Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ângelo Gustavo Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22470
Resumo: O presente trabalho discute aspectos relacionados a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do 1° Grau. Para tanto objetivamos desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que proporcionasse sentido e significado no ensino e aprendizagem de Função numa turma do 1º ano do ensino médio noturno. De início fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre Função, e, com base nos resultados obtidos elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades que visavam apresentar e discutir os elementos que compunham uma Função Polinomial do 1º Grau, bem como a relação existente entre tais elementos. Todos esses passos culminaram no nosso produto educacional que foi a elaboração e aplicação de uma UEPS. Após a aplicação do nosso produto percebemos uma melhora acentuada na compreensão e manipulação algébrica e aritmética de uma Função Polinomial do 1º Grau por parte dos alunos; ensejando a viabilidade em pautar o processo de ensino e aprendizagem numa forma de aprender que seja significativa.
id UFRN_1be18787264ccc2fc877491e29bc3310
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22470
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Ângelo Gustavo MendesSilva Junior, Carlos Neco daOliveira, Rosalba Lopes deBandeira, Francisco de Assis2017-03-27T17:01:05Z2017-03-27T17:01:05Z2015-07-30COSTA, Ângelo Gustavo Mendes. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22470porUnidade de ensino potencialmente significativa (ueps) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grauCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAprendizagem SignificativaFunção polinomial do 1º grauEnsinoUnidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO presente trabalho discute aspectos relacionados a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do 1° Grau. Para tanto objetivamos desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que proporcionasse sentido e significado no ensino e aprendizagem de Função numa turma do 1º ano do ensino médio noturno. De início fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre Função, e, com base nos resultados obtidos elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades que visavam apresentar e discutir os elementos que compunham uma Função Polinomial do 1º Grau, bem como a relação existente entre tais elementos. Todos esses passos culminaram no nosso produto educacional que foi a elaboração e aplicação de uma UEPS. Após a aplicação do nosso produto percebemos uma melhora acentuada na compreensão e manipulação algébrica e aritmética de uma Função Polinomial do 1º Grau por parte dos alunos; ensejando a viabilidade em pautar o processo de ensino e aprendizagem numa forma de aprender que seja significativa.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdfAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf4865492https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/1/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdff37cbb1b483e0a7df6979a70aa53ccd5MD51Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdfapplication/pdf568768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf852fa540c4eff7361eb5ef5efa5db22bMD56TEXTAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.txtAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain216819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/4/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.txtb2b35660bbed7b1ca8e20e5b53c9daa1MD54Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain66997https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.txt5bd497834dbd2e4a2eb5534ad88b800cMD57THUMBNAILAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.jpgAngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/5/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.jpg4674a56e57b04eb5b139d25bb6bc065dMD55Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.jpg984753c94b9b66c9dcb70d1000b19325MD58123456789/224702020-01-05 04:56:14.587oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22470Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:56:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
title Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
spellingShingle Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
Costa, Ângelo Gustavo Mendes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Aprendizagem Significativa
Função polinomial do 1º grau
Ensino
title_short Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
title_full Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
title_fullStr Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
title_full_unstemmed Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
title_sort Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
author Costa, Ângelo Gustavo Mendes
author_facet Costa, Ângelo Gustavo Mendes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva Junior, Carlos Neco da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ângelo Gustavo Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
contributor_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Aprendizagem Significativa
Função polinomial do 1º grau
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Função polinomial do 1º grau
Ensino
description O presente trabalho discute aspectos relacionados a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do 1° Grau. Para tanto objetivamos desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que proporcionasse sentido e significado no ensino e aprendizagem de Função numa turma do 1º ano do ensino médio noturno. De início fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre Função, e, com base nos resultados obtidos elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades que visavam apresentar e discutir os elementos que compunham uma Função Polinomial do 1º Grau, bem como a relação existente entre tais elementos. Todos esses passos culminaram no nosso produto educacional que foi a elaboração e aplicação de uma UEPS. Após a aplicação do nosso produto percebemos uma melhora acentuada na compreensão e manipulação algébrica e aritmética de uma Função Polinomial do 1º Grau por parte dos alunos; ensejando a viabilidade em pautar o processo de ensino e aprendizagem numa forma de aprender que seja significativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-27T17:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-27T17:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Ângelo Gustavo Mendes. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22470
identifier_str_mv COSTA, Ângelo Gustavo Mendes. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Unidade de ensino potencialmente significativa (ueps) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/1/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/4/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/5/AngeloGustavoMendesCosta_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22470/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Costa_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f37cbb1b483e0a7df6979a70aa53ccd5
852fa540c4eff7361eb5ef5efa5db22b
b2b35660bbed7b1ca8e20e5b53c9daa1
5bd497834dbd2e4a2eb5534ad88b800c
4674a56e57b04eb5b139d25bb6bc065d
984753c94b9b66c9dcb70d1000b19325
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117632551288832