Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340 |
Resumo: | Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico. |
id |
UFRN_0cafe37f0a534da3fa5a713e77622b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52340 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabrera, Isaque do Nascimentohttps://orcid.org/0000-0002-9016-3246http://lattes.cnpq.br/7182633424269511https://orcid.org/0000-0001-9324-6664http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Dantas, Daiany FerreiraPereira, Livia Cirne de Azevedohttps://orcid.org/0000-0002-2904-7182http://lattes.cnpq.br/5512139880539951Bezerra, Josenildo Soares2023-05-12T00:21:01Z2023-05-12T00:21:01Z2023-03-24CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico.The questions about the arbitrary masculine power raised the discussion about a supposed masculine crisis, which brings with it the debate about toxic masculinity, as patterns of behavior with negative consequences for the whole society. Recently, the debate on toxic masculinity has gained media space, including in the field of advertising discourse, which, due to market demands, points to the need to transform contemporary masculinities as a solution to the problems of the male gender. Based on this perspective, in this work we carried out a discourse analysis from a Foucault’s perspective, having as the corpus of the analysis three advertising videos of hygiene products aimed at the male audience. The results indicate that advertising seeks to suggest a model of flexible masculinity, associated with characteristics considered traditionally feminine and free to consume aesthetic products and services without having their masculine identity questioned. Thus, advertising subverts toxic masculinity, reconfigures male identities and re-appropriates the hegemonic system.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMasculinidade tóxicaPublicidadeMídiaAnálise do discursoGêneroMasculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMasculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdfapplication/pdf1110343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52340/1/Masculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdf25b6b57da1498352203d736f4e1c0742MD51123456789/523402023-05-11 21:21:37.84oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T00:21:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
title |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
spellingShingle |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica Cabrera, Isaque do Nascimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Masculinidade tóxica Publicidade Mídia Análise do discurso Gênero |
title_short |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
title_full |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
title_fullStr |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
title_full_unstemmed |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
title_sort |
Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica |
author |
Cabrera, Isaque do Nascimento |
author_facet |
Cabrera, Isaque do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9016-3246 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7182633424269511 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9324-6664 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3081353090677062 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Daiany Ferreira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pereira, Livia Cirne de Azevedo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2904-7182 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5512139880539951 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrera, Isaque do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Josenildo Soares |
contributor_str_mv |
Bezerra, Josenildo Soares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Masculinidade tóxica Publicidade Mídia Análise do discurso Gênero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masculinidade tóxica Publicidade Mídia Análise do discurso Gênero |
description |
Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-12T00:21:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-12T00:21:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340 |
identifier_str_mv |
CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52340/1/Masculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25b6b57da1498352203d736f4e1c0742 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117633487667200 |