Política Nacional de Saúde Auditiva: contribuições para o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças implantadas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47612 |
Resumo: | O Implante Coclear (IC) é um dispositivo eletrônico capaz de substituir parcialmente o órgão sensorial auditivo em indivíduos com perdas auditivas de graus severo a profundo. O Brasil conta atualmente, com 26 centros de referência que dão assistência à população deficiente auditiva em todas as idades, tanto na rede privada como no Serviço Único de Saúde. O objetivo deste estudo é analisar a adesão de crianças à reabilitação auditiva dentro do serviço de Implante Coclear em um Centro de Referência, no Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo transversal observacional exploratório realizado a partir das informações dos prontuários de crianças usuárias de implante coclear atendidas na Clínica Otomed. A população de estudo foi composta por 90 crianças de 0 a 12 anos, de ambos os sexos, usuárias de implante coclear, que realizaram a cirurgia e ativação entre o período de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2017, residentes no estado do Rio Grande do Norte. Para a análise das variáveis qualitativas foi utilizada a descrição de frequências absolutas e relativas e as variáveis quantitativas foram extraídas as medidas de tendência central e de dispersão. As variáveis categóricas foram submetidas ao teste do Qui-quadrado, dentro do nível de significância de 5%. Para analisar a relação intragrupo das variáveis qualitativas e quantitativas, utilizou-se o teste de Wilcoxon, e entre os grupos o teste de Mann-Whitney. Houve evolução das categorias auditivas e de linguagem tanto das crianças da região metropolitana quanto as da não metropolitana que permaneceram assíduas à habilitação auditiva por um período mínimo de 3 anos. O diagnóstico e implantação precoce se mostraram favoráveis ao desenvolvimento das crianças em especial àquelas que realizaram a Triagem Auditiva Neonatal. |
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Batista, Amanda Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-9604-0634http://lattes.cnpq.br/0456944615715797http://lattes.cnpq.br/4036539286429296http://lattes.cnpq.br/4036539286429296Brazorotto, Joseli Soareshttps://orcid.org/0000-0002-3891-9819http://lattes.cnpq.br/8038447445698925Cavalcanti, Hannalice GottschalckFerreira, Maria Angela Fernandes2022-06-08T23:03:36Z2022-06-08T23:03:36Z2019-12-05BATISTA, Amanda Almeida. Política Nacional de Saúde Auditiva: contribuições para o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças implantadas. 2019. 59f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47612O Implante Coclear (IC) é um dispositivo eletrônico capaz de substituir parcialmente o órgão sensorial auditivo em indivíduos com perdas auditivas de graus severo a profundo. O Brasil conta atualmente, com 26 centros de referência que dão assistência à população deficiente auditiva em todas as idades, tanto na rede privada como no Serviço Único de Saúde. O objetivo deste estudo é analisar a adesão de crianças à reabilitação auditiva dentro do serviço de Implante Coclear em um Centro de Referência, no Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo transversal observacional exploratório realizado a partir das informações dos prontuários de crianças usuárias de implante coclear atendidas na Clínica Otomed. A população de estudo foi composta por 90 crianças de 0 a 12 anos, de ambos os sexos, usuárias de implante coclear, que realizaram a cirurgia e ativação entre o período de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2017, residentes no estado do Rio Grande do Norte. Para a análise das variáveis qualitativas foi utilizada a descrição de frequências absolutas e relativas e as variáveis quantitativas foram extraídas as medidas de tendência central e de dispersão. As variáveis categóricas foram submetidas ao teste do Qui-quadrado, dentro do nível de significância de 5%. Para analisar a relação intragrupo das variáveis qualitativas e quantitativas, utilizou-se o teste de Wilcoxon, e entre os grupos o teste de Mann-Whitney. Houve evolução das categorias auditivas e de linguagem tanto das crianças da região metropolitana quanto as da não metropolitana que permaneceram assíduas à habilitação auditiva por um período mínimo de 3 anos. O diagnóstico e implantação precoce se mostraram favoráveis ao desenvolvimento das crianças em especial àquelas que realizaram a Triagem Auditiva Neonatal.The Cochlear Implant (IC) is an electronic device that can replace the auditory sensory organ in individuals with hearing degrees of deep depth. Brazil currently has 26 referral centers that assist the hearing impaired population of all ages, both in the private network and in the Unified Health Service. The objective of this study is to analyze the adherence of children to hearing rehabilitation in the health service. Cochlear Implant at the Reference Center in Rio Grande do Norte. This is a cross-sectional observational exploratory study based on information from medical records of cochlear implant users attended at the Otomed Clinic. The study population consisted of 90 children from 0 to 12 years old, of both sexes, users of cochlear implants, who underwent surgery and activated between January 2008 and December 2017, residents of the state of Rio Grande do Sul. North. For an analysis of the qualitative variables, a description of the absolute and definite frequencies was used and the quantitative variables extracted as measures of central tendency and dispersion. As strategic variables, they were submitted to the Chi-square test, within the significance level of 5%. To analyze an intragroup relationship of qualitative and quantitative variables used or the Wilcoxon test, and between groups or the Mann-Whitney test. There was an evolution of the auditory and language categories of both children in the metropolitan and non-metropolitan regions, who remained assiduous to the hearing for a minimum of 3 years. Early diagnosis and implantation may be conducive to the development of children in particular who have undergone Neonatal Hearing Screening.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilImplante coclearPerda auditivaAudiçãoPolítica Nacional de Saúde Auditiva: contribuições para o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças implantadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaNacionalSaude_Batista_2019.pdfapplication/pdf1813968https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47612/1/PoliticaNacionalSaude_Batista_2019.pdf0a1bb20ccd1c13dbedd050f7f3eb1830MD51123456789/476122022-06-08 20:04:13.001oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-08T23:04:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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