Adaptação transcultural do adolescent Asthma Self-Efficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sarah Joysi Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32824
Resumo: Introdução: A autoeficácia é considerada como importante preditora da adesão terapêutica e promoção da saúde no alcance do controle de doenças crônicas, sendo sua avaliação essencial para o manejo da asma. Até o momento, no Brasil não existem instrumentos específicos para avaliar a autoeficácia de adolescentes com asma. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do Adolescent Asthma SelfEfficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileira. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo metodológico exploratório, que envolve a adaptação transcultural do AASEQ. O estudo seguiu recomendações internacionais, incluindo o COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN), e envolveu etapas de tradução, síntese das traduções, tradução reversa, síntese das traduções reversas, revisão por pesquisador externo, avaliação e aprovação do autor da versão original, análise por um comitê multiprofissional de especialistas e pré-teste. Semelhantemente ao estudo original, foram testadas a consistência interna; a validade de conteúdo; validade convergente; validade discriminante, e a validade de construto, verificada pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Resultados: O instrumento adaptado para a língua portuguesa no Brasil demonstrou ter um conteúdo equivalente ao original, no qual foram obtidos índices de compreensibilidade adequados para a população brasileira. Foram considerados elegíveis para participar do estudo 148 adolescentes com asma, na faixa etária de 12 a 18 anos. O AASEQ apresentou valor adequado de consistência interna. A validade de construto mostrou um ajuste regular aos dados. As validades convergente e discriminante foram confirmadas por meio de correlações com General Self-Efficacy Scale (GSES), Escala de Conhecimento Asma e com o número de internações por asma no último ano. Conclusão: A versão traduzida do AASEQ demonstrou ser um questionário apropriado para avaliar a autoeficácia relacionada à asma em adolescentes brasileiros.
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Até o momento, no Brasil não existem instrumentos específicos para avaliar a autoeficácia de adolescentes com asma. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do Adolescent Asthma SelfEfficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileira. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo metodológico exploratório, que envolve a adaptação transcultural do AASEQ. O estudo seguiu recomendações internacionais, incluindo o COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN), e envolveu etapas de tradução, síntese das traduções, tradução reversa, síntese das traduções reversas, revisão por pesquisador externo, avaliação e aprovação do autor da versão original, análise por um comitê multiprofissional de especialistas e pré-teste. Semelhantemente ao estudo original, foram testadas a consistência interna; a validade de conteúdo; validade convergente; validade discriminante, e a validade de construto, verificada pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Resultados: O instrumento adaptado para a língua portuguesa no Brasil demonstrou ter um conteúdo equivalente ao original, no qual foram obtidos índices de compreensibilidade adequados para a população brasileira. Foram considerados elegíveis para participar do estudo 148 adolescentes com asma, na faixa etária de 12 a 18 anos. O AASEQ apresentou valor adequado de consistência interna. A validade de construto mostrou um ajuste regular aos dados. As validades convergente e discriminante foram confirmadas por meio de correlações com General Self-Efficacy Scale (GSES), Escala de Conhecimento Asma e com o número de internações por asma no último ano. Conclusão: A versão traduzida do AASEQ demonstrou ser um questionário apropriado para avaliar a autoeficácia relacionada à asma em adolescentes brasileiros.Introduction: Self-efficacy is considered an important predictor of therapeutic adherence and health promotion in achieving the control of chronic diseases, and its evaluation is essential for the management of asthma. So far, in Brazil, there are no specific instruments to assess the self-efficacy of adolescents with asthma. Objective: To provide the cross-cultural adaptation of the Adolescent Asthma SelfEfficacy Questionnaire (AASEQ) for the Brazilian population. Methods: This is an exploratory study, which involves the cross-cultural adaptation of the AASEQ. The study followed international recommendations, including the COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN), and involved translation steps, synthesis of translations, reverse translation, synthesis of reverse translations, review by an external researcher, evaluation and approval of the author of the original version, analysis by a multidisciplinary committee of experts and pretest. Similar to the original study, internal consistency was tested; content validity; convergent validity; discriminant validity, and construct validity, verified by the Confirmatory Factor Analysis (AFC). Results: The instrument adapted for the Portuguese in Brazil proved to have a content equivalent to the original, in which adequate comprehensibility indexes were obtained for the Brazilian population. A total of 148 adolescents with asthma aged 12 to 18 years were considered eligible to participate of the study. The AASEQ showed adequate value for internal consistency. The construct validity showed a regular adjustment to the data. The convergent and discriminant validities were confirmed through correlations with the General SelfEfficacy Scale (GSES), Asthma Knowledge Scale, and the number of hospitalizations for asthma in the last year. Conclusion: The AASEQ proved to be an appropriate questionnaire to assess asthma self-efficacy in Brazilian adolescents2024-06-03Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilAsmaComportamento do adolescentePsicometriaInquéritos e questionáriosAdaptação transcultural do adolescent Asthma Self-Efficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdaptacaotransculturaladolescent_Leite_2021.pdfapplication/pdf1562829https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32824/1/Adaptacaotransculturaladolescent_Leite_2021.pdf65d2d2e87513e3d1840b83e606bb3b57MD51123456789/328242024-03-19 01:05:43.273oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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