Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator. |
id |
UFRN_16c6c92891b7b14fffb32a5080935af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38511 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Diego Bruno dos SantosHaderchpek, Robson CarlosSilva, Sebastião de SalesDiniz, Algoniz Alex Cordeiro2019-07-18T17:53:26Z2021-09-27T12:00:20Z2019-07-18T17:53:26Z2021-09-27T12:00:20Z2019-06-182013036120ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.This work aims to talk about myself as an actor in the contemporary scene in the subject of Acting III (2017.2), using elements of traditional Kung Fu, taught by Dr. Robson Haderchpek, at the Arts Department – UFRN. Throughout the process, Kung Fu’s practice has been used to construct an archetype for the scenic montage. I describe the subject and how the assemble of the archetype occur in the final result, emphasizing the Kung Fu as the center of the creation process as well as its relationship to the theatre. This work also focuses, briefly, on the Kung Fu’s history, getting its different styles, and how its expantion ocurred in the occident world. The emphasys is given here to the philosophical thoughts and practice of the actor and martial artist Bruce Lee like a way of articulating the links between this Oriental Art and the theatrical language. In this sense, focus is made on how my own experience in both the martial art and the theater have been of paramount importance in my life as an actor.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatroKung FuRitualProcesso de Criação.Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALRelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdfapplication/pdf1455662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/3/RelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdf9d5f93ec135b0a74390d856407b6b395MD53TEXTDiego Araújo. Relatos de um ator.pdf.txtExtracted texttext/plain90368https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/4/Diego%20Ara%c3%bajo.%20Relatos%20de%20um%20ator.pdf.txtb7b9bd8210971e6ed24c834d650af3a5MD54123456789/385112023-03-07 17:37:04.575oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-07T20:37:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
title |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
spellingShingle |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual Araújo, Diego Bruno dos Santos Teatro Kung Fu Ritual Processo de Criação. |
title_short |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
title_full |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
title_fullStr |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
title_full_unstemmed |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
title_sort |
Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual |
author |
Araújo, Diego Bruno dos Santos |
author_facet |
Araújo, Diego Bruno dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Haderchpek, Robson Carlos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Sebastião de Sales |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Diego Bruno dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diniz, Algoniz Alex Cordeiro |
contributor_str_mv |
Diniz, Algoniz Alex Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Kung Fu Ritual Processo de Criação. |
topic |
Teatro Kung Fu Ritual Processo de Criação. |
description |
Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T17:53:26Z 2021-09-27T12:00:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-18T17:53:26Z 2021-09-27T12:00:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013036120 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511 |
identifier_str_mv |
2013036120 ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Licenciatura em Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/3/RelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/4/Diego%20Ara%c3%bajo.%20Relatos%20de%20um%20ator.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 9d5f93ec135b0a74390d856407b6b395 b7b9bd8210971e6ed24c834d650af3a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832811455021056 |