Modelagem do transporte de sedimentos na Zona Costeira da Barreira do Inferno - RN, através do SMC-Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24420 |
Resumo: | O estado do Rio Grande Norte vem apresentando eventos de erosão costeira ao longo de sua costa, em diversos graus de intensidade. Os trechos afetados pela erosão costeira tem esse fenômeno atribuído principalmente ao reduzido aporte fluvial de sedimentos, decorrentes das pequenas dimensões das bacias fluviais regionais e da perda de sedimentos para o continente com a formação dos campos dunares. O conhecimento do clima de ondas, bem como a taxa de transporte de sedimentos presentes na área, é fator preponderante nos estudos de erosão costeira. Este trabalho teve como área de estudo a praia da Barreira do Inferno. Os objetivos consistiram, com o uso da ferramenta de modelagem costeira SMC-Brasil, (i) conhecer o clima de ondas ao largo da praia da Barreira do Inferno por meio da análise dos dados fornecidos pelos pontos de propagação contidos na base de dados do SMC; (ii) realizar análise da dinâmica sedimentar da praia por meio da modelagem de transporte longitudinal de sedimentos; (iii) Identificar a sensibilidade do SMC-Brasil diante da inserção de carta náutica interpolada pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem. Dentre os resultados, destaca-se que o clima de onda do entorno da praia da Barreira do Inferno mostrou uma maior tendência de ondas vindas das direções E e ESE. O transporte longitudinal de sedimentos anual é da ordem de, aproximadamente, 50.000m³/ano no sentido Sul-Norte. As diferenças apresentadas pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem, no cálculo do transporte de sedimento, se mostraram negligenciáveis. Portanto, o modelo utilizado mostrou baixa sensibilidade aos métodos interpoladores no cálculo do transporte de sedimento. |
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Gurgel, Daniel de FreitasMatos, Maria de Fátima Alves deBusman, Débora VieiraPuhl, EduardoScudelari, Ada Cristina2017-12-05T23:39:54Z2017-12-05T23:39:54Z2017-08-25GURGEL, Daniel de Freitas. Modelagem do transporte de sedimentos na Zona Costeira da Barreira do Inferno - RN, através do SMC-Brasil. 2017. 113f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24420O estado do Rio Grande Norte vem apresentando eventos de erosão costeira ao longo de sua costa, em diversos graus de intensidade. Os trechos afetados pela erosão costeira tem esse fenômeno atribuído principalmente ao reduzido aporte fluvial de sedimentos, decorrentes das pequenas dimensões das bacias fluviais regionais e da perda de sedimentos para o continente com a formação dos campos dunares. O conhecimento do clima de ondas, bem como a taxa de transporte de sedimentos presentes na área, é fator preponderante nos estudos de erosão costeira. Este trabalho teve como área de estudo a praia da Barreira do Inferno. Os objetivos consistiram, com o uso da ferramenta de modelagem costeira SMC-Brasil, (i) conhecer o clima de ondas ao largo da praia da Barreira do Inferno por meio da análise dos dados fornecidos pelos pontos de propagação contidos na base de dados do SMC; (ii) realizar análise da dinâmica sedimentar da praia por meio da modelagem de transporte longitudinal de sedimentos; (iii) Identificar a sensibilidade do SMC-Brasil diante da inserção de carta náutica interpolada pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem. Dentre os resultados, destaca-se que o clima de onda do entorno da praia da Barreira do Inferno mostrou uma maior tendência de ondas vindas das direções E e ESE. O transporte longitudinal de sedimentos anual é da ordem de, aproximadamente, 50.000m³/ano no sentido Sul-Norte. As diferenças apresentadas pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem, no cálculo do transporte de sedimento, se mostraram negligenciáveis. Portanto, o modelo utilizado mostrou baixa sensibilidade aos métodos interpoladores no cálculo do transporte de sedimento.The state of Rio Grande do Norte/Brazil has been presenting coastal erosion events along its coast, in varying degrees of intensity. The stretches affected by coastal erosion are attributed mainly to the reduced fluvial contribution of sediments, due to the small size of the regional fluvial basins and the loss of sediments to the continent with the formation of dune fields. The knowledge of the wave climate, as well as sediment transport rate of an area, is a preponderant factor in studies of coastal erosion. This work had as study area the Barreira do Inferno beach. The objectives were to use the coastal modeling tool SMC-Brasil (i) to know the wave climate off the Barreira do Inferno beach by analyzing the data provided by the propagation points contained in the SMC-Brasil 60 years database; (ii) to perform analysis of the sedimentary dynamics of the beach through the longitudinal sediment transport model; (iii) to identify the sensitivity of the SMC-Brasil to the insertion of a nautical chart interpolated by the Natural Neighbor and Kriging methods. Among the results, it should be noted that the wave climate around the Barreira do Inferno beach showed a greater tendency of waves coming from the E and ESE directions. The annual longitudinal sediment transport is approximately 50,000 m³/year in the South-North direction. The differences presented by the Natural Neighbor and Kriging methods, in the sediment transport calculation, were negligible. Therefore, the model showed low sensitivity to the interpolation methods used in the sediment transport calculation.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIAClima de ondasVizinho naturalKrigagemMétodos interpoladoresModelagem do transporte de sedimentos na Zona Costeira da Barreira do Inferno - RN, através do SMC-Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdfDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdfapplication/pdf5522723https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24420/1/DanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf276c349f4320a6a34b042d65ab32a0bfMD51TEXTDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.txtDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain128298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24420/2/DanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.txt8380bbb3e13f6c8efde4c831f72ff66bMD52THUMBNAILDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.jpgDanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2915https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24420/3/DanielDeFreitasGurgel_DISSERT.pdf.jpg777fac6c048fbe05088ab06e1d21d07fMD53123456789/244202017-12-07 01:47:55.1oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-07T04:47:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O estado do Rio Grande Norte vem apresentando eventos de erosão costeira ao longo de sua costa, em diversos graus de intensidade. Os trechos afetados pela erosão costeira tem esse fenômeno atribuído principalmente ao reduzido aporte fluvial de sedimentos, decorrentes das pequenas dimensões das bacias fluviais regionais e da perda de sedimentos para o continente com a formação dos campos dunares. O conhecimento do clima de ondas, bem como a taxa de transporte de sedimentos presentes na área, é fator preponderante nos estudos de erosão costeira. Este trabalho teve como área de estudo a praia da Barreira do Inferno. Os objetivos consistiram, com o uso da ferramenta de modelagem costeira SMC-Brasil, (i) conhecer o clima de ondas ao largo da praia da Barreira do Inferno por meio da análise dos dados fornecidos pelos pontos de propagação contidos na base de dados do SMC; (ii) realizar análise da dinâmica sedimentar da praia por meio da modelagem de transporte longitudinal de sedimentos; (iii) Identificar a sensibilidade do SMC-Brasil diante da inserção de carta náutica interpolada pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem. Dentre os resultados, destaca-se que o clima de onda do entorno da praia da Barreira do Inferno mostrou uma maior tendência de ondas vindas das direções E e ESE. O transporte longitudinal de sedimentos anual é da ordem de, aproximadamente, 50.000m³/ano no sentido Sul-Norte. As diferenças apresentadas pelos métodos Vizinho Natural e Krigagem, no cálculo do transporte de sedimento, se mostraram negligenciáveis. Portanto, o modelo utilizado mostrou baixa sensibilidade aos métodos interpoladores no cálculo do transporte de sedimento. |
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