O reconhecimento da minha negritude na graduação: uma implicação sobre esse processo, enquanto mulher negra, a partir do teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53575 |
Resumo: | Nesse trabalho, aponto o caminho percorrido durante a graduação – Licenciatura em Teatro e a minha descoberta enquanto mulher negra, nesse espaço. Trago minhas indagações a partir dessa descoberta, segundo as influências dos pensadores e abordagens teóricas aprendidas ao longo do curso. Discorro sobre esse corpo político e o racismo sofrido, considerando a minha trajetória nos estágios e meu olhar para docência nessa nova perspectiva. Faço reflexões sobre personagem e teatro negro. Aqui relato pontos específicos do meu processo dessa descoberta, descrevo sobre como ocorreu e o surgimento dessa consciência. Reconheço as potências das dramaturgias do teatro negro e percebo novas perspectivas do fazer teatral de agora em diante, a partir da minha negritude. Concluo que, por isso, foi fundamental me reconhecer negra. |
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Silva, Deyze Emanuela Oliveira2023-07-18T01:01:26Z2023-07-18T01:01:26Z2023-07-03SILVA, Deyze Emanuela Oliveira. O reconhecimento da minha negritude na graduação: uma implicação sobre esse processo, enquanto mulher negra, a partir do teatro. Orientador: Elisa Martins Belém Vieira. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53575Nesse trabalho, aponto o caminho percorrido durante a graduação – Licenciatura em Teatro e a minha descoberta enquanto mulher negra, nesse espaço. Trago minhas indagações a partir dessa descoberta, segundo as influências dos pensadores e abordagens teóricas aprendidas ao longo do curso. Discorro sobre esse corpo político e o racismo sofrido, considerando a minha trajetória nos estágios e meu olhar para docência nessa nova perspectiva. Faço reflexões sobre personagem e teatro negro. Aqui relato pontos específicos do meu processo dessa descoberta, descrevo sobre como ocorreu e o surgimento dessa consciência. Reconheço as potências das dramaturgias do teatro negro e percebo novas perspectivas do fazer teatral de agora em diante, a partir da minha negritude. Concluo que, por isso, foi fundamental me reconhecer negra.The paper presents my memories and experience as a student on the Undergraduate Course in Theater at Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The main point is my awareness that I am a Black Woman. I present questions that followed such a discovery and also thoughs and theoretical approaches that I learned. I discuss the political body and racism when I consider trainnings and internships programs that I took in order to be a teacher. I present debates about black characters and black theater in Brazil. I mention specific points of the process of discovering that I am a black woman. I recognize that black theater playwrigthing could be very powerful. So, I point out that I found a new perspective to create a theater piece as a black woman. As a conclusion, it was very important to recognize that I am a black person.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro Negro; Reconhecimento; Aquilombamento; Mulher Negra.Black Theater; Awareness; “Aquilombamento”; Black Woman.O reconhecimento da minha negritude na graduação: uma implicação sobre esse processo, enquanto mulher negra, a partir do teatroThe recognition of my blackness in graduation: an implication about this process, as a black woman, from the theaterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53575/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALReconhecimentoNegritudeGraduacao_Silva_2023.pdfReconhecimentoNegritudeGraduacao_Silva_2023.pdfapplication/pdf251827https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53575/1/ReconhecimentoNegritudeGraduacao_Silva_2023.pdfe21cbd5dfbccd91efca9c37f452197faMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53575/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/535752023-08-09 09:30:16.271oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T12:30:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Nesse trabalho, aponto o caminho percorrido durante a graduação – Licenciatura em Teatro e a minha descoberta enquanto mulher negra, nesse espaço. Trago minhas indagações a partir dessa descoberta, segundo as influências dos pensadores e abordagens teóricas aprendidas ao longo do curso. Discorro sobre esse corpo político e o racismo sofrido, considerando a minha trajetória nos estágios e meu olhar para docência nessa nova perspectiva. Faço reflexões sobre personagem e teatro negro. Aqui relato pontos específicos do meu processo dessa descoberta, descrevo sobre como ocorreu e o surgimento dessa consciência. Reconheço as potências das dramaturgias do teatro negro e percebo novas perspectivas do fazer teatral de agora em diante, a partir da minha negritude. Concluo que, por isso, foi fundamental me reconhecer negra. |
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