Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189 |
Resumo: | O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória. |
id |
UFRN_0f3184cb2ad28f408c13e05e3dc985e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35189 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, Túlio MedeirosPignataro, ThelmaBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2019-07-01T18:38:42Z2021-09-20T15:00:14Z2019-07-01T18:38:42Z2021-09-20T15:00:14Z2019-06-192015031295XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória.The entertainment market is a booming economy today, within this context amusement parks, whether themed, water or indoors have also been expanding. Managing or building a business like this is a complex activity, because it is an experience, involving not only the rational side but the emotional and personal side of consumers. Nevertheless, studies in this context are still not as broad as they could be. The main goal of the work was to understand the experience of visitors from the Water Park Beach Park with an emphasis on hospitality and intent to return. In order to reach this goal, the study used an exploratory-qualitative approach as people who visited Beach Park between 2016 and 2019. Data collection was based on semi-structured interviews with 20 people. For the analysis, the content analysis technique and the software NVivo version 12 were used to assist. As results, the study has proven some research already conducted as the relevance of visitor interaction with other visitors, from attractions and cleanliness to a good experience. On the other hand, the study brought greater importance to the food and showed that the visitors did not expect to be surprised at the water park. This study also reinforced the theory of compensatory satisfaction.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessParque aquáticoEconomia de experiênciaHospitalidadeSatisfaçãoIntenção de retornoEconomy of experienceWater parkHospitalitySatisfactionIntention to returnExperiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Parkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdfExperiênciaHospitalidade_Xavier_2019application/pdf2870583https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/1/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf96c85026b00d6ce3df38047ec76f572bMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain305137https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/4/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txt4c3fcb52b0684ba29443924084e093ceMD54123456789/351892021-09-20 12:00:14.342oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:00:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
title |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
spellingShingle |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park Xavier, Túlio Medeiros Parque aquático Economia de experiência Hospitalidade Satisfação Intenção de retorno Economy of experience Water park Hospitality Satisfaction Intention to return |
title_short |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
title_full |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
title_fullStr |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
title_full_unstemmed |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
title_sort |
Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park |
author |
Xavier, Túlio Medeiros |
author_facet |
Xavier, Túlio Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Túlio Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parque aquático Economia de experiência Hospitalidade Satisfação Intenção de retorno Economy of experience Water park Hospitality Satisfaction Intention to return |
topic |
Parque aquático Economia de experiência Hospitalidade Satisfação Intenção de retorno Economy of experience Water park Hospitality Satisfaction Intention to return |
description |
O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-01T18:38:42Z 2021-09-20T15:00:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-01T18:38:42Z 2021-09-20T15:00:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015031295 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189 |
identifier_str_mv |
2015031295 XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/1/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/4/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96c85026b00d6ce3df38047ec76f572b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 4c3fcb52b0684ba29443924084e093ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686451350470656 |