Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diógenes, Jamil Ramsi Farkat
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Queiroz, Jamerson Viegas, Furukava, Marciano, Lima, Nilton Cesar, Souza, Gustavo Henrique Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31307
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso
id UFRN_1083040897a67a4c35c58aa47460db83
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31307
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diógenes, Jamil Ramsi FarkatQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraQueiroz, Jamerson ViegasFurukava, MarcianoLima, Nilton CesarSouza, Gustavo Henrique Silva de2021-01-21T00:06:22Z2021-01-21T00:06:22Z2019-05-09DIOGENES, J. R. F. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. ; FURUKAVA, M. ; LIMA, N. C. ; SOUZA, G. H. S. . Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras. Gestão & Produção, v. 26, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205&tlng=pt. Acesso em: 14 jan. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-530X2046-19.0104-530X1806-9649https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3130710.1590/0104-530x2046-19Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigorosoThis article identifies the adoption level of quality management practices (QMP) and verifies the existence of a quality culture (QC) in the Brazilian car dealerships, motivated by the following research question: Is there an organizational culture in these dealerships that leads a high application of QMP? To address this question, diagnostic tools were applied to identify the cultural profile and QMP adoption levels with quality managers of 80 car dealerships with one of ISO 9000 family of quality management systems implemented. The results stressed that the dealerships implement QMP in a satisfactory level, however, the QC is not developed enough to implement these practices properly. This is a worrying scenario to the Brazilian car dealerships, once they work in a competitive market and deals with a rigorous customerUniversidade Federal de São CarlosAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão da qualidadeCultura organizacionalCultura da qualidadeCultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileirasQuality culture in the Brazilian car dealershipsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdfCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdfArtigoapplication/pdf1224430https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/1/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdfb433d82df71ac8e193001c5795594e3dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdf.txtCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain84298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/4/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdf.txtc0e9bfaf17be12db1dc91c76d2054f9fMD54THUMBNAILCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdf.jpgCulturaQualidadeConcessionárias_QUEIROZ_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/5/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdf.jpg854adf17d9d1a334d4bb645082b60073MD55123456789/313072021-01-24 07:49:31.523oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-24T10:49:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality culture in the Brazilian car dealerships
title Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
spellingShingle Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
Diógenes, Jamil Ramsi Farkat
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Cultura da qualidade
title_short Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
title_full Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
title_fullStr Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
title_full_unstemmed Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
title_sort Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
author Diógenes, Jamil Ramsi Farkat
author_facet Diógenes, Jamil Ramsi Farkat
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Furukava, Marciano
Lima, Nilton Cesar
Souza, Gustavo Henrique Silva de
author_role author
author2 Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Furukava, Marciano
Lima, Nilton Cesar
Souza, Gustavo Henrique Silva de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diógenes, Jamil Ramsi Farkat
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Furukava, Marciano
Lima, Nilton Cesar
Souza, Gustavo Henrique Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Cultura da qualidade
topic Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Cultura da qualidade
description Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T00:06:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-21T00:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIOGENES, J. R. F. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. ; FURUKAVA, M. ; LIMA, N. C. ; SOUZA, G. H. S. . Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras. Gestão & Produção, v. 26, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205&tlng=pt. Acesso em: 14 jan. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-530X2046-19.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31307
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-530X
1806-9649
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x2046-19
identifier_str_mv DIOGENES, J. R. F. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. ; FURUKAVA, M. ; LIMA, N. C. ; SOUZA, G. H. S. . Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras. Gestão & Produção, v. 26, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205&tlng=pt. Acesso em: 14 jan. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-530X2046-19.
0104-530X
1806-9649
10.1590/0104-530x2046-19
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/1/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/4/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31307/5/CulturaQualidadeConcession%c3%a1rias_QUEIROZ_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b433d82df71ac8e193001c5795594e3d
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
c0e9bfaf17be12db1dc91c76d2054f9f
854adf17d9d1a334d4bb645082b60073
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117601581596672