O processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência crítica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46997 |
Resumo: | Nos dias atuais, a imagem tem um impacto cada vez mais forte, uma vez que fotos e vídeos são distribuídos em diversas mídias, numa velocidade impressionante. Nessa conjuntura, breve relato em vídeo ou uma história curta podem ter uma repercussão, ou muito positiva, ou devastadora entre os jovens. Assim, a cultura do audiovisual é algo muito presente. Ela pode ser observada em vídeos que circulam em aplicativos de mensagens instantâneas, em redes sociais, na tv e no cinema. A respeito desse último, sabemos que as películas antes de serem filmadas vão se construindo a partir de vários textos verbais e icônico-verbais. Tendo isso como referência, a presente pesquisa elege, como objeto de investigação, o gênero curta-metragem e, por conseguinte, alguns outros gêneros que lhe são constitutivos: sinopse, escaleta, roteiro e storyboard. Esses podem ser utilizados para construir o curta-metragem de ficção. De modo geral, o estudo tem em vista compreender os processos de escrituração fílmica e produção do curta-metragem no contexto de ensino de Língua Portuguesa por alunos do ensino médio. De forma mais específica, objetivamos, em nossa pesquisa: 1); Analisar o(s) processo(s) de escrituração de gêneros que podem ser utilizados para construir o gênero curta-metragem em contextos de sala de aula do ensino de Língua Portuguesa; 2) Discutir as contribuições que as Oficinas de Letramento (OL) podem oferecer para o trabalho com os gêneros textuais que são constitutivos do curta-metragem de ficção e 3) Identificar formas de intertextualidade presentes no processo de escrituração do gênero curta-metragem realizado por alunos do ensino médio. Como subsídio teórico, amparamo-nos em Kleiman (1995; 2000), Oliveira (2008; 2010) Santos-Marques e Kleiman (2019), Cabral (2016; 2019), Bazerman (2006; 2007), Bawarshi e Reiff (2013). Metodologicamente, inserimo-nos no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), orientamo-nos pelo paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (MOREIRA; CALEFF, 2008; MOITA LOPES, 1994) e optamos pela abordagem conhecida como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: a gravação em áudio e vídeo das aulas em que foram desenvolvidas as oficinas de letramento ministradas por nós, no ano de 2019; e o filme em si. Com esses instrumentos foram gerados os seguintes dados: a transcrição das aulas, os gêneros textuais escritos para criar o curta-metragem intitulado O Silêncio de Sara e o filme em si. A análise feita dos dados mostra o diálogo entre os fundamentos teóricos. A interpretação feita do corpus sugere serem as oficinas de letramento um dispositivo relevante ao propósito didáticopedagógico que, no nosso caso, é a escrituração dos gêneros constitutivos do gênero curtametragem de ficção. O trabalho com esse último, por sua vez, favorece a criticidade dos alunos, pois sua produção demanda adaptações orientadas pela reflexão acerca das condições existentes na escola para a realização do filme e sobre os textos utilizados para construí-lo. |
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Nessa conjuntura, breve relato em vídeo ou uma história curta podem ter uma repercussão, ou muito positiva, ou devastadora entre os jovens. Assim, a cultura do audiovisual é algo muito presente. Ela pode ser observada em vídeos que circulam em aplicativos de mensagens instantâneas, em redes sociais, na tv e no cinema. A respeito desse último, sabemos que as películas antes de serem filmadas vão se construindo a partir de vários textos verbais e icônico-verbais. Tendo isso como referência, a presente pesquisa elege, como objeto de investigação, o gênero curta-metragem e, por conseguinte, alguns outros gêneros que lhe são constitutivos: sinopse, escaleta, roteiro e storyboard. Esses podem ser utilizados para construir o curta-metragem de ficção. De modo geral, o estudo tem em vista compreender os processos de escrituração fílmica e produção do curta-metragem no contexto de ensino de Língua Portuguesa por alunos do ensino médio. De forma mais específica, objetivamos, em nossa pesquisa: 1); Analisar o(s) processo(s) de escrituração de gêneros que podem ser utilizados para construir o gênero curta-metragem em contextos de sala de aula do ensino de Língua Portuguesa; 2) Discutir as contribuições que as Oficinas de Letramento (OL) podem oferecer para o trabalho com os gêneros textuais que são constitutivos do curta-metragem de ficção e 3) Identificar formas de intertextualidade presentes no processo de escrituração do gênero curta-metragem realizado por alunos do ensino médio. Como subsídio teórico, amparamo-nos em Kleiman (1995; 2000), Oliveira (2008; 2010) Santos-Marques e Kleiman (2019), Cabral (2016; 2019), Bazerman (2006; 2007), Bawarshi e Reiff (2013). Metodologicamente, inserimo-nos no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), orientamo-nos pelo paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (MOREIRA; CALEFF, 2008; MOITA LOPES, 1994) e optamos pela abordagem conhecida como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: a gravação em áudio e vídeo das aulas em que foram desenvolvidas as oficinas de letramento ministradas por nós, no ano de 2019; e o filme em si. Com esses instrumentos foram gerados os seguintes dados: a transcrição das aulas, os gêneros textuais escritos para criar o curta-metragem intitulado O Silêncio de Sara e o filme em si. A análise feita dos dados mostra o diálogo entre os fundamentos teóricos. A interpretação feita do corpus sugere serem as oficinas de letramento um dispositivo relevante ao propósito didáticopedagógico que, no nosso caso, é a escrituração dos gêneros constitutivos do gênero curtametragem de ficção. O trabalho com esse último, por sua vez, favorece a criticidade dos alunos, pois sua produção demanda adaptações orientadas pela reflexão acerca das condições existentes na escola para a realização do filme e sobre os textos utilizados para construí-lo.Nowadays, the image has taken, gradually, a strong impact, once the photos and videos has been distributed in different media on an astonishing speed. In this scenario, a short video report or a short story can have a repercussion, either beneficial, or devastating