Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Túlio Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189
Resumo: O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória.
id UFRN_0f3184cb2ad28f408c13e05e3dc985e9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35189
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Xavier, Túlio MedeirosPignataro, ThelmaBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2019-07-01T18:38:42Z2021-09-20T15:00:14Z2019-07-01T18:38:42Z2021-09-20T15:00:14Z2019-06-192015031295XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória.The entertainment market is a booming economy today, within this context amusement parks, whether themed, water or indoors have also been expanding. Managing or building a business like this is a complex activity, because it is an experience, involving not only the rational side but the emotional and personal side of consumers. Nevertheless, studies in this context are still not as broad as they could be. The main goal of the work was to understand the experience of visitors from the Water Park Beach Park with an emphasis on hospitality and intent to return. In order to reach this goal, the study used an exploratory-qualitative approach as people who visited Beach Park between 2016 and 2019. Data collection was based on semi-structured interviews with 20 people. For the analysis, the content analysis technique and the software NVivo version 12 were used to assist. As results, the study has proven some research already conducted as the relevance of visitor interaction with other visitors, from attractions and cleanliness to a good experience. On the other hand, the study brought greater importance to the food and showed that the visitors did not expect to be surprised at the water park. This study also reinforced the theory of compensatory satisfaction.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessParque aquáticoEconomia de experiênciaHospitalidadeSatisfaçãoIntenção de retornoEconomy of experienceWater parkHospitalitySatisfactionIntention to returnExperiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Parkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdfExperiênciaHospitalidade_Xavier_2019application/pdf2870583https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/1/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf96c85026b00d6ce3df38047ec76f572bMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain305137https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/4/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txt4c3fcb52b0684ba29443924084e093ceMD54123456789/351892021-09-20 12:00:14.342oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:00:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
title Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
spellingShingle Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
Xavier, Túlio Medeiros
Parque aquático
Economia de experiência
Hospitalidade
Satisfação
Intenção de retorno
Economy of experience
Water park
Hospitality
Satisfaction
Intention to return
title_short Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
title_full Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
title_fullStr Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
title_full_unstemmed Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
title_sort Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park
author Xavier, Túlio Medeiros
author_facet Xavier, Túlio Medeiros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Túlio Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Parque aquático
Economia de experiência
Hospitalidade
Satisfação
Intenção de retorno
Economy of experience
Water park
Hospitality
Satisfaction
Intention to return
topic Parque aquático
Economia de experiência
Hospitalidade
Satisfação
Intenção de retorno
Economy of experience
Water park
Hospitality
Satisfaction
Intention to return
description O mercado de entretenimento é uma economia em ascensão atualmente, dentro deste contexto os parques de diversões, sejam eles temáticos, aquáticos ou indoors também vem expandindo. Gerenciar ou construir um negócio como este é uma atividade complexa, por se tratar de uma experiência, envolvendo não só o lado racional mas o lado emocional e pessoal dos consumidores. Apesar disso estudos neste contexto ainda não são tão amplos como poderiam ser. O trabalho teve como seu principal objetivo compreender a experiência de visitantes do parque aquático Beach Park com ênfase na hospitalidade e intenção de retorno. Para alcançar esse objetivo o trabalho utilizou uma pesquisa de abordagem exploratória-qualitativa como pessoas que visitaram o Beach Park entre os anos de 2016 a 2019. A coleta de dados se deu por entrevistas com roteiro semiestruturado aplicados com 20 entrevistados. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e o software NVivo para auxiliar. Como resultados o estudo comprovou algumas pesquisas já realizadas como a relevância da interação de visitantes com outros visitantes, das atrações e limpeza para uma boa experiência. Em contrapartida o trabalho trouxe uma importância maior para a alimentação e mostrou que os visitantes não esperavam ser surpreendidos. O trabalho também reforçou a teoria de satisfação compensatória.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-01T18:38:42Z
2021-09-20T15:00:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-01T18:38:42Z
2021-09-20T15:00:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015031295
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189
identifier_str_mv 2015031295
XAVIER, Túlio Medeiros. Experiência, hospitalidade e intenção de retorno: um estudo exploratório com visitantes do Beach Park. 2019. 149f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/1/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35189/4/ExperienciaHospitalidade_Xavier_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96c85026b00d6ce3df38047ec76f572b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
4c3fcb52b0684ba29443924084e093ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117566651432960