using content analysis criteria (BARDIN, 1977). Starting from the results, we found that the students had difficulties expressing an opinion and positioning themselves in front of a socioscientific issue, which were overcome in the course of the activities, giving the students the opportunity to reflect on the issue through different views and perspectives. This allowed them to gradually demonstrate conceptual, procedural and attitudinal learning, expressing skills such as the use of scientific terms during writing, the ability to argue and express an opinion based on the scientific knowledge discussed, and to express conscious opinion about the socio-environmental impacts of the implantation of a desalination plant in the city, features that point to a process of scientific literacy.A água está acabando e agora?A água está acabando, e agora?https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52905CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino por investigaçãoQuestões sociocientíficasAlfabetização científicaAbordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAbordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.txtAbordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain306031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27992/3/Abordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.txt6840c7748304c41dcaa70af5184e9608MD53ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain82915https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27992/5/ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txt2f8f8c7de2f15f2288b5cee6b462d8b4MD55THUMBNAILAbordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.jpgAbordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27992/4/Abordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdf.jpg492d71ea67c400f3d98b9762a1bd82daMD54ORIGINALAbordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdfapplication/pdf4617405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27992/1/Abordageminvestigativaquestoes_Costa_2018.pdfed8150666e0ef53b9a866b06ad29aea4MD51123456789/279922023-06-26 20:14:04.919oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27992Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T23:14:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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