Mobilidade urbana e organização sócio-espacial na região metropolitana funcional de Natal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25839 |
Resumo: | Diante da complexidade que envolve o processo de desenvolvimento do espaço urbano, o conceito de organização sócio-espacial apresenta-se como orientação teórico-metodológica para compreender os processos simultâneos de produção e funcionamento desse espaço. Isto é, como as estruturas espaciais, que resultam de ações sociais de diversos agentes, se interrelacionam determinando, assim, o real modelo de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, esta pesquisa empenhou-se em compreender a mobilidade urbana mediante a perspectiva da organização sócio-espacial, averiguando as limitações impostas à rede de atuação do Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano, tendo como área de estudo a Região Metropolitana Funcional de Natal, entre os anos de 2010 e 2017. Para tal fim, as análises específicas realizadas incluem: a) a análise associada da estrutura de circulação e da distribuição populacional, sendo possível a delimitação de áreas para as variáveis densidade demográfica e rendimento médio mensal; b) a análise de centralidades, mediante a identificação da formação e/ou consolidação de novas áreas centrais – em escala metropolitana – como polos geradores (ou intensificadores) de fluxos. Esta análise baseou-se na identificação de concentrações de unidades locais de atividades empregatícias e da apreensão das interações espaciais entre as cidades que compõem a Região Metropolitana Funcional de Natal, considerando a movimentação pendular motivada pelo deslocamento residência-trabalho; c) a identificação dos efeitos da organização sócioespacial composta pelas estruturas de circulação, distribuição populacional e áreas centrais no Sistema de Transporte Público Coletivo, a partir da sua rede física de atuação, limitando-se a categoria transporte regular (modal ônibus). Com o apoio de ferramentas de Análise Espacial e da utilização de dados primários e secundários, coletados entre os anos de 2010 e 2017, de fontes públicas e privadas, as análises realizadas possibilitaram constatar as influências que o conjunto associado das estruturas de circulação, de distribuição populacional e de áreas centrais ocasionam à rede de Transporte Público Coletivo, evidenciando, desse modo, um modelo de desenvolvimento marcado pelas desigualdades e pelas dificuldades de mobilidade impostas ao cidadão metropolitano. |
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Nesse sentido, esta pesquisa empenhou-se em compreender a mobilidade urbana mediante a perspectiva da organização sócio-espacial, averiguando as limitações impostas à rede de atuação do Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano, tendo como área de estudo a Região Metropolitana Funcional de Natal, entre os anos de 2010 e 2017. Para tal fim, as análises específicas realizadas incluem: a) a análise associada da estrutura de circulação e da distribuição populacional, sendo possível a delimitação de áreas para as variáveis densidade demográfica e rendimento médio mensal; b) a análise de centralidades, mediante a identificação da formação e/ou consolidação de novas áreas centrais – em escala metropolitana – como polos geradores (ou intensificadores) de fluxos. Esta análise baseou-se na identificação de concentrações de unidades locais de atividades empregatícias e da apreensão das interações espaciais entre as cidades que compõem a Região Metropolitana Funcional de Natal, considerando a movimentação pendular motivada pelo deslocamento residência-trabalho; c) a identificação dos efeitos da organização sócioespacial composta pelas estruturas de circulação, distribuição populacional e áreas centrais no Sistema de Transporte Público Coletivo, a partir da sua rede física de atuação, limitando-se a categoria transporte regular (modal ônibus). Com o apoio de ferramentas de Análise Espacial e da utilização de dados primários e secundários, coletados entre os anos de 2010 e 2017, de fontes públicas e privadas, as análises realizadas possibilitaram constatar as influências que o conjunto associado das estruturas de circulação, de distribuição populacional e de áreas centrais ocasionam à rede de Transporte Público Coletivo, evidenciando, desse modo, um modelo de desenvolvimento marcado pelas desigualdades e pelas dificuldades de mobilidade impostas ao cidadão metropolitano.Due to the complexity that evolves the development of the urban space, the concept of social organization of space becomes a guideline towards the comprehension of the simultaneous processes of production and functioning of that space. The real model of urban development is created by the conexion of the structures present in space. These structures result of the actions of many social agents. Therefore, this research focused on the comprehension of urban mobility by the perspective of the social organization of space, looking for the limitations that are imposed to the Urban Public Collective Transport Network, within the Functional Metropolitan Area of Natal, from 2010 to 2017. In order to achieve that, the analyses that took place were: a) the combined analysis of the circulation structure and the distribution of the population, which allowed the delimitation of the areas for the variables demographic density and average monthly income; b) the analyses of centralities, by identifying the formation and consolidation of new centralities – in a metropolitan scale – as flux generating (or intensifying) poles. This last analysis was based on the identification of the areas where the local units that generate jobs are concentrated and on the comprehension of the space interaction of the cities that compose the Functional Metropolitan Area of Natal considering the pendular movement created by the course residence-job; c) the identification of the effects that the social organization of space (circling structures, distribution of the population and centralities) has over the Urban Public Collective Transport Network, focusing only in its modality regular bus transport. With the support of space analysis tools and the use of primary and secondary data collected from private and public sources between the years of 2010 and 2017, it was possible to see the influence that the conjunct of circling structures, distribution of the population and centralities have over the Public Collective Transport Network. As a result of such influence, emerges a development model marked by inequality and by access difficulties to the metropolitan citizen.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL: ESTUDOS URBANOS E REGIONAISMobilidade urbanaOrganização sócio-espacialTransporte público coletivoMobilidade urbana e organização sócio-espacial na região metropolitana funcional de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdfapplication/pdf7981286https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25839/1/JullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf1375cdf07df86cc09d52bca7ca227965MD51TEXTJullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.txtJullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain251912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25839/2/JullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.txt391413c374d1ac057a692430b67a7437MD52THUMBNAILJullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.jpgJullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1844https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25839/3/JullianiLaissAlvesMaiaAldatz_DISSERT.pdf.jpg3df3a8a3f20da2ca2b9999f773f39ddfMD53123456789/258392019-01-30 01:44:39.897oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T04:44:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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