Narrativas orais infantis: o processo de historicizar-se na educação infantil em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana de Medeiros da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47113
Resumo: Nesta dissertação compreende-se que as narrativas orais factuais são mecanismos de representação de si que expressam a construção de processos de historicização da criança ao mesmo tempo em que contribuem com a sua constituição. Partindo dessa premissa, teve-se como objetivo analisar as narrativas orais factuais elaboradas por crianças pequenas a partir de vivências na Educação Infantil em ambiente virtual. A fundamentação teórica caracteriza-se por um conjunto de autores que se alinham a corrente histórico-cultural, como Vigotski, (1991; 1998; 2008) Lúria (1991; 2010), Perroni (1986), Bakhtin (1997; 2006), mas também se faz uso de autores que se filiam a outras vertentes teóricas como Bruner (1986; 1991; 1997) e Ricoeur (1994) e epistemológicas como Larrosa (1994; 2002) e Dahlberg et al. (2019) e Momo (2007). Busca-se nesse mosaico teórico construir uma argumentação conceitual para basear as interpretações realizadas neste estudo. Os dados empíricos foram construídos a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa com crianças. O método da pesquisa foi o Estudo de campo. O campo da pesquisa circunscreve ao ambiente escolar virtual de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Natal/RN, por isso fezse uso de alguns princípios da etnografia virtual. Os participantes foram doze crianças da Pré-escola e a professora-pesquisadora. Usou-se como procedimento metodológico a observação e a participação na condição de professora-pesquisadora nos meses de março a maio de 2021 com uso de instrumentos de gravação em áudio e anotações em diário de campo. As análises evidenciaram que no ambiente escolar virtual as crianças fazem uso das linguagens imagéticas associadas à linguagem oral na produção das narrativas orais factuais, o que se configura como outros modos de viver e narrar a experiência, marcada por uma certa imbricação entre distintas linguagens. Os conteúdos das narrativas, assim como o próprio ambiente virtual, revelam a profusão da cultura digital, em suas múltiplas facetas, no cotidiano das crianças e atestam como essa cultura configura suas infâncias e os seus processos de historicização. Por último, verifica-se que as interações que se efetivam nas relações das múltiplas vozes durante a construção das narrativas compõem espaços dialógicos de produção do eu e de historicização das crianças, sujeitos deste estudo.
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Partindo dessa premissa, teve-se como objetivo analisar as narrativas orais factuais elaboradas por crianças pequenas a partir de vivências na Educação Infantil em ambiente virtual. A fundamentação teórica caracteriza-se por um conjunto de autores que se alinham a corrente histórico-cultural, como Vigotski, (1991; 1998; 2008) Lúria (1991; 2010), Perroni (1986), Bakhtin (1997; 2006), mas também se faz uso de autores que se filiam a outras vertentes teóricas como Bruner (1986; 1991; 1997) e Ricoeur (1994) e epistemológicas como Larrosa (1994; 2002) e Dahlberg et al. (2019) e Momo (2007). Busca-se nesse mosaico teórico construir uma argumentação conceitual para basear as interpretações realizadas neste estudo. Os dados empíricos foram construídos a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa com crianças. O método da pesquisa foi o Estudo de campo. O campo da pesquisa circunscreve ao ambiente escolar virtual de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Natal/RN, por isso fezse uso de alguns princípios da etnografia virtual. Os participantes foram doze crianças da Pré-escola e a professora-pesquisadora. Usou-se como procedimento metodológico a observação e a participação na condição de professora-pesquisadora nos meses de março a maio de 2021 com uso de instrumentos de gravação em áudio e anotações em diário de campo. As análises evidenciaram que no ambiente escolar virtual as crianças fazem uso das linguagens imagéticas associadas à linguagem oral na produção das narrativas orais factuais, o que se configura como outros modos de viver e narrar a experiência, marcada por uma certa imbricação entre distintas linguagens. Os conteúdos das narrativas, assim como o próprio ambiente virtual, revelam a profusão da cultura digital, em suas múltiplas facetas, no cotidiano das crianças e atestam como essa cultura configura suas infâncias e os seus processos de historicização. Por último, verifica-se que as interações que se efetivam nas relações das múltiplas vozes durante a construção das narrativas compõem espaços dialógicos de produção do eu e de historicização das crianças, sujeitos deste estudo.In this dissertation it is understood that the factual oral narratives are mechanisms of self-representation that express the construction of the child's historicization processes at the same time that they contribute to its constitution. Starting from this premise, the objective was to analyze the factual oral narratives elaborated by young children from experiences in Early Childhood Education in a virtual environment. The theoretical foundation is characterized by a set of authors who align themselves with the historicalcultural current, such as Vigotski, (1991; 1998; 2008) Lúria (1991; 2010), Perroni (1986), Bakhtin (1997; 2006), but authors who are affiliated with other theoretical strands such as Bruner (1986; 1991; 1997) and Ricoeur (1994) and epistemological ones such as Larrosa (1994; 2002) and Dahlberg et al. (2019) and Momo (2007). In this theoretical mosaic, we seek to build a conceptual argumentation to base the interpretations made in this study. Empirical data were constructed from a qualitative approach to research with children. The research method was the Field Study. The field of research is limited to the virtual school environment of a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Natal/RN, so some principles of virtual ethnography were used. The participants were twelve preschool children and the teacher-researcher. Observation and participation as a teacher-researcher from March to May 2021 were used as a methodological procedure, using audio recording instruments and notes in a field diary. The analyzes showed that in the virtual school environment, children make use of imagery languages associated with oral language in the production of factual oral narratives, which is configured as other ways of living and narrating the experience, marked by a certain imbrication between different languages. The contents of the narratives, as well as the virtual environment itself, reveal the profusion of digital culture, in its multiple facets, in the daily lives of children and attest to how this culture shapes their childhoods and their historicization processes. Finally, it appears that the interactions that take place in the relationships of multiple voices during the construction of narratives make up dialogic spaces for the production of the self and for the historicization of children, subjects of this study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilNarrativas orais factuaisInfâncias contemporâneasEducação infantilAmbiente escolar virtualHistoricizaçãoPandemia da CovidNarrativas orais infantis: o processo de historicizar-se na educação infantil em ambiente virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNarrativasoraisinfantis_Silva_2022.pdfapplication/pdf930640https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47113/1/Narrativasoraisinfantis_Silva_2022.pdf36d40917d075a0bc68477bf02f43dd88MD51123456789/471132022-05-05 17:57:38.283oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47113Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-05T20:57:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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