Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48435 |
Resumo: | A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi. Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionadas ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste, foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito à avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos, com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um, referente à categoria ilustração, foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimos. Com isso, tem-se que o AleitaGame é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivadora, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades. |
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Pereira, Francisca das Chagas Soareshttp://lattes.cnpq.br/2994123557484162https://orcid.org/0000-0002-3208-6270http://lattes.cnpq.br/5628089389342234Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pintohttps://orcid.org/0000-0001-9485-5015http://lattes.cnpq.br/2951051215652422Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz deAlves, Kisna Yasmin Andradehttps://orcid.org/0000-0001-7900-0262http://lattes.cnpq.br/4386353178053145Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira2022-07-11T20:46:52Z2022-07-11T20:46:52Z2022-03-31PEREIRA, Francisca das Chagas Soares. Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança. 2022. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48435A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. 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Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.The evaluation of educational resources is of great importance as a means of providing evidence based on the practices of professionals and important data for the evaluation of action, in order to subsidize its continuity or revision, an aspect that constitutes a fundamental stage of the process of permanent education. The Serious Games as a pedagogical resource have gained prominence, since they provide the development of practices and skills from the simulation of critical situations that involve some risk or require decision making, in addition to having characteristics that corroborate with the profile of today's student. This dissertation highlights an educational intervention using the serious game AleitaGame with professionals from the Hospital Universitário Ana Bezerra. The study aims to evaluate the effectiveness of this serious game as an educational resource for professionals of a Baby Friendly Hospital. The methodology adopted is a quasi-experimental, single-group, before-and-after, non-randomized research carried out in four stages: 1) Construction of a pre and post-test instrument; 2) Application of pre-test instrument; 3) Educational intervention (serious game); 4) Assessment of satisfaction and effectiveness of the intervention. The study respected the ethical principles recommended for research carried out with human beings by Resolution No. 466/2012 and No. 510/2016 of the Conselho Nacional de Saúde. The pre and post-test instrument consists of 10 multiple-choice questions, prepared in accordance with the guidelines of the National Board of Medical Examiners (NBME) and systematized according to the contents that make up the game. The instrument was developed from a methodological framework adapted from Pasquali's psychometry. The evaluation of the pre and post-test instrument took place with the submission of seven electronic forms through the Google Forms tool, with the acceptance of six judges, from two Delphi Steps. The judges were selected considering their professional performance in assistance or teaching related to breastfeeding. After the modifications suggested after the first step (Delphi 1) were carried out, the instrument was submitted to the new evaluation step (Delphi 2). After the new evaluation, all the questions obtained an agreement greater than 80% and CVC>0.8, being considered valid in their content. As for the evaluation of the content validation criteria of the instrument as a whole, after Delphi Step 2 the instrument obtained a total CVC of 0.99. The educational intervention was carried out with 43 professionals from eight categories. In addition to the pre and post-test, an instrument to assess satisfaction with the game was applied. With regard to the evaluation of effectiveness, the results were statistically significant, with post-test scores higher than the pre-test (P< 0.05). The analysis of the satisfaction assessment revealed that, of the 19 items evaluated, only one, referring to the illustration category, was evaluated as not adequate by a participant. The other items had an evaluation of more than 85% as excellent. Thus, AleitaGame is an innovative teaching resource in the area of breastfeeding and presents itself as an educational tool that accompanies the paradigm shift in health education. The game presents itself as a relevant tool, capable of transmitting knowledge through dynamic and motivating digital media, which favors clinical reasoning and decision making. It fulfills the role of going beyond mere entertainment, being able to provide the development of practices, skills and abilities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilEducação permanenteTecnologia educacionalAleitamento maternoAvaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoefetividadeSerious_Pereira_2022.pdfapplication/pdf1891914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48435/1/AvaliacaoefetividadeSerious_Pereira_2022.pdfdd99758541c48ef9d28f7221fc167e76MD51123456789/484352022-07-11 17:47:30.191oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-11T20:47:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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