Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gabriela de Sousa Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
id UFRN_192d173e7a0d937d1f7c317e27cf0543
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14775
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Gabriela de Sousa Martinshttp://lattes.cnpq.br/8320620928250775http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=nullSilva, Ana Cristina de Oliveira ehttp://lattes.cnpq.br/2636448157614016Fontes, Wilma Dias dehttp://lattes.cnpq.br/0984148113725984Salvetti, Marina de Góeshttp://lattes.cnpq.br/2728892775372573Freire, Izaura Luzia Silveriohttp://lattes.cnpq.br/6319638660319803Martino, Milva Maria Figueiredo dehttp://lattes.cnpq.br/7096939242634758Torres, Gilson de Vasconcelos2014-12-17T14:46:57Z2014-12-122014-12-17T14:46:57Z2014-07-21MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoA disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática profissional da enfermagem e ao estudo de procedimentos teóricopráticos. Na avaliação desse componente, torna-se fundamental observar como o estudante trabalha o conhecimento adquirido, como o aplica e o progresso no uso de instrumentos e recursos, bem como sua capacidade de julgamento crítico; favorecendo a concretização da assistência proveniente do processo educativo eficiente. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar os conhecimentos e as habilidades dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) matriculados em diferentes períodos sobre os procedimentos de higienização simples das mãos-HSM, mensuração da pressão arterial-PA, punção venosa periférica com cateter agulhado-PVP e sondagem vesical de demora masculina-SVD. Trata-se de estudo analítico com abordagem quantitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN desenvolvido em duas etapas: validação de conteúdo de quatro questionários e quatro listas de verificação; e identificação dos conhecimentos e habilidades dos procedimentos em questão. A população foi composta por dois públicos alvos, sendo o primeiro 27 juízes docentes de Universidades do Estado responsáveis por avaliar os instrumentos de coleta de dados, sendo todos considerados válidos quanto ao conteúdo e, o segundo, 186 acadêmicos de enfermagem da UFRN, matriculados do 5° ao 9° período do curso. O estudo obteve parecer favorável do CEP/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). A verificação dos conhecimentos ocorreu por meio da aplicação de questionários estruturados validados, com 12 questões objetivas cada (máximo de acertos) e observação da execução dos procedimentos com preenchimento das listas de verificação validadas, em laboratório de simulação. Os resultados foram analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes ANOVA, Wilcoxon e Friedman, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. Dos 186 pesquisados, 89,8% eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 26 anos (88,2%), solteiro/divorciado (86,6%), renda de 1 a 5 salários mínimos (74,2%). Quanto à experiência laboral, 18,3% tiveram experiência em saúde anterior a graduação; 15,6% tinham formação como técnico de enfermagem; e 10,2% trabalharam na área da saúde. Atualmente, 14,0% trabalham. A média de acertos do conhecimento nos quatro procedimentos variou de 6,2 a 8,8, sendo maior em HSM (8,6), seguida por SVD (7,8), PVP (7,4) e PA (6,7); o 6º período apresentou as piores médias em três dos quatro procedimentos (HSM, PA e SVD). Quanto às habilidades, o procedimento de PVP apresentou melhor média de acerto geral (21,2 ± 2,6), e a SVD masculina a média mais baixa, com maior variação (média 27,2 e DP 4,4), sendo a diferença entre períodos significante (p=0,041). Verificou-se que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos quatro procedimentos nos diferentes períodos da graduação em enfermagem (p<0,001, para cada procedimento). Os acadêmicos detêm melhor habilidade, de forma geral, ao comparar habilidade com o conhecimento nos procedimentos em estudo. Conclui-se pela rejeição da hipótese nula e aceitação da hipótese alternativa, na qual se evidencia que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos procedimentos de HSM, mensuração da PA, PVP e SVD nos diferentes períodos da graduação em enfermagem. A pesquisa acarretará repercussão para as profissões da saúde dada a natureza do cuidado, colaborando especialmente na formação dos enfermeiros, melhoria do ensino e expansão das reflexões acerca do ensino em Semiologia e Semiotécnica da Enfermagemapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFRNBRAssistência à SaúdeAlunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem PrimáriaStudents. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary NursingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMConhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGabrielaSMM_TESE.pdfapplication/pdf1186575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/1/GabrielaSMM_TESE.pdfa681a1de59e776a78b1ba0ba6228a2acMD51TEXTGabrielaSMM_TESE.pdf.txtGabrielaSMM_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain313409https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/6/GabrielaSMM_TESE.pdf.txt8d665ff0703ad656c420dcdae00948d4MD56THUMBNAILGabrielaSMM_TESE.pdf.jpgGabrielaSMM_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2999https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/7/GabrielaSMM_TESE.pdf.jpg2250c89e49974e037728795ae4aff813MD57123456789/147752017-11-01 05:42:09.954oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T08:42:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
title Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
spellingShingle Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
Melo, Gabriela de Sousa Martins
Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária
Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
title_full Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
title_fullStr Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
title_full_unstemmed Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
title_sort Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
author Melo, Gabriela de Sousa Martins
author_facet Melo, Gabriela de Sousa Martins
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8320620928250775
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Ana Cristina de Oliveira e
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2636448157614016
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Fontes, Wilma Dias de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0984148113725984
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Salvetti, Marina de Góes
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2728892775372573
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Freire, Izaura Luzia Silverio
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6319638660319803
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv Martino, Milva Maria Figueiredo de
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7096939242634758
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Gabriela de Sousa Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Gilson de Vasconcelos
contributor_str_mv Torres, Gilson de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária
topic Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária
Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-12
2014-12-17T14:46:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775
identifier_str_mv MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Assistência à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/1/GabrielaSMM_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/6/GabrielaSMM_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/7/GabrielaSMM_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a681a1de59e776a78b1ba0ba6228a2ac
8d665ff0703ad656c420dcdae00948d4
2250c89e49974e037728795ae4aff813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117553038819328