among the young people. Thus, the audiovisual culture is something strongly involved. It can be seen in viral videos around on app with instant messaging, on social networks, on TV and in movies. About the last one, there is known that movies, before filmed, are built from various verbal and iconic texts. Hence as a reference, this research elects, as an object of investigation, the movie genre, short film, and, consequently, some other genres which are constitutive from: synopsis, beat sheet, screenplay and storyboard. which can be used to film the short fiction movie. In general, the study aims to understand the writing process to create and produce a short film in the context of teaching the Portuguese language to high school students. Specifically, our goals, in the research are: 1) Analyze the processes of genre writing that can be used to build the short film genre in classroom contexts of Portuguese language teaching; 2) Discuss the contributions of Literacy Workshops (LW) could offer as work for textual genre that are constitutive of the short fiction film and; 3) Identify forms of intertextuality present in the texts production created for the short film genre performed by high school students. As a theoretical support, we relied on Kleiman (1995; 2000), Oliveira (2008; 2010), Santos-Marques and Kleiman (2019), Cabral (2016; 2019), Bazerman (2006; 2007), Bawarshi and Reiff (2013). Methodologically, we were inserted into the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), we were guided by the qualitative-interpretative research paradigm (MOREIRA; CALEFF, 2008; MOITA LOPES, 1994), and we decided for the approach known as active research (THIOLLENT, 2003). The resources used for the data generation, were the audio and video recording of the classes developed in the literacy workshops that were taught in 2019 and the film itself. Accordingly to the instruments, the following data were generated: transcription of classes and interviews, the textual genres written to create the short film titled Sara’s Silence and the film itself. The analysis of the data suggests the dialogue between the theoretical foundations and the interpretation made of the corpus; moreover, it also suggests that literacy workshops are a relevant device for the didactic-pedagogical purpose, which, in our case, is the writing process of the constituent genres of the short film genre of fiction. The Work in this last one, also, benefits the student’s critical abilities, as its production requires adaptations guided by reflection on the existing conditions in the school for the film realization and on the texts used to build it.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCurta-metragemGêneros textuaisOficinas de LetramentoLetramento cinematográficoConsciência críticaO processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessoescrituracaogenero_Santos_2021.pdfapplication/pdf3674709https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46997/1/Processoescrituracaogenero_Santos_2021.pdf35afa25580232e07e154f2d6df35dedbMD51123456789/469972022-05-02 12:37:18.178oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46997Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:37:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Nos dias atuais, a imagem tem um impacto cada vez mais forte, uma vez que fotos e vídeos são distribuídos em diversas mídias, numa velocidade impressionante. Nessa conjuntura, breve relato em vídeo ou uma história curta podem ter uma repercussão, ou muito positiva, ou devastadora entre os jovens. Assim, a cultura do audiovisual é algo muito presente. Ela pode ser observada em vídeos que circulam em aplicativos de mensagens instantâneas, em redes sociais, na tv e no cinema. A respeito desse último, sabemos que as películas antes de serem filmadas vão se construindo a partir de vários textos verbais e icônico-verbais. Tendo isso como referência, a presente pesquisa elege, como objeto de investigação, o gênero curta-metragem e, por conseguinte, alguns outros gêneros que lhe são constitutivos: sinopse, escaleta, roteiro e storyboard. Esses podem ser utilizados para construir o curta-metragem de ficção. De modo geral, o estudo tem em vista compreender os processos de escrituração fílmica e produção do curta-metragem no contexto de ensino de Língua Portuguesa por alunos do ensino médio. De forma mais específica, objetivamos, em nossa pesquisa: 1); Analisar o(s) processo(s) de escrituração de gêneros que podem ser utilizados para construir o gênero curta-metragem em contextos de sala de aula do ensino de Língua Portuguesa; 2) Discutir as contribuições que as Oficinas de Letramento (OL) podem oferecer para o trabalho com os gêneros textuais que são constitutivos do curta-metragem de ficção e 3) Identificar formas de intertextualidade presentes no processo de escrituração do gênero curta-metragem realizado por alunos do ensino médio. Como subsídio teórico, amparamo-nos em Kleiman (1995; 2000), Oliveira (2008; 2010) Santos-Marques e Kleiman (2019), Cabral (2016; 2019), Bazerman (2006; 2007), Bawarshi e Reiff (2013). Metodologicamente, inserimo-nos no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), orientamo-nos pelo paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (MOREIRA; CALEFF, 2008; MOITA LOPES, 1994) e optamos pela abordagem conhecida como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: a gravação em áudio e vídeo das aulas em que foram desenvolvidas as oficinas de letramento ministradas por nós, no ano de 2019; e o filme em si. Com esses instrumentos foram gerados os seguintes dados: a transcrição das aulas, os gêneros textuais escritos para criar o curta-metragem intitulado O Silêncio de Sara e o filme em si. A análise feita dos dados mostra o diálogo entre os fundamentos teóricos. A interpretação feita do corpus sugere serem as oficinas de letramento um dispositivo relevante ao propósito didáticopedagógico que, no nosso caso, é a escrituração dos gêneros constitutivos do gênero curtametragem de ficção. O trabalho com esse último, por sua vez, favorece a criticidade dos alunos, pois sua produção demanda adaptações orientadas pela reflexão acerca das condições existentes na escola para a realização do filme e sobre os textos utilizados para construí-lo. |
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