Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Willian Aparecido Ciriaco da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26891
Resumo: O presente estudo expõe uma discussão a respeito da ação de dois personagens que se propõem à mesma função e condição de direção musical (maestro), são eles: O Compositor-regente e Regente-Performer. Na primeira parte restringimos os levantamentos históricos aos compositores (também regentes) e regentes (Performers). Como objetos de estudo tivemos as performances gravadas em vídeos de Ígor Stravinsky (1882-1971) e Seiji Ozawa (1935), nas quais, respectivamente, temos a personificação de um caso de pseudo dicotomia do maestro: Compositor-regente e Regente-Performer. Ancoramo-nos em autores como Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004), Scherchen (1989), entre outros, para questões teóricas e técnicas da regência orquestral, além dos aspectos históricos referentes à ocupação do cargo de direção e condução de grupos orquestrais. As análises se deram em trechos de áudios/vídeos pré-selecionados por um sistema próprio de separação e escolha dos objetos e pontos de estudo, após as escolhas utilizamos andamento e dinâmica como parâmetros. Nesse processo, empregamos como ferramenta tecnológica para a obtenção de dados o software livre Sonic Visualiser, que se mostrou bastante útil ao trabalhar com áudio orquestral, o que difere de sua proposta original em análises de instrumentos solo. Tais dados foram relacionados ao gestual dos personagens através da ferramenta PatternCube, do autor Harold Farberman. A parte final, a partir dos dados obtidos, revelou diferenças e similaridades entre as duas visões. Observamos que a não fidelidade às indicações de andamento e dinâmica ocorre nos dois casos, porém de formas diversas, o que pode se explicar também pelas diferenças gestuais. Entre as observações, foi notado que, no caso de Stravinsky, os gestos aparentemente inexatos não geraram grandes perdas à execução musical por conta da competência musical do grupo, e que Ozawa, com gestos mais definidos e ativos, detêm uma performance mais próxima ao texto musical.
id UFRN_14818570df457004f4009b44ab30c8af
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26891
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Willian Aparecido Ciriaco daBarros, Alfredo JacintoPresgrave, Fábio SorenOliveira, André Luiz Muniz2019-04-08T22:34:14Z2019-04-08T22:34:14Z2018-11-01SILVA, Willian Aparecido Ciriaco da. Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26891O presente estudo expõe uma discussão a respeito da ação de dois personagens que se propõem à mesma função e condição de direção musical (maestro), são eles: O Compositor-regente e Regente-Performer. Na primeira parte restringimos os levantamentos históricos aos compositores (também regentes) e regentes (Performers). Como objetos de estudo tivemos as performances gravadas em vídeos de Ígor Stravinsky (1882-1971) e Seiji Ozawa (1935), nas quais, respectivamente, temos a personificação de um caso de pseudo dicotomia do maestro: Compositor-regente e Regente-Performer. Ancoramo-nos em autores como Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004), Scherchen (1989), entre outros, para questões teóricas e técnicas da regência orquestral, além dos aspectos históricos referentes à ocupação do cargo de direção e condução de grupos orquestrais. As análises se deram em trechos de áudios/vídeos pré-selecionados por um sistema próprio de separação e escolha dos objetos e pontos de estudo, após as escolhas utilizamos andamento e dinâmica como parâmetros. Nesse processo, empregamos como ferramenta tecnológica para a obtenção de dados o software livre Sonic Visualiser, que se mostrou bastante útil ao trabalhar com áudio orquestral, o que difere de sua proposta original em análises de instrumentos solo. Tais dados foram relacionados ao gestual dos personagens através da ferramenta PatternCube, do autor Harold Farberman. A parte final, a partir dos dados obtidos, revelou diferenças e similaridades entre as duas visões. Observamos que a não fidelidade às indicações de andamento e dinâmica ocorre nos dois casos, porém de formas diversas, o que pode se explicar também pelas diferenças gestuais. Entre as observações, foi notado que, no caso de Stravinsky, os gestos aparentemente inexatos não geraram grandes perdas à execução musical por conta da competência musical do grupo, e que Ozawa, com gestos mais definidos e ativos, detêm uma performance mais próxima ao texto musical.The present work brings a discussion about de the acting of two personages whose propositions aim to the same function and condition of musical direction (maestro), these are: the Composer-conductor and the Conductor-performer. At the first part we restricted the historical research on the composer (which also are conductors) and conductor (performers). As object of study we took video recordings of performances by Igor Stravinsky (1882-1971) and by Seiji Ozawa (1935), where, respectively, we have found a case of a pseudo maestro´s dichotomy: Composerconductor and Conductor-performer. We have got support on authors such as Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004), Scherchen (1989), among others, regarding theoretical and technical questions of orchestral conducting. The analysis and observation of the video recordings were made on specific excerpts, which were pre-selected through a proprietary system of selection and choices of objects and topics for study. After selection o the proper material, we defined tempo and dynamics as the basic parameters. Over the process, we employed the Sonic Visualiser free software, as a technological mean for data gathering. The program resulted very useful for acquiring data from the orchestral audio, compared to the fact that its original purpose is to gather data from audio recording of solo performances. All the data acquired during the process were then confronted to the gestures of the two personages through the PatternCube tool, by Harold Farberman. The final section of our work, based on the data we obtained, revealed differences and similarities among the two renditions of the same work performed by them. We observed that in both cases there was no real fidelity regarding tempo indications nor dynamics. This can also be observed through their different gestures to deal with the same material. Among all our observations, we noticed that, in Stravinsky´s case, the apparently inexact gestures didn´t generate considerable losses to the orchestra´s rendition of the score´s excerpt. Seiji Ozawa, on the other hand, seems to detain a better-defined gesture, binging about a more precise interpretation of the musical text.