O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 |
Resumo: | As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados. |
id |
UFRN_0b0013cdf1656f81c1b074bfb31af58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35053 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cosme, Cayo Cesar RodriguesTeixeira, Thelma PignataroBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2018-12-19T19:53:31Z2021-09-20T14:55:58Z2018-12-19T19:53:31Z2021-09-20T14:55:58Z2018-12-102014092699COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIncubadora de empresasEmpresa incubadaGestão de marketingO papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópoleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAs incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream1037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/1/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALOPapeldaGestao_Cosme_2018.pdfMonografia_Cosme_2018application/pdf1058092https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/3/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf596bdc77aead87ad82bf636d7ab404e1MD53TEXTOPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/4/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txta013010cd718848bcd1cea390175b4c4MD54123456789/350532021-09-20 11:55:58.434oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
spellingShingle |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole Cosme, Cayo Cesar Rodrigues Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing |
title_short |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_full |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_fullStr |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_full_unstemmed |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
title_sort |
O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole |
author |
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
author_facet |
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Teixeira, Thelma Pignataro |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing |
topic |
Incubadora de empresas Empresa incubada Gestão de marketing |
description |
As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-19T19:53:31Z 2021-09-20T14:55:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014092699 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 |
identifier_str_mv |
2014092699 COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/3/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/4/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 596bdc77aead87ad82bf636d7ab404e1 a013010cd718848bcd1cea390175b4c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832735234031616 |