Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27744
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a construção da proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES), investigando as intenções e as tensões nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados acerca da avaliação, regulação, supervisão e acreditação da educação superior no Brasil. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnicoinstrumentais, foram realizadas entrevistas exploratórias com cinco sujeitos situados em contextos institucionais envolvidos no debate, além da análise dos discursos presentes nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados durante a tramitação da matéria, fazendo uso do software MAXQDA na organização e análise dos dados. O movimento expositivo da pesquisa partiu das determinações e relações diversas ao concreto pensado, com o intuito de representar o fenômeno estudado no seu lugar histórico. Constatamos que o INSAES evidencia similitudes com o formato de agência reguladora, já vigente em outros setores econômicos e sociais, fruto da Reforma do Estado brasileiro, desencadeada especialmente a partir dos anos 1990. O Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2012, propondo o INSAES, compunha o programa desenvolvimentista do Governo Dilma Rousseff. Este concebia o capitalismo baseado em uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado, que passa a investir em sua capacidade gerencial, sem romper com a hegemonia do grande capital e, consequentemente, sem obstaculizar a privatização da expansão da educação superior e sem promover a sua estatização. A Câmara dos Deputados foi o lócus de concretude dos embates decisórios e tensões, evidenciando o conflito de interesses acerca do modelo de educação superior e projeto de sociedade em disputa. Defensores da educação enquanto bem público eram favoráveis ao Projeto, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) tenham demonstrado preocupações com a possibilidade de secundarização e desmonte da avaliação já desenvolvida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ganhou destaque, porém, a atuação do bloco de oposição ao PL, composto precipuamente pela bancada de parlamentares e entidades representativas associadas ao setor privado-mercantil. De um modo geral, as emendas alinhadas ao setor privado reivindicaram a supressão da supervisão e da necessidade de autorização prévia para transações entre as empresas educacionais (fusão, aquisição, incorporação e outras). A pressão fez com que o Governo cedesse, reduzindo valores de taxas e multas e garantindo a participação do segmento privado nas instâncias colegiadas. Contudo, a crise capitalista brasileira e, sobretudo, a crise da forma política, instalada entre os Poderes Legislativo e Executivo, fez com que a coalização multipartidária, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se desagregasse, retirando o Projeto INSAES da agenda pública, não por questões de mérito, mas sim por decisão política. Concluímos que a desregulação da oferta aprofunda a precarização nas condições de ensino, pesquisa e extensão, impedindo o efetivo direito social à educação e contribuindo para uma maior mercantilização da educação superior.
id UFRN_14a03d0591e7abc8830389c68ead7a66
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27744
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Pedro Isaac XimenesSousa, Andreia da Silva QuintanilhaCabral Neto, AntonioGuedes, Gilmar BarbosaRothem, José CarlosSilva, José Moisés Nunes daOliveira, João Ferreira deCastro, Alda Maria Duarte Araújo2019-09-17T20:21:46Z2019-09-17T20:21:46Z2019-02-18LOPES, Pedro Isaac Ximenes. Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES). 2019. 308f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27744O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a construção da proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES), investigando as intenções e as tensões nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados acerca da avaliação, regulação, supervisão e acreditação da educação superior no Brasil. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnicoinstrumentais, foram realizadas entrevistas exploratórias com cinco sujeitos situados em contextos institucionais envolvidos no debate, além da análise dos discursos presentes nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados durante a tramitação da matéria, fazendo uso do software MAXQDA na organização e análise dos dados. O movimento expositivo da pesquisa partiu das determinações e relações diversas ao concreto pensado, com o intuito de representar o fenômeno estudado no seu lugar histórico. Constatamos que o INSAES evidencia similitudes com o formato de agência reguladora, já vigente em outros setores econômicos e sociais, fruto da Reforma do Estado brasileiro, desencadeada especialmente a partir dos anos 1990. O Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2012, propondo o INSAES, compunha o programa desenvolvimentista do Governo Dilma Rousseff. Este concebia o capitalismo baseado em uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado, que passa a investir em sua capacidade gerencial, sem romper com a hegemonia do grande capital e, consequentemente, sem obstaculizar a privatização da expansão da educação superior e sem promover a sua estatização. A Câmara dos Deputados foi o lócus de concretude dos embates decisórios e tensões, evidenciando o conflito de interesses acerca do modelo de educação superior e projeto de sociedade em disputa. Defensores da educação enquanto bem público eram favoráveis ao Projeto, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) tenham demonstrado preocupações