Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Vinicios Santos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56783
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso da substituição do elemento de máquinas utilizado como componente de ligação entre um motor de combustão interna a diesel (MCP) e redutor de velocidade (reversora) do sistema de propulsão de um navio patrulha da Marinha do Brasil – MB. Sendo um acoplamento de engrenagens (de fabricação Alemã) originalmente montado ao sistema de propulsão da embarcação, o qual apresentava alto custo para mantenimento de operação e reparo, bem como a exigência de pessoal qualificado para manutenção. Foram realizados cálculos, análises e estudo dos dados obtidos entre os tipos de elementos de ligação, considerando as características da conexão e transmissão do movimento rotativo do conjunto motor-reversora com o objetivo de caracterizar e classificar o acoplamento de lâminas adequado como elemento substituto do acoplamento de engrenagens. Após a substituição, ficou evidente a importância da relação entre a gestão do material e planejamento de manutenção para minimizar os custos de aquisição e manutenção do elemento de transmissão de movimento. Também fica patente a melhoria do trabalho dos militares responsáveis pela manutenção e operação do sistema de propulsão da embarcação.
id UFRN_1abd446e67c07b5081cb6bed06887d92
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56783
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Paulo Vinicios Santos daSanches, Fabio DalmazzoBezerra, Alexandre Mateus MendonçaFerreira, Evans Paiva da Costa2023-12-22T11:44:13Z2023-12-22T11:44:13Z2023-12-13SILVA, Paulo Vinicios Santos da. Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56783O presente trabalho é um estudo de caso da substituição do elemento de máquinas utilizado como componente de ligação entre um motor de combustão interna a diesel (MCP) e redutor de velocidade (reversora) do sistema de propulsão de um navio patrulha da Marinha do Brasil – MB. Sendo um acoplamento de engrenagens (de fabricação Alemã) originalmente montado ao sistema de propulsão da embarcação, o qual apresentava alto custo para mantenimento de operação e reparo, bem como a exigência de pessoal qualificado para manutenção. Foram realizados cálculos, análises e estudo dos dados obtidos entre os tipos de elementos de ligação, considerando as características da conexão e transmissão do movimento rotativo do conjunto motor-reversora com o objetivo de caracterizar e classificar o acoplamento de lâminas adequado como elemento substituto do acoplamento de engrenagens. Após a substituição, ficou evidente a importância da relação entre a gestão do material e planejamento de manutenção para minimizar os custos de aquisição e manutenção do elemento de transmissão de movimento. Também fica patente a melhoria do trabalho dos militares responsáveis pela manutenção e operação do sistema de propulsão da embarcação.This work is a case study of the replacement of the machine element used as a connecting component between a diesel internal combustion engine (MCP) and speed reducer (reverser) of the propulsion system of a Brazilian Navy patrol vessel – MB. Being a gear coupling (German-made) originally fitted to the vessel's propulsion system, which presented high costs for operation maintenance and repair, as well as the requirement of qualified personnel for maintenance. Calculations, analyses and study of the data obtained between the types of connecting elements were carried out considering the characteristics of the connection and transmission of the rotary movement of the motor-reverser assembly in order to characterize and classify the suitable blade coupling as a substitute element for the gear coupling. After the replacement, the importance of the relationship between material management and maintenance planning to minimize the costs of acquisition and maintenance of the motion transmission element became evidente. The improvement in the work of the service members responsible for the maintenance and operation of the vessel's propulsion system is also evident.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia MecânicaUFRNBrasilDepartamento de Engenharia MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAacoplamentoengrenagenslâminasnavioEstudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminasComparative study of the replacement of gear coupling by blade couplinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEstudoComparativoAcoplamentoEngrenagensELâminas_Silva_13dezembro2023.pdfEstudoComparativoAcoplamentoEngrenagensELâminas_Silva_13dezembro2023.pdfTrabalho Conclusão de Curso. Paulo Vinicios S. da Silvaapplication/pdf2473421https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56783/1/EstudoComparativoAcoplamentoEngrenagensEL%c3%a2minas_Silva_13dezembro2023.pdff87994b0614d6e5de25a92eb2f00c9bcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56783/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/567832023-12-22 08:44:14.246oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T11:44:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Comparative study of the replacement of gear coupling by blade coupling
title Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
spellingShingle Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
Silva, Paulo Vinicios Santos da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
acoplamento
engrenagens
lâminas
navio
title_short Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
title_full Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
title_fullStr Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
title_full_unstemmed Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
title_sort Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas
author Silva, Paulo Vinicios Santos da
author_facet Silva, Paulo Vinicios Santos da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sanches, Fabio Dalmazzo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bezerra, Alexandre Mateus Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicios Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Evans Paiva da Costa
contributor_str_mv Ferreira, Evans Paiva da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
acoplamento
engrenagens
lâminas
navio
dc.subject.por.fl_str_mv acoplamento
engrenagens
lâminas
navio
description O presente trabalho é um estudo de caso da substituição do elemento de máquinas utilizado como componente de ligação entre um motor de combustão interna a diesel (MCP) e redutor de velocidade (reversora) do sistema de propulsão de um navio patrulha da Marinha do Brasil – MB. Sendo um acoplamento de engrenagens (de fabricação Alemã) originalmente montado ao sistema de propulsão da embarcação, o qual apresentava alto custo para mantenimento de operação e reparo, bem como a exigência de pessoal qualificado para manutenção. Foram realizados cálculos, análises e estudo dos dados obtidos entre os tipos de elementos de ligação, considerando as características da conexão e transmissão do movimento rotativo do conjunto motor-reversora com o objetivo de caracterizar e classificar o acoplamento de lâminas adequado como elemento substituto do acoplamento de engrenagens. Após a substituição, ficou evidente a importância da relação entre a gestão do material e planejamento de manutenção para minimizar os custos de aquisição e manutenção do elemento de transmissão de movimento. Também fica patente a melhoria do trabalho dos militares responsáveis pela manutenção e operação do sistema de propulsão da embarcação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T11:44:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T11:44:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paulo Vinicios Santos da. Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56783
identifier_str_mv SILVA, Paulo Vinicios Santos da. Estudo comparativo da substituição do acoplamento de engrenagens pelo acoplamento de lâminas. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Engenharia Mecânica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56783/1/EstudoComparativoAcoplamentoEngrenagensEL%c3%a2minas_Silva_13dezembro2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56783/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f87994b0614d6e5de25a92eb2f00c9bc
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832841541812224