A química dos metais: uma abordagem CTS para discutir a problemática dos resíduos eletroeletrônicos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27419 |
Resumo: | Estudos na área de Ensino de Ciências evidenciam a necessidade de uma formação cidadã para a tomada de decisão. Nesse sentido, a participação social tornou-se necessária diante do avanço do desenvolvimento científico-tecnológico. Partindo do pressuposto que o Ensino de Química deve possibilitar a assimilação das vivências dos alunos e ampliá-las à problemas coletivos, discutir acerca da problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos (REE) mostrou-se relevante, bem como promover discussões sobre a Educação Ambiental no que tange o consumo e descarte dos Equipamentos Eletroeletrônico (EEE). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Natal, com alunos da 2ª série do ensino médio. Os objetivos incluíam a elaboração e aplicação de um produto educacional, uma sequência de atividades que articula a problemática dos resíduos eletroeletrônicos aos conceitos químicos em uma abordagem CTS. As atividades foram desenvolvidas durante oito encontros e contemplaram a leitura de jornais, cartilha informativa, aula expositiva sobre propriedades e aplicações dos metais presentes nos EEE, palestra sobre aplicação dos metais em restaurações dentárias e coleta de REE na referida escola durante vinte dias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como técnica a observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, registros de atividades dos estudantes e diários de campo. Os resultados sinalizaram que os estudantes pouco conhecem sobre resíduos eletroeletrônicos e a problemática referente ao seu descarte. Também não identificaram os Ecopontos de tais resíduos distribuídos na cidade de Natal/RN, o que contribui para o acúmulo desses resíduos nas residências. O desconhecimento dos constituintes químicos nos EEE foi percebido no questionário inicial, e, neste sentido, o estudo dos metais pode favorecer a compreensão da composição química dos EEE e contribuir à sua destinação adequada. A obsolescência tecnológica e a influência da mídia foram percebidas como incentivadoras ao consumo de equipamentos e agravante à geração de resíduos. A atividade de coleta e divulgação de informações sobre os REE na escola foi a mais motivadora para os estudantes, já que estes revelaram que se sentiram os protagonistas do processo. Ao total foram coletados vinte e cinco quilos de resíduos. Entendemos que as atividades possibilitaram a promoção da percepção dos estudantes em relação à temática e ao mesmo tempo discutiram diversos conceitos científicos relacionados à química dos metais. Portanto, compreendemos que os resultados aqui encontrados ressaltam a importância da discussão de pressupostos do campo de Estudos CTS e da Educação Ambiental em aulas da Educação Básica. |
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Peixoto, Anyelle da Silva PereiraSilva Júnior, Carlos Neco daFirme, Ruth do NascimentoDantas, Josivania Marisa2019-08-05T23:56:55Z2019-08-05T23:56:55Z2019-05-17PEIXOTO, Anyelle da Silva Pereira. A química dos metais: uma abordagem CTS para discutir a problemática dos resíduos eletroeletrônicos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27419Estudos na área de Ensino de Ciências evidenciam a necessidade de uma formação cidadã para a tomada de decisão. Nesse sentido, a participação social tornou-se necessária diante do avanço do desenvolvimento científico-tecnológico. Partindo do pressuposto que o Ensino de Química deve possibilitar a assimilação das vivências dos alunos e ampliá-las à problemas coletivos, discutir acerca da problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos (REE) mostrou-se relevante, bem como promover discussões sobre a Educação Ambiental no que tange o consumo e descarte dos Equipamentos Eletroeletrônico (EEE). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Natal, com alunos da 2ª série do ensino médio. Os objetivos incluíam a elaboração e aplicação de um produto educacional, uma sequência de atividades que articula a problemática dos resíduos eletroeletrônicos aos conceitos químicos em uma abordagem CTS. As atividades foram desenvolvidas durante oito encontros e contemplaram a leitura de jornais, cartilha informativa, aula expositiva sobre propriedades e aplicações dos metais presentes nos EEE, palestra sobre aplicação dos metais em restaurações dentárias e coleta de REE na referida escola durante vinte dias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como técnica a observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, registros de atividades dos estudantes e diários de campo. Os resultados sinalizaram que os estudantes pouco conhecem sobre resíduos eletroeletrônicos e a problemática referente ao seu descarte. Também não identificaram os Ecopontos de tais resíduos distribuídos na cidade de Natal/RN, o que contribui para o acúmulo desses resíduos nas residências. O desconhecimento dos constituintes químicos nos EEE foi percebido no questionário inicial, e, neste sentido, o estudo dos metais pode favorecer a compreensão da composição química dos EEE e contribuir à sua destinação adequada. A obsolescência tecnológica e a influência da mídia foram percebidas como incentivadoras ao consumo de equipamentos e agravante à geração de resíduos. A atividade de coleta e divulgação