O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053
Resumo: As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados.
id UFRN_0b0013cdf1656f81c1b074bfb31af58d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35053
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cosme, Cayo Cesar RodriguesTeixeira, Thelma PignataroBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2018-12-19T19:53:31Z2021-09-20T14:55:58Z2018-12-19T19:53:31Z2021-09-20T14:55:58Z2018-12-102014092699COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIncubadora de empresasEmpresa incubadaGestão de marketingO papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópoleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAs incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream1037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/1/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALOPapeldaGestao_Cosme_2018.pdfMonografia_Cosme_2018application/pdf1058092https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/3/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf596bdc77aead87ad82bf636d7ab404e1MD53TEXTOPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/4/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txta013010cd718848bcd1cea390175b4c4MD54123456789/350532021-09-20 11:55:58.434oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
spellingShingle O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
Incubadora de empresas
Empresa incubada
Gestão de marketing
title_short O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_full O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_fullStr O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_full_unstemmed O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
title_sort O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole
author Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
author_facet Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Teixeira, Thelma Pignataro
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosme, Cayo Cesar Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Incubadora de empresas
Empresa incubada
Gestão de marketing
topic Incubadora de empresas
Empresa incubada
Gestão de marketing
description As incubadoras de empresas são responsáveis por dar suporte aos novos empreendimentos nascentes, objetivando o sucesso dos mesmos. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas, as incubadoras disponibilizam diversos serviços de modo a apoiar os gestores. Dentre esses serviços pode se destacar o apoio dado na gestão de marketing das empresas incubadas, com o intuito de colaborar para o fortalecimento do empreendimento incubado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o apoio da incubadora Inova Metrópole na gestão de marketing das empresas incubadas. Para tal, foram realizadas entrevistas com a gestora da incubadora estudada e com os gestores de dez empresas incubadas pertencentes à mesma. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter qualitativo com propósito exploratório, onde foi aplicado um roteiro de entrevista. Os resultados permitiram observar que a incubadora Inova Metrópole apoia a gestão de marketing das empresas incubadas por meio de assessoria que atua de forma a orientar os gestores. Verificou-se ainda que os gestores das empresas incubadas não têm muito conhecimento em relação a marketing, por esse motivo, acabam precisando de um maior apoio por parte da incubadora. Conclui-se que o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos de modo a vir contribuir para outras pesquisas futuras. Entretanto por ter uma limitação, entende-se que os resultados não podem ser generalizados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-19T19:53:31Z
2021-09-20T14:55:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-19T19:53:31Z
2021-09-20T14:55:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014092699
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053
identifier_str_mv 2014092699
COSME, Cayo Cesar Rodrigues. O papel da gestão de marketing no apoio as empresas incubadas: um estudo de caso na incubadora Inova Metrópole. 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/3/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35053/4/OPapeldaGestao_Cosme_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
596bdc77aead87ad82bf636d7ab404e1
a013010cd718848bcd1cea390175b4c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832735234031616