Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Cláudia Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20252
Resumo: A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas forma s e em múltiplos contextos. Nest e estudo, destaca - se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universi dade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou - se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia - se em discussões de autores acerca d a prática musical coletiva , d a formação instrumental na educação musical , a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem na prática musical coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nes ta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações , e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra . Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados fo ram efetivadas pela técnica de A nálise de C onteúdo apresentando categorias que revelam a aprendizagem musical através de instâncias de aprendizagem percebidas nos ensaios, concertos, na convivência com o maestro e entre músicos , com professores colaboradores do projeto e músicos convidados, individualmente, nas viagens e intercâmbios com outros grupos orquestrais . Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo grupo possibili ta m uma formação musical integral que orienta seus componentes a adquirir autonomia de sua aprendizagem , preparando - os para o futuro profissional.
id UFRN_1b1d7370433e3323cb9e73ef9cb3a152
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20252
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais, Ana Cláudia Silvahttp://lattes.cnpq.br/8481179691396673http://lattes.cnpq.br/4109841302196613Queiroz, Luis Ricardo Silvahttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356Santos, Carla Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/0002029685789732Santa Rosa, Amélia Martins Dias2016-04-20T22:25:06Z2016-04-20T22:25:06Z2015-05-22MORAIS, Ana Cláudia Silva. Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20252A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas forma s e em múltiplos contextos. Nest e estudo, destaca - se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universi dade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou - se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia - se em discussões de autores acerca d a prática musical coletiva , d a formação instrumental na educação musical , a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem na prática musical coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nes ta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações , e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra . Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados fo ram efetivadas pela técnica de A nálise de C onteúdo apresentando categorias que revelam a aprendizagem musical através de instâncias de aprendizagem percebidas nos ensaios, concertos, na convivência com o maestro e entre músicos , com professores colaboradores do projeto e músicos convidados, individualmente, nas viagens e intercâmbios com outros grupos orquestrais . Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo grupo possibili ta m uma formação musical integral que orienta seus componentes a adquirir autonomia de sua aprendizagem , preparando - os para o futuro profissional.Music and music education are present in the daily lives of people in different ways and in multiple contexts. In this study, we highlight the musical training in the orchestral context aiming to understand how learning music happens in the Symphony Orches tra of the Universidade Federal do Ri o Grande do Norte – OSUFRN. To achieve this goal, we identified all the activities, structure and functioning in OSUFRN; we have observed the development of activities of the group by checking the interactions among the participants of the orchestra and the different ways to learn music in that orchestral context. The research is based on discussions about collective musical practice, instrumen tal training in music education, the process of learning and the relationship between young people and music in the context of collective musical practice learning. Qualitative approach and case study were used as methodological procedures. Data collection was established by means of on - site observations, accompanying of the activities, rehearsals and performances of group and semi - structured interviews with the conductor and some participants with more time in the orchestra. We have also used photographs a nd footage that helped us in the procedure collection and construction of data. The analysis and interpretation of these data were enforced by Content Analysis featuring. It reveals the musical learning, through learning instances perceived in rehearsals, concerts, in living with the conductor and between musicians, teachers, employees and guest musicians, individually in travel and exchanges with other orchestral groups. In this way the activities developed by the group enable a comprehensive musical educa tion that guides to acquire autonomy in their learning and preparing them for future careers.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAOrquestra sinfônicaPrática musical coletivaAprendizagem musicalFormação instrumentalAprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdfAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdfapplication/pdf3562617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/1/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdff40538329d74fba79155f7dcad2454fdMD51TEXTAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.txtAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain318052https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/6/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.txtbbdb9c1760e45a018afe206eb2ea51fcMD56THUMBNAILAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.jpgAnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/7/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.jpgce7242410dbf5875f1923770d8793e35MD57123456789/202522017-11-04 08:46:51.142oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T11:46:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
title Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
spellingShingle Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
Morais, Ana Cláudia Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Orquestra sinfônica
Prática musical coletiva
Aprendizagem musical
Formação instrumental
title_short Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
title_full Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
title_fullStr Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
title_full_unstemmed Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
title_sort Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN
author Morais, Ana Cláudia Silva
author_facet Morais, Ana Cláudia Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8481179691396673
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5224390361847356
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Carla Pereira dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0002029685789732
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Cláudia Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
contributor_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Orquestra sinfônica
Prática musical coletiva
Aprendizagem musical
Formação instrumental
dc.subject.por.fl_str_mv Orquestra sinfônica
Prática musical coletiva
Aprendizagem musical
Formação instrumental
description A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas forma s e em múltiplos contextos. Nest e estudo, destaca - se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universi dade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou - se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia - se em discussões de autores acerca d a prática musical coletiva , d a formação instrumental na educação musical , a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem na prática musical coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nes ta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações , e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra . Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados fo ram efetivadas pela técnica de A nálise de C onteúdo apresentando categorias que revelam a aprendizagem musical através de instâncias de aprendizagem percebidas nos ensaios, concertos, na convivência com o maestro e entre músicos , com professores colaboradores do projeto e músicos convidados, individualmente, nas viagens e intercâmbios com outros grupos orquestrais . Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo grupo possibili ta m uma formação musical integral que orienta seus componentes a adquirir autonomia de sua aprendizagem , preparando - os para o futuro profissional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T22:25:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-20T22:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Ana Cláudia Silva. Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20252
identifier_str_mv MORAIS, Ana Cláudia Silva. Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/1/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/6/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20252/7/AnaClaudiaSilvaMorais_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f40538329d74fba79155f7dcad2454fd
bbdb9c1760e45a018afe206eb2ea51fc
ce7242410dbf5875f1923770d8793e35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117504651231232