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAInterpretação musicalRegência orquestralAnálise de vídeosSonic visualiserOs lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLadosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.txtLadosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain131794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/2/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.txt5b250c2b39d43423691b1848fc58f042MD52THUMBNAILLadosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.jpgLadosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/3/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.jpg764d49e04b10149b70bfa79dbfbf0fbeMD53ORIGINALLadosmesmamoeda_Silva_2018.pdfapplication/pdf13688480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/1/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdfd09dec34ba34a4ea3f2b7a5abfec12deMD51123456789/268912019-05-26 02:38:05.821oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26891Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:38:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
title Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
spellingShingle Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
Silva, Willian Aparecido Ciriaco da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Interpretação musical
Regência orquestral
Análise de vídeos
Sonic visualiser
title_short Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
title_full Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
title_fullStr Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
title_full_unstemmed Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
title_sort Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa
author Silva, Willian Aparecido Ciriaco da
author_facet Silva, Willian Aparecido Ciriaco da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barros, Alfredo Jacinto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Presgrave, Fábio Soren
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Willian Aparecido Ciriaco da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, André Luiz Muniz
contributor_str_mv Oliveira, André Luiz Muniz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Interpretação musical
Regência orquestral
Análise de vídeos
Sonic visualiser
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação musical
Regência orquestral
Análise de vídeos
Sonic visualiser
description O presente estudo expõe uma discussão a respeito da ação de dois personagens que se propõem à mesma função e condição de direção musical (maestro), são eles: O Compositor-regente e Regente-Performer. Na primeira parte restringimos os levantamentos históricos aos compositores (também regentes) e regentes (Performers). Como objetos de estudo tivemos as performances gravadas em vídeos de Ígor Stravinsky (1882-1971) e Seiji Ozawa (1935), nas quais, respectivamente, temos a personificação de um caso de pseudo dicotomia do maestro: Compositor-regente e Regente-Performer. Ancoramo-nos em autores como Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Rudolf (1969), Rocha (2004), Scherchen (1989), entre outros, para questões teóricas e técnicas da regência orquestral, além dos aspectos históricos referentes à ocupação do cargo de direção e condução de grupos orquestrais. As análises se deram em trechos de áudios/vídeos pré-selecionados por um sistema próprio de separação e escolha dos objetos e pontos de estudo, após as escolhas utilizamos andamento e dinâmica como parâmetros. Nesse processo, empregamos como ferramenta tecnológica para a obtenção de dados o software livre Sonic Visualiser, que se mostrou bastante útil ao trabalhar com áudio orquestral, o que difere de sua proposta original em análises de instrumentos solo. Tais dados foram relacionados ao gestual dos personagens através da ferramenta PatternCube, do autor Harold Farberman. A parte final, a partir dos dados obtidos, revelou diferenças e similaridades entre as duas visões. Observamos que a não fidelidade às indicações de andamento e dinâmica ocorre nos dois casos, porém de formas diversas, o que pode se explicar também pelas diferenças gestuais. Entre as observações, foi notado que, no caso de Stravinsky, os gestos aparentemente inexatos não geraram grandes perdas à execução musical por conta da competência musical do grupo, e que Ozawa, com gestos mais definidos e ativos, detêm uma performance mais próxima ao texto musical.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-08T22:34:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-08T22:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Willian Aparecido Ciriaco da. Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26891
identifier_str_mv SILVA, Willian Aparecido Ciriaco da. Os lados da mesma moeda: compositor-regente versus regente-performer. O caso de Igor Stravinsky e Seiji Ozawa no "Balé Pássaro de Fogo" através de uma análise técnicointerpretativa. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/2/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/3/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26891/1/Ladosmesmamoeda_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b250c2b39d43423691b1848fc58f042
764d49e04b10149b70bfa79dbfbf0fbe
d09dec34ba34a4ea3f2b7a5abfec12de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117709151862784