Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrera, Isaque do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340
Resumo: Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico.
id UFRN_0cafe37f0a534da3fa5a713e77622b79
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52340
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cabrera, Isaque do Nascimentohttps://orcid.org/0000-0002-9016-3246http://lattes.cnpq.br/7182633424269511https://orcid.org/0000-0001-9324-6664http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Dantas, Daiany FerreiraPereira, Livia Cirne de Azevedohttps://orcid.org/0000-0002-2904-7182http://lattes.cnpq.br/5512139880539951Bezerra, Josenildo Soares2023-05-12T00:21:01Z2023-05-12T00:21:01Z2023-03-24CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico.The questions about the arbitrary masculine power raised the discussion about a supposed masculine crisis, which brings with it the debate about toxic masculinity, as patterns of behavior with negative consequences for the whole society. Recently, the debate on toxic masculinity has gained media space, including in the field of advertising discourse, which, due to market demands, points to the need to transform contemporary masculinities as a solution to the problems of the male gender. Based on this perspective, in this work we carried out a discourse analysis from a Foucault’s perspective, having as the corpus of the analysis three advertising videos of hygiene products aimed at the male audience. The results indicate that advertising seeks to suggest a model of flexible masculinity, associated with characteristics considered traditionally feminine and free to consume aesthetic products and services without having their masculine identity questioned. Thus, advertising subverts toxic masculinity, reconfigures male identities and re-appropriates the hegemonic system.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMasculinidade tóxicaPublicidadeMídiaAnálise do discursoGêneroMasculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMasculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdfapplication/pdf1110343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52340/1/Masculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdf25b6b57da1498352203d736f4e1c0742MD51123456789/523402023-05-11 21:21:37.84oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T00:21:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
title Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
spellingShingle Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
Cabrera, Isaque do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Masculinidade tóxica
Publicidade
Mídia
Análise do discurso
Gênero
title_short Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
title_full Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
title_fullStr Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
title_full_unstemmed Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
title_sort Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica
author Cabrera, Isaque do Nascimento
author_facet Cabrera, Isaque do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9016-3246
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7182633424269511
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9324-6664
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Daiany Ferreira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Livia Cirne de Azevedo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2904-7182
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5512139880539951
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrera, Isaque do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Josenildo Soares
contributor_str_mv Bezerra, Josenildo Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Masculinidade tóxica
Publicidade
Mídia
Análise do discurso
Gênero
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade tóxica
Publicidade
Mídia
Análise do discurso
Gênero
description Os questionamentos levantados sobre o arbitrário poder masculino suscitou a discussão sobre uma suposta crise masculina, que traz consigo o debate sobre a masculinidade tóxica, como padrões de comportamentos com consequências negativas para toda a sociedade. Recentemente a discussão sobre a masculinidade tóxica ganhou espaço midiático, inclusive no campo dos discursos publicitários, que em função das demandas do mercado, aponta para a necessidade de transformação das masculinidades contemporâneas como solução para os problemas do gênero masculino. Partindo desta perspectiva, neste trabalho realizamos uma análise do discurso a partir de uma perspectiva foucaultiana, tendo como corpus da análise três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. Os resultados apontam que a publicidade busca sugerir um modelo de masculinidade flexível, associado à características tidas como tradicionalmente femininas e livre para consumir produtos e serviços estéticos sem ter sua identidade masculina questionada. Assim, a publicidade subverte a masculinidade tóxica, reconfigura as identidades masculinas e se reapropria do sistema hegemônico.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-12T00:21:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12T00:21:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340
identifier_str_mv CABRERA, Isaque do Nascimento. Masculinidades adquiridas: análise do discurso publicitário e suas soluções para os problemas da masculinidade tóxica. Orientador: Josenildo Soares Bezerra. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52340/1/Masculinidadesadquiridasanalise_Cabrera_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b6b57da1498352203d736f4e1c0742
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117633487667200