Projeto de letramento, argumentação e cidadania no contexto pandêmico: ler, escrever e agir nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Stepheson Ray de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55172
Resumo: A pandemia da covid-19 impôs mudanças em diversos aspectos da vida das pessoas, impactando suas ações nas várias esferas de atividades, especialmente as que estão vinculadas à educação, exigindo a reconfiguração do modo de funcionamento da escola. Entre as exigências para se adaptar a esse novo tipo de ensino, escola e professor realizaram a implementação de práticas pedagógicas e metodologias inovadoras, mediadas por tecnologias, devido ao caráter emergencial assumido, pelo Ensino Remoto Emergencial. Partindo dessa problemática, esta pesquisa tem por objetivo investigar como os projetos de letramento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento voltado para a formação cidadã de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no Ensino Remoto Emergencial propiciado pela pandemia do novo coronavírus. Teoricamente, o estudo tem fundamento nos estudos de letramento de vertente sociocultural, que assumem leitura e escrita como práticas sociais; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, que propõem a abordagem da linguagem e o trabalho com os gêneros discursivos no processo de interação social; além de contribuições da Nova Retórica, cujos pressupostos concebem o gênero discursivo como ação social. Metodologicamente, a pesquisa tem como base o campo da Linguística Aplicada. A geração dos dados ocorreu no ano de 2021, na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, em Tangará, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano, Ensino Fundamental. Na análise dos dados, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os resultados preliminares apontam a melhoria da formação leitora e escritora dos alunos e uma maior familiaridade deles com gêneros argumentativos, além de maior domínio das tecnologias nas práticas de letramento escolarizadas. A partir de diferentes práticas desenvolvidas nas oficinas de letramento, os educandos aprenderam a escrever textos argumentativos de diferentes gêneros (comentários, artigo de opinião etc.), a se posicionarem e a defenderem suas opiniões, com uma postura mais autônoma e crítica, o que apontou o importante papel do projeto de letramento na formação crítica que visa a formar estudantes para o efetivo exercício da cidadania.
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55172A pandemia da covid-19 impôs mudanças em diversos aspectos da vida das pessoas, impactando suas ações nas várias esferas de atividades, especialmente as que estão vinculadas à educação, exigindo a reconfiguração do modo de funcionamento da escola. Entre as exigências para se adaptar a esse novo tipo de ensino, escola e professor realizaram a implementação de práticas pedagógicas e metodologias inovadoras, mediadas por tecnologias, devido ao caráter emergencial assumido, pelo Ensino Remoto Emergencial. Partindo dessa problemática, esta pesquisa tem por objetivo investigar como os projetos de letramento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento voltado para a formação cidadã de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no Ensino Remoto Emergencial propiciado pela pandemia do novo coronavírus. Teoricamente, o estudo tem fundamento nos estudos de letramento de vertente sociocultural, que assumem leitura e escrita como práticas sociais; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, que propõem a abordagem da linguagem e o trabalho com os gêneros discursivos no processo de interação social; além de contribuições da Nova Retórica, cujos pressupostos concebem o gênero discursivo como ação social. Metodologicamente, a pesquisa tem como base o campo da Linguística Aplicada. A geração dos dados ocorreu no ano de 2021, na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, em Tangará, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano, Ensino Fundamental. Na análise dos dados, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os resultados preliminares apontam a melhoria da formação leitora e escritora dos alunos e uma maior familiaridade deles com gêneros argumentativos, além de maior domínio das tecnologias nas práticas de letramento escolarizadas. A partir de diferentes práticas desenvolvidas nas oficinas de letramento, os educandos aprenderam a escrever textos argumentativos de diferentes gêneros (comentários, artigo de opinião etc.), a se posicionarem e a defenderem suas opiniões, com uma postura mais autônoma e crítica, o que apontou o importante papel do projeto de letramento na formação crítica que visa a formar estudantes para o efetivo exercício da cidadania.The Covid-19 pandemic has changed people's lives in many ways, impacting their actions in diverse areas of activities, especially those linked to education, requiring a reconfiguration of the running of the school. Among requirements to adaptation to this new type of teaching, schools and teachers implemented some innovative pedagogical practices and methodologies, mediated by technologies, due to the Emergency period, according to the Emergency Remote Teaching rules. Based on this problem, this research aims to investigate the way literacy projects can contribute to literacy and literacy processes focused on a citizen training of students in the early years of elementary school during Remote Emergency Teaching due to the pandemic of new coronavirus. Theoretically, this study has its base on the socialcultural literacy studies, which assume reading and writing as social practices; on the assumptions of the Bakhtin Circle, which propose the linguistic approach and the studies on discursive genres in the process of social interaction; besides on the contributions of the New Rhetoric, whose assumptions conceive the discursive genre as social action. Methodologically, this research has as base Applied Linguistics. Data collection was in 2021, in the Professor Severino Bezerra state school, in Tangará, Rio Grande do Norte, in a 5th grade class of the Elementary School. To analyze data, this research has a qualitative and interpretive approach. Preliminary results revealed an improvement of students' reading and writing training and a greater familiarity with argumentative genres, in addition to a greater mastery of technologies in school literacy practices. Since different practices during literacy training, students could write some argumentative texts in diverse genres (comments, opinion piece etc.), they took a position defending their opinions, with a more autonomous and critical attitude, that points the importance of literacy project to the critical education, which aims to train students to the effective exercise of citizenship.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAProjeto de letramentoArgumentaçãoEnsino remoto emergencialCidadaniaProjeto de letramento, argumentação e cidadania no contexto pandêmico: ler, escrever e agir nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProjetoletramentoargumentacao_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf5688492https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55172/1/Projetoletramentoargumentacao_Oliveira_2023.pdff3a65d009e2ba7f45f38e2985e56002eMD51123456789/551722023-11-06 20:43:28.522oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-06T23:43:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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