Custos e estrutura educacional do ensino fundamental: uma análise no município de Santo Antônio/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Samiris de Fátima Campos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41502
Resumo: Em função da escassez dos recursos públicos, também como a população mais presente no que concerne a prestação de serviço público, foi elaborada a Lei de Responsabilidade Fiscal, que também possui como objetivo transmitir maior transparência acerca do manuseio dos recursos públicos. Com o decreto da LRF, surgiu a necessidade de conceder para o Estado um sistema de custos que permitisse um gerenciamento eficaz e sistemático da utilização dos seus recursos. Desse modo, é de suma relevância uma gerência competente dos custos para se obter maneiras mais eficientes de obter êxitos nos resultados e potencializar ganhos sociais. Sendo assim, o presente estudobuscou verificar se há relações existentes entre custos e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Santo Antônio/RN, por meio do levantamento dos custos totais de cada escola, estrutura educacional das unidades escolares, quantidades de funcionários, qualificação dos professores, políticas públicas adotadas nas escolas, segregação dos custos em pedagógicos, sociais e administrativos, também como custo-aluno de cada escola segregados por turnos e turmas. Os resultados demonstram que a estrutura educacional é variável que não afeta diretamente o custo médio e que quantidade de alunos em sala de aula, também como os vínculos empregatícios dos funcionários (efetivo ou provisório) são variáveis influenciadoras diretamente no custo aluno.
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