Construção e validação de protocolos gráficos para avaliação do cuidado de enfermagem seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22106 |
Resumo: | O atendimento ao paciente politraumatizado consiste em uma situação de emergência, visto que é um tipo de lesão cujo índice de mortalidade é elevado em virtude dos choques e hemorragias não controladas. Tal realidade requer a aplicação efetiva e eficaz de habilidades e conhecimentos dos profissionais, assim como a disponibilidade de estrutura adequada do serviço de emergência, a fim de proporcionar maior segurança ao paciente durante a assistência. Destarte, questiona-se: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de um protocolo gráfico válido para a avaliação do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência? Para responder esta questão, objetivou-se Construir e validar um protocolo gráfico para a avaliação do cuidado seguro de enfermagem ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Para alcançar o objetivo, fez-se necessário: sumarizar as evidências científicas sobre o cuidado seguro ao paciente politraumatizado conforme a tríade proposta por Donabedian (1966) construir protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro; e, validar o conteúdo e a aparência do protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Trata-se de estudo metodológico, com métodos mistos, composto por duas etapas, a saber: 1) scoping review e grupo focal e 2) construção, proposição e validação de conteúdo e aparência de protocolo gráfico. Para a realização do grupo focal, foi usada a técnica do sandplay e a pedagogia vivencial humanescente (montar-escrever-falar) e os sujeitos da pesquisa foram profissionais de enfermagem que atuam ou atuaram no setor de Politrauma de um Pronto-Socorro em Natal/RN. O tratamento e análise das falas se deu por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires e os dados socioprofissionais foram analisados descritivamente pelo SPSS 22.0. O estudo foi previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual obteve aprovação com Parecer Consubstanciado de nº 1.053.690, de 24 de abril de 2015, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 42951415.6.0000.5537. Para a validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, foram arrolados enfermeiros juízes localizados pelo currículo Lattes com base em critérios de busca previamente estabelecidos. Para tanto, empregou-se a técnica Delphi, a qual foi dividida em duas etapas, Delphi I (n=15) e Delphi II (n=13), e o processo de avaliação se deu pela disponibilização do protocolo e dos itens de avaliação em formulário eletrônico do google docs. A relevância dos itens foi julgada mediante o resultado do índice de validação de conteúdo, do consenso de Delphi e do Alfa de Cronbach. Após análise dos dados, alcançou-se a validade do protocolo gráfico em sua aparência e conteúdo. |
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Tal realidade requer a aplicação efetiva e eficaz de habilidades e conhecimentos dos profissionais, assim como a disponibilidade de estrutura adequada do serviço de emergência, a fim de proporcionar maior segurança ao paciente durante a assistência. Destarte, questiona-se: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de um protocolo gráfico válido para a avaliação do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência? Para responder esta questão, objetivou-se Construir e validar um protocolo gráfico para a avaliação do cuidado seguro de enfermagem ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Para alcançar o objetivo, fez-se necessário: sumarizar as evidências científicas sobre o cuidado seguro ao paciente politraumatizado conforme a tríade proposta por Donabedian (1966) construir protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro; e, validar o conteúdo e a aparência do protocolo gráfico para avaliação da estrutura, processo e resultado do cuidado seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergência. Trata-se de estudo metodológico, com métodos mistos, composto por duas etapas, a saber: 1) scoping review e grupo focal e 2) construção, proposição e validação de conteúdo e aparência de protocolo gráfico. Para a realização do grupo focal, foi usada a técnica do sandplay e a pedagogia vivencial humanescente (montar-escrever-falar) e os sujeitos da pesquisa foram profissionais de enfermagem que atuam ou atuaram no setor de Politrauma de um Pronto-Socorro em Natal/RN. O tratamento e análise das falas se deu por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires e os dados socioprofissionais foram analisados descritivamente pelo SPSS 22.0. O estudo foi previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual obteve aprovação com Parecer Consubstanciado de nº 1.053.690, de 24 de abril de 2015, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 42951415.6.0000.5537. Para a validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, foram arrolados enfermeiros juízes localizados pelo currículo Lattes com base em critérios de busca previamente estabelecidos. Para tanto, empregou-se a técnica Delphi, a qual foi dividida em duas etapas, Delphi I (n=15) e Delphi II (n=13), e o processo de avaliação se deu pela disponibilização do protocolo e dos itens de avaliação em formulário eletrônico do google docs. A relevância dos itens foi julgada mediante o resultado do índice de validação de conteúdo, do consenso de Delphi e do Alfa de Cronbach. Após análise dos dados, alcançou-se a validade do protocolo gráfico em sua aparência e conteúdo.The polytrauma patient care is an emergency, since it is a type of injury whose mortality rate is high because of the shock and uncontrolled bleeding. This reality requires the effective and efficient implementation of the professional skills and knowledge, as well as the availability of adequate structure of emergency services to provide greater security to the patient during this care. Thus, the question is: what should be the content and appearance of a valid graphic protocol for the evaluation of safe nursing care to the polytrauma patient in an emergency? To answer this question, the objective is to Build and validate a graphic protocol for the evaluation of safe patient care in multiple trauma emergencies. To achieve the goal, it was necessary to: summarize the scientific evidence on the safe care to patients with multiple traumas as the triad proposed by Donabedian (1966); to build a graphic protocol for assessing the structure, process and outcome of care insurance; and to validate the content and appearance of the graphic protocol for assessing the structure, process and outcome of safe patient care in multiple trauma emergency. This is a methodological study, with mixed methods, having two stages: 1) scoping review and focus group and 2) construction, proposition and validation of content and graphic protocol appearance. The sandplay technique and humanescente pedagogy experience (building-writing-speaking) were used to conduct the focus group. The research subjects were nurses who work or worked in the Polytrauma sector of the emergency room in Natal/RN. The treatment and the analysis of the speech were through the R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires and socio-economic data were analyzed descriptively by SPSS 22.0. The study was previously submitted to the Ethics Committee in Research of the Federal University of Rio Grande do Norte, approved with Embodied Opinion 1053690 of April 24, 2015, under Presentation Certificate of Appreciation for Ethics 42951415.6.0000.5537. For the validation of content and appearance of the graphic protocol, nurses to be judges were enrolled found by their Lattes curriculum based on previously search criteria. Therefore, the Delphi technique was used divided into two stages, Delphi I (n=15) and Delphi II (n=13), and the evaluation process was through the provision of protocol and items evaluation in electronic google docs. The relevance of the items was judged by the result of the content validity index, in the consensus of Delphi and Cronbach's alpha. After data analysis, the validity of the graphic protocol was obtained in its appearance and content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemSegurança do pacienteTraumatismo múltiploAvaliação em saúdeConstrução e validação de protocolos gráficos para avaliação do cuidado de enfermagem seguro ao paciente politraumatizado em situação de emergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdfAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf3073824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22106/1/AndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf6b39997089e21fc1b71b7984de86b5faMD51TEXTAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.txtAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain230255https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22106/4/AndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.txtf07a5886c5ee1c787a5da1669c22afecMD54THUMBNAILAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.jpgAndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2958https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22106/5/AndreaTayseDeLimaGomes_DISSERT.pdf.jpgf3a1fbb112b06788c0d710f6e2b918feMD55123456789/221062017-11-03 21:46:32.036oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22106Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T00:46:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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