Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Diego Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511
Resumo: Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.
id UFRN_16c6c92891b7b14fffb32a5080935af3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38511
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Diego Bruno dos SantosHaderchpek, Robson CarlosSilva, Sebastião de SalesDiniz, Algoniz Alex Cordeiro2019-07-18T17:53:26Z2021-09-27T12:00:20Z2019-07-18T17:53:26Z2021-09-27T12:00:20Z2019-06-182013036120ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.This work aims to talk about myself as an actor in the contemporary scene in the subject of Acting III (2017.2), using elements of traditional Kung Fu, taught by Dr. Robson Haderchpek, at the Arts Department – UFRN. Throughout the process, Kung Fu’s practice has been used to construct an archetype for the scenic montage. I describe the subject and how the assemble of the archetype occur in the final result, emphasizing the Kung Fu as the center of the creation process as well as its relationship to the theatre. This work also focuses, briefly, on the Kung Fu’s history, getting its different styles, and how its expantion ocurred in the occident world. The emphasys is given here to the philosophical thoughts and practice of the actor and martial artist Bruce Lee like a way of articulating the links between this Oriental Art and the theatrical language. In this sense, focus is made on how my own experience in both the martial art and the theater have been of paramount importance in my life as an actor.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatroKung FuRitualProcesso de Criação.Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALRelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdfapplication/pdf1455662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/3/RelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdf9d5f93ec135b0a74390d856407b6b395MD53TEXTDiego Araújo. Relatos de um ator.pdf.txtExtracted texttext/plain90368https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/4/Diego%20Ara%c3%bajo.%20Relatos%20de%20um%20ator.pdf.txtb7b9bd8210971e6ed24c834d650af3a5MD54123456789/385112023-03-07 17:37:04.575oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-07T20:37:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
title Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
spellingShingle Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
Araújo, Diego Bruno dos Santos
Teatro
Kung Fu
Ritual
Processo de Criação.
title_short Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
title_full Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
title_fullStr Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
title_full_unstemmed Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
title_sort Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
author Araújo, Diego Bruno dos Santos
author_facet Araújo, Diego Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Sebastião de Sales
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Diego Bruno dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Algoniz Alex Cordeiro
contributor_str_mv Diniz, Algoniz Alex Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Kung Fu
Ritual
Processo de Criação.
topic Teatro
Kung Fu
Ritual
Processo de Criação.
description Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T17:53:26Z
2021-09-27T12:00:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-18T17:53:26Z
2021-09-27T12:00:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013036120
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511
identifier_str_mv 2013036120
ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/3/RelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38511/4/Diego%20Ara%c3%bajo.%20Relatos%20de%20um%20ator.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
9d5f93ec135b0a74390d856407b6b395
b7b9bd8210971e6ed24c834d650af3a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832811455021056