As tendências da perspectiva crítica postas pelos(as) discentes na formação profissional em serviço social da UFRN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36108 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa as tendências, na formação profissional, da perspectiva crítica na particularidade do curso de serviço social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O serviço social que se apresenta na contemporaneidade é fruto de um longo processo histórico de recusa ao conservadorismo profissional. Assim, a categoria profissional hegemonicamente defende uma direção teórica que tem como baliza do processo formativo o respaldo a teoria social de Marx. Na contemporaneidade alguns desafios se colocam a formação profissional, dentre os quais se destacam a expansão do ensino superior e a ofensiva teórica e política neoconservadora, as quais trazem repercussões no processo formativo. Pretendemos identificar as tendências na formação profissional postas pelos discentes do curso de serviço social da UFRN e analisar as repercussões para o serviço social, especificamente para com a dimensão teórico-metodológica. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo foram a pesquisa de cunho bibliográfico e empírico com os estudantes do 6º, 7º e 8º período por meio de questionários, analisando os dados a partir da abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa revelaram uma fragilidade teórico-metodológica expressas na dificuldade de apreensão dos(as) discentes das concepções de teoria, método, pluralismo e hegemonia, colocando desafios na formação profissional. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36108Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilServiço socialFormação profissionalTendências da perspectiva críticaServiço socialAs tendências da perspectiva crítica postas pelos(as) discentes na formação profissional em serviço social da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho tem como objeto de pesquisa as tendências, na formação profissional, da perspectiva crítica na particularidade do curso de serviço social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O serviço social que se apresenta na contemporaneidade é fruto de um longo processo histórico de recusa ao conservadorismo profissional. Assim, a categoria profissional hegemonicamente defende uma direção teórica que tem como baliza do processo formativo o respaldo a teoria social de Marx. Na contemporaneidade alguns desafios se colocam a formação profissional, dentre os quais se destacam a expansão do ensino superior e a ofensiva teórica e política neoconservadora, as quais trazem repercussões no processo formativo. Pretendemos identificar as tendências na formação profissional postas pelos discentes do curso de serviço social da UFRN e analisar as repercussões para o serviço social, especificamente para com a dimensão teórico-metodológica. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo foram a pesquisa de cunho bibliográfico e empírico com os estudantes do 6º, 7º e 8º período por meio de questionários, analisando os dados a partir da abordagem qualitativa. 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