As identidades juvenis urbanas como autopercepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolar
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31802 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa em Ensino de História, a propósito do protagonismo dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba, Rio Grande do Norte, momento no qual se verificou a necessidade de investigar como as identidades juvenis urbanas desenvolvem a percepção de si e do “outro” e como essas relações de identidade se ligam a produção do conhecimento histórico escolar. Em razão deste problema, buscamos compreender a relação existente entre a percepção identitária juvenil (individual e coletiva) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica acerca das alterações sofridas pelo o Ensino de História, sua produção didática e o desenvolvimento de novas perspectivas de ensino. Em seguida, realizamos discussões sobre os conceitos de identidade, memória e fluidez das composições sociais dos agrupamentos juvenis, a fim de preparar os alunos para a experiência prática de compreender o que é identidade a partir da ação autorreflexiva acerca do significado (inicial) do conceito para aqueles sujeitos. Prosseguimos acrescentando discussões sobre a relação entre consciência histórica e o Ensino de História. Para a coleta dos dados empíricos adotamos o método da pesquisa ação, por considerá-lo o mais adequado para realização desta investigação, uma vez que esta metodologia cientifica associa experiências individuais da práxis docente aos métodos científicos da pesquisa histórica, permitindo, dessa maneira, o entrecruzamento com as historicidades dos alunos, suas narrativas escritas de aprendizagem e as diversas tipologias de consciência histórica, sendo esses elementos fontes indispensáveis para compreensão do processo de construção do conhecimento histórico escolar. Em função dos resultados obtidos na pesquisa estruturamos uma proposta interventiva no formato de Oficina Didática, com o propósito de orientar o (a) professor (a) no decurso da aplicabilidade desta metodologia ativa em sua sala de aula. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31802Este trabalho apresenta uma pesquisa em Ensino de História, a propósito do protagonismo dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba, Rio Grande do Norte, momento no qual se verificou a necessidade de investigar como as identidades juvenis urbanas desenvolvem a percepção de si e do “outro” e como essas relações de identidade se ligam a produção do conhecimento histórico escolar. Em razão deste problema, buscamos compreender a relação existente entre a percepção identitária juvenil (individual e coletiva) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica acerca das alterações sofridas pelo o Ensino de História, sua produção didática e o desenvolvimento de novas perspectivas de ensino. Em seguida, realizamos discussões sobre os conceitos de identidade, memória e fluidez das composições sociais dos agrupamentos juvenis, a fim de preparar os alunos para a experiência prática de compreender o que é identidade a partir da ação autorreflexiva acerca do significado (inicial) do conceito para aqueles sujeitos. Prosseguimos acrescentando discussões sobre a relação entre consciência histórica e o Ensino de História. Para a coleta dos dados empíricos adotamos o método da pesquisa ação, por considerá-lo o mais adequado para realização desta investigação, uma vez que esta metodologia cientifica associa experiências individuais da práxis docente aos métodos científicos da pesquisa histórica, permitindo, dessa maneira, o entrecruzamento com as historicidades dos alunos, suas narrativas escritas de aprendizagem e as diversas tipologias de consciência histórica, sendo esses elementos fontes indispensáveis para compreensão do processo de construção do conhecimento histórico escolar. Em função dos resultados obtidos na pesquisa estruturamos uma proposta interventiva no formato de Oficina Didática, com o propósito de orientar o (a) professor (a) no decurso da aplicabilidade desta metodologia ativa em sua sala de aula.This master thesis presents a research in History Teaching Science, regarding the role of students in the 8th grade of Elementary School at the Professor Paulo Nobre State School, in Macaíba, Rio Grande do Norte, a moment in which the need to investigate how identities urban youths develop the perception of themselves and the “other” and how these identity relationships are linked to the production of school historical knowledge. According to these questions, we sought to understand the relationship between the perception of youth identity (individual and collective) and the construction of historical knowledge in the classroom. To this end, we started a research performing a historical contextualization about the changes suffered by History Teaching, its didactic production and the development of new teaching perspectives. Then, we perform the function on the concepts of identity, memory and fluidity of the social compositions of youth groups, in order to prepare students for the practical experience of understanding identity from the self-reflective action on what this concept means, bol, for these subjects. We continue to elaborate on the relationship between historical consciousness and History Teaching. In the sequence, we approach the action research method, as it is considered the most suitable for carrying out this investigation, since this scientific methodology associates individual experiences of the teaching praxis with the scientific methods of historical research, thus allowing the intersection with the students' historicities, their written learning narratives and as different types of historical awareness, these elements being indispensable sources for understanding the process of building school historical knowledge. After getting search results was structured an interventionist proposal in History Teaching promoted as a Didactic Workshop because is interactive, challenging and dynamic which allows the teacher to adapt our proposal to their teaching reality.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilAutorreflexãoHistoricidadesConsciência históricaIdentidadePesquisa açãoEnsino de HistóriaAs identidades juvenis urbanas como autopercepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIdentidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.txtIdentidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain310995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31802/2/Identidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.txt757d647f36d99f37a52eae7b42ce3a83MD52THUMBNAILIdentidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.jpgIdentidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31802/3/Identidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf.jpgdb6ff19e33bb0db50f9af83b61cbd653MD53ORIGINALIdentidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdfapplication/pdf1636437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31802/1/Identidadesjuvenisurbanas_Alencar_2020.pdf9923b9a884a47967edbb20a22c34dbf0MD51123456789/318022021-03-14 05:48:52.837oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31802Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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