de informações sobre os REE na escola foi a mais motivadora para os estudantes, já que estes revelaram que se sentiram os protagonistas do processo. Ao total foram coletados vinte e cinco quilos de resíduos. Entendemos que as atividades possibilitaram a promoção da percepção dos estudantes em relação à temática e ao mesmo tempo discutiram diversos conceitos científicos relacionados à química dos metais. Portanto, compreendemos que os resultados aqui encontrados ressaltam a importância da discussão de pressupostos do campo de Estudos CTS e da Educação Ambiental em aulas da Educação Básica.Studies in the area of Science Education highlight the need for citizen training for decision making. In this sense, social participation became necessary in the face of the advancement of scientific and technological development. Based on the assumption that Chemistry Teaching should make it possible to assimilate the students' experiences and extend them to collective problems, discussing the problem of Electrical and Electronic Waste (E-Waste) has proved to be relevant, as well as promoting discussions about Environmental Education in the consumption and disposal of Electrical and Electronic Equipment (EEE). The research was developed in a public school of the state education network of the city of Natal, with high school students. The objectives included the elaboration and application of an educational product, a sequence of activities that articulates the problem of electro-electronic residues with chemical concepts in a STS approach. The activities were carried out during eight meetings and included reading of newspapers, information booklet, lecture on properties and applications of metals present in the EEE, lecture on the application of metals in dental restorations and collection of E-Waste in said school for twenty days. The research, of a qualitative nature, used as participant observation technique. Data collection instruments were questionnaires, student activity records and field diaries. The results indicate that the students do not know much about E-waste and the problems related to their disposal. They also did not identify the collection points of such residues distributed in the city of Natal / RN, which contributes to the accumulation of these residues in the residences. The lack of knowledge of the chemical constituents in the EEE was perceived in the initial questionnaire and, in this sense, the study of metals can favor the understanding of the chemical composition of the EEE and contribute to its proper destination. The technological obsolescence and the influence of the media were perceived as incentives to the consumption of equipment and aggravating the generation of waste. The activity of collecting and disseminating information about the E-waste in the school was the most motivating for the students, since these revealed that they felt the protagonists of the process. Twenty-five kilograms of waste was collected. We understand that the activities allowed the promotion of the students' perception in relation to the subject and at the same time discussed several scientific concepts related to the chemistry of metals. In this sense, we understand that the results found here highlight the importance of discussing the assumptions of the field of STS Studies and Environmental Education in Basic Education class.Resíduos eletroeletrônicos: informes, descarte e consumo conscienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de QuímicaREECTSA química dos metais: uma abordagem CTS para discutir a problemática dos resíduos eletroeletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTQuímicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.txtQuímicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain426820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/2/Qu%c3%admicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.txt96b14fcad089ce7b4005d9295465c965MD52ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.txtProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain98299https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/5/ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.txt1fd8a6394eccaa24d24d0b316888527eMD55THUMBNAILQuímicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.jpgQuímicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/3/Qu%c3%admicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf.jpg58a364ef6a3ce2764b72470cc09f482eMD53ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.jpgProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/6/ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf.jpg522e655062ecb753f48ae9b5cc0ac2eeMD56ORIGINALQuímicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdfapplication/pdf25673410https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/1/Qu%c3%admicametaisabordagem_Peixoto_2019.pdf61494ff0b920396593fb9f56c9f0191eMD51ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdfProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdfMaterial de apoioapplication/pdf23168352https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27419/4/ProdutoEducacional_Peixoto_2019.pdf498d01ca164a4b5ae23687bff0d0d7ddMD54123456789/274192019-11-24 02:14:26.185oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:14:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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