Análise de distribuição de cargas e dimensionamento de longarinas de pontes com tabuleiros em vigas múltiplas de concreto armado
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40769 |
Resumo: | A importância do estudo da distribuição transversal de cargas em pontes com tabuleiros de vigas múltiplas se justifica no fato de que uma ponte com várias longarinas constitui um problema de elevado grau de hiperestaticidade e, portanto, de alta complexidade. Neste contexto, a análise da repartição transversal de cargas usualmente é efetuada empregando métodos analíticos aproximados, os quais, apesar de apresentarem certas limitações, representam a realidade do problema satisfatoriamente, e continuam sendo amplamente empregados nos escritório de cálculo. No presente trabalho foram analisados dois métodos analíticos aproximados de repartição de carga: o de Engesser-Courbon (Método de Grelha) e o de Guyon-Massonet (Método de Placa Equivalente). Além destes, foi também aplicada a proposta de análise preconizada pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO), com o intuito de confrontar os resultados deste com os obtidos pelos demais. Para isso, o modelo considerado consiste em uma ponte da classe TB450 formada por sete longarinas retas, com comprimento total de 45 metros e largura de 13 metros. A aplicação dos três modelos em estudo produziu resultados em termos de esforços cisalhantes e momentos fletores, a partir dos quais foram calculadas as armaduras correspondentes |
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Neste contexto, a análise da repartição transversal de cargas usualmente é efetuada empregando métodos analíticos aproximados, os quais, apesar de apresentarem certas limitações, representam a realidade do problema satisfatoriamente, e continuam sendo amplamente empregados nos escritório de cálculo. No presente trabalho foram analisados dois métodos analíticos aproximados de repartição de carga: o de Engesser-Courbon (Método de Grelha) e o de Guyon-Massonet (Método de Placa Equivalente). Além destes, foi também aplicada a proposta de análise preconizada pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO), com o intuito de confrontar os resultados deste com os obtidos pelos demais. Para isso, o modelo considerado consiste em uma ponte da classe TB450 formada por sete longarinas retas, com comprimento total de 45 metros e largura de 13 metros. 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