com a possibilidade de secundarização e desmonte da avaliação já desenvolvida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ganhou destaque, porém, a atuação do bloco de oposição ao PL, composto precipuamente pela bancada de parlamentares e entidades representativas associadas ao setor privado-mercantil. De um modo geral, as emendas alinhadas ao setor privado reivindicaram a supressão da supervisão e da necessidade de autorização prévia para transações entre as empresas educacionais (fusão, aquisição, incorporação e outras). A pressão fez com que o Governo cedesse, reduzindo valores de taxas e multas e garantindo a participação do segmento privado nas instâncias colegiadas. Contudo, a crise capitalista brasileira e, sobretudo, a crise da forma política, instalada entre os Poderes Legislativo e Executivo, fez com que a coalização multipartidária, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se desagregasse, retirando o Projeto INSAES da agenda pública, não por questões de mérito, mas sim por decisão política. Concluímos que a desregulação da oferta aprofunda a precarização nas condições de ensino, pesquisa e extensão, impedindo o efetivo direito social à educação e contribuindo para uma maior mercantilização da educação superior.The main purpose of this study was the analysis about the construction of the proposal to create the National Institute of Supervision and Evaluation of Higher Education (INSAES), investigating the intentions and strains in the debates in the Chamber of Deputies about the evaluation, control, supervision and accreditation of higher education in Brazil. The theoretical and methodological framework were constructed with the support of the dialectical materialism, under an articulation of the categories of totality, contradiction and mediation. As for the technical-instrumental procedures, exploratory interviews were conducted with five subjects located in institutional contexts involved in the debate, besides the analysis of the speeches present in the documents produced in the Chamber of Deputies during the parliamentary procedure of the issue, making use of MAXQDA software in the organization and data analysis. The expository movement of the research started from the determinations and distincts relations about the concrete thought, with the intention to represent the phenomenon studied in its historical place. We realized that INSAES shows similarities with the regulatory agency format, already in force in other economic and social sectors, as a result of the Brazilian State Reform, that was mostly triggered in the 1990s. The bill number 4.372/2012, that proposed the INSAES, comprised the developmental program of the Government Dilma Rousseff. The Rousseff Government was grounded in a form of capitalism based on a planned and state-run market economy that began to invest in its managerial capacity, without breaking with the hegemony of big capital and, consequently, without impeding the privatization of the expansion of higher education and without promoting its nationalization. The Chamber of Deputies was the locus of concreteness of the decision-make strifes and tensions, evidencing the conflict of interests about the model of higher education and the project of society in dispute. Although the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP) and the National Commission for the Evaluation of Higher Education (CONAES) have expressed concern about the possibility of relegation and dismantling of the evaluation already developed within the framework of the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), defenders of education as a Commonweal were in favor of the Project. The bill opponents' block, however, was mainly composed of members of parliament and representative entities associated with the private-market sector. In general, the amendments aligned with the private sector demanded the suppression of supervision and necessity of prior authorization for transactions between educational companies (merger, acquisition, incorporation and others). The pressure caused the Government to cede, reducing rates and fines and ensuring the participation of the private segment in collegiate bodies. However, the Brazilian capitalist crisis and above all the crisis of the political form, installed between the Legislative and Executive Branches, caused the multiparty coalition, led by the Workers' Party (PT) and the Brazilian Democratic Movement Party (PMDB) to disaggregate, removing the INSAES Project from the public agenda, not by merit, but by political decision. We have concluded that the deregulation of the supply deepens the precariousness in the conditions of teaching, research and extension, hindering the effective social right to education and contributing to a greater commodification of higher education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação superiorAvaliaçãoRegulaçãoSupervisãoINSAESAvaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdfAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdfapplication/pdf6263722https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/1/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf6ccccdacd571239a35d59bff50aac080MD51TEXTAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdf.txtAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain832109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/2/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf.txt9f9b4deba2e26e91fcdd5cc0af581c5bMD52THUMBNAILAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdf.jpgAvaliaçãoregulaçãoeducação_Lopes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf.jpg4fe913390c07b101b93cffd125a127c5MD53123456789/277442019-12-22 22:18:49.575oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27744Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-23T01:18:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
title Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
spellingShingle Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
Lopes, Pedro Isaac Ximenes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação superior
Avaliação
Regulação
Supervisão
INSAES
title_short Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
title_full Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
title_fullStr Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
title_full_unstemmed Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
title_sort Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)
author Lopes, Pedro Isaac Ximenes
author_facet Lopes, Pedro Isaac Ximenes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa, Andreia da Silva Quintanilha
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cabral Neto, Antonio
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rothem, José Carlos
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Silva, José Moisés Nunes da
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Oliveira, João Ferreira de
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Pedro Isaac Ximenes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
contributor_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação superior
Avaliação
Regulação
Supervisão
INSAES
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Avaliação
Regulação
Supervisão
INSAES
description O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a construção da proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES), investigando as intenções e as tensões nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados acerca da avaliação, regulação, supervisão e acreditação da educação superior no Brasil. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnicoinstrumentais, foram realizadas entrevistas exploratórias com cinco sujeitos situados em contextos institucionais envolvidos no debate, além da análise dos discursos presentes nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados durante a tramitação da matéria, fazendo uso do software MAXQDA na organização e análise dos dados. O movimento expositivo da pesquisa partiu das determinações e relações diversas ao concreto pensado, com o intuito de representar o fenômeno estudado no seu lugar histórico. Constatamos que o INSAES evidencia similitudes com o formato de agência reguladora, já vigente em outros setores econômicos e sociais, fruto da Reforma do Estado brasileiro, desencadeada especialmente a partir dos anos 1990. O Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2012, propondo o INSAES, compunha o programa desenvolvimentista do Governo Dilma Rousseff. Este concebia o capitalismo baseado em uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado, que passa a investir em sua capacidade gerencial, sem romper com a hegemonia do grande capital e, consequentemente, sem obstaculizar a privatização da expansão da educação superior e sem promover a sua estatização. A Câmara dos Deputados foi o lócus de concretude dos embates decisórios e tensões, evidenciando o conflito de interesses acerca do modelo de educação superior e projeto de sociedade em disputa. Defensores da educação enquanto bem público eram favoráveis ao Projeto, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) tenham demonstrado preocupações com a possibilidade de secundarização e desmonte da avaliação já desenvolvida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ganhou destaque, porém, a atuação do bloco de oposição ao PL, composto precipuamente pela bancada de parlamentares e entidades representativas associadas ao setor privado-mercantil. De um modo geral, as emendas alinhadas ao setor privado reivindicaram a supressão da supervisão e da necessidade de autorização prévia para transações entre as empresas educacionais (fusão, aquisição, incorporação e outras). A pressão fez com que o Governo cedesse, reduzindo valores de taxas e multas e garantindo a participação do segmento privado nas instâncias colegiadas. Contudo, a crise capitalista brasileira e, sobretudo, a crise da forma política, instalada entre os Poderes Legislativo e Executivo, fez com que a coalização multipartidária, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se desagregasse, retirando o Projeto INSAES da agenda pública, não por questões de mérito, mas sim por decisão política. Concluímos que a desregulação da oferta aprofunda a precarização nas condições de ensino, pesquisa e extensão, impedindo o efetivo direito social à educação e contribuindo para uma maior mercantilização da educação superior.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-17T20:21:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-17T20:21:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Pedro Isaac Ximenes. Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES). 2019. 308f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27744
identifier_str_mv LOPES, Pedro Isaac Ximenes. Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES). 2019. 308f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/1/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/2/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27744/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oregula%c3%a7%c3%a3oeduca%c3%a7%c3%a3o_Lopes_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccccdacd571239a35d59bff50aac080
9f9b4deba2e26e91fcdd5cc0af581c5b
4fe913390c07b101b93cffd125a127c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832886689300480