Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
id |
UFRN_192d173e7a0d937d1f7c317e27cf0543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14775 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Gabriela de Sousa Martinshttp://lattes.cnpq.br/8320620928250775http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=nullSilva, Ana Cristina de Oliveira ehttp://lattes.cnpq.br/2636448157614016Fontes, Wilma Dias dehttp://lattes.cnpq.br/0984148113725984Salvetti, Marina de Góeshttp://lattes.cnpq.br/2728892775372573Freire, Izaura Luzia Silveriohttp://lattes.cnpq.br/6319638660319803Martino, Milva Maria Figueiredo dehttp://lattes.cnpq.br/7096939242634758Torres, Gilson de Vasconcelos2014-12-17T14:46:57Z2014-12-122014-12-17T14:46:57Z2014-07-21MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoA disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática profissional da enfermagem e ao estudo de procedimentos teóricopráticos. Na avaliação desse componente, torna-se fundamental observar como o estudante trabalha o conhecimento adquirido, como o aplica e o progresso no uso de instrumentos e recursos, bem como sua capacidade de julgamento crítico; favorecendo a concretização da assistência proveniente do processo educativo eficiente. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar os conhecimentos e as habilidades dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) matriculados em diferentes períodos sobre os procedimentos de higienização simples das mãos-HSM, mensuração da pressão arterial-PA, punção venosa periférica com cateter agulhado-PVP e sondagem vesical de demora masculina-SVD. Trata-se de estudo analítico com abordagem quantitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN desenvolvido em duas etapas: validação de conteúdo de quatro questionários e quatro listas de verificação; e identificação dos conhecimentos e habilidades dos procedimentos em questão. A população foi composta por dois públicos alvos, sendo o primeiro 27 juízes docentes de Universidades do Estado responsáveis por avaliar os instrumentos de coleta de dados, sendo todos considerados válidos quanto ao conteúdo e, o segundo, 186 acadêmicos de enfermagem da UFRN, matriculados do 5° ao 9° período do curso. O estudo obteve parecer favorável do CEP/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). A verificação dos conhecimentos ocorreu por meio da aplicação de questionários estruturados validados, com 12 questões objetivas cada (máximo de acertos) e observação da execução dos procedimentos com preenchimento das listas de verificação validadas, em laboratório de simulação. Os resultados foram analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes ANOVA, Wilcoxon e Friedman, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. Dos 186 pesquisados, 89,8% eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 26 anos (88,2%), solteiro/divorciado (86,6%), renda de 1 a 5 salários mínimos (74,2%). Quanto à experiência laboral, 18,3% tiveram experiência em saúde anterior a graduação; 15,6% tinham formação como técnico de enfermagem; e 10,2% trabalharam na área da saúde. Atualmente, 14,0% trabalham. A média de acertos do conhecimento nos quatro procedimentos variou de 6,2 a 8,8, sendo maior em HSM (8,6), seguida por SVD (7,8), PVP (7,4) e PA (6,7); o 6º período apresentou as piores médias em três dos quatro procedimentos (HSM, PA e SVD). Quanto às habilidades, o procedimento de PVP apresentou melhor média de acerto geral (21,2 ± 2,6), e a SVD masculina a média mais baixa, com maior variação (média 27,2 e DP 4,4), sendo a diferença entre períodos significante (p=0,041). Verificou-se que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos quatro procedimentos nos diferentes períodos da graduação em enfermagem (p<0,001, para cada procedimento). Os acadêmicos detêm melhor habilidade, de forma geral, ao comparar habilidade com o conhecimento nos procedimentos em estudo. Conclui-se pela rejeição da hipótese nula e aceitação da hipótese alternativa, na qual se evidencia que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos procedimentos de HSM, mensuração da PA, PVP e SVD nos diferentes períodos da graduação em enfermagem. A pesquisa acarretará repercussão para as profissões da saúde dada a natureza do cuidado, colaborando especialmente na formação dos enfermeiros, melhoria do ensino e expansão das reflexões acerca do ensino em Semiologia e Semiotécnica da Enfermagemapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFRNBRAssistência à SaúdeAlunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem PrimáriaStudents. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary NursingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMConhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGabrielaSMM_TESE.pdfapplication/pdf1186575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/1/GabrielaSMM_TESE.pdfa681a1de59e776a78b1ba0ba6228a2acMD51TEXTGabrielaSMM_TESE.pdf.txtGabrielaSMM_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain313409https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/6/GabrielaSMM_TESE.pdf.txt8d665ff0703ad656c420dcdae00948d4MD56THUMBNAILGabrielaSMM_TESE.pdf.jpgGabrielaSMM_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2999https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/7/GabrielaSMM_TESE.pdf.jpg2250c89e49974e037728795ae4aff813MD57123456789/147752017-11-01 05:42:09.954oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T08:42:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
title |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
spellingShingle |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem Melo, Gabriela de Sousa Martins Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
title_short |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
title_full |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
title_fullStr |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
title_sort |
Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem |
author |
Melo, Gabriela de Sousa Martins |
author_facet |
Melo, Gabriela de Sousa Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8320620928250775 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Ana Cristina de Oliveira e |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2636448157614016 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Fontes, Wilma Dias de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0984148113725984 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Salvetti, Marina de Góes |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2728892775372573 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Freire, Izaura Luzia Silverio |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6319638660319803 |
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv |
Martino, Milva Maria Figueiredo de |
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7096939242634758 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Gabriela de Sousa Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Gilson de Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Torres, Gilson de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária |
topic |
Alunos de enfermagem. Avaliação Educacional. Competência profissional. Enfermagem Primária Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Students. Nursing. Educational Measurement. Professional Competence. Primary Nursing |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:46:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-12 2014-12-17T14:46:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775 |
identifier_str_mv |
MELO, Gabriela de Sousa Martins. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem. 2014. 140 f. Tese (Doutorado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Assistência à Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/1/GabrielaSMM_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/6/GabrielaSMM_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14775/7/GabrielaSMM_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a681a1de59e776a78b1ba0ba6228a2ac 8d665ff0703ad656c420dcdae00948d4 2250c89e49974e037728795ae4aff813 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117553038819328 |