Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31820 |
Resumo: | Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química. |
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Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. 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Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.Determining the electron arrangements of atomic and ionic species, as well as knowing the reasons for these configurations, is of fundamental importance to understand and explain some phenomena, as well as to make predictions about the properties of chemical elements. Traditionally, that topic has been addressed in chemistry textbooks using Linus Pauling's electron distribution diagram. Despite the simplicity and advantages of that diagram for the distribution of electrons of atoms and ions, this model presents some limitations in representing the electron configurations of about 20% of the chemical elements; particularly for ions of these elements, the difficulties become even more evident. Considering this matter, the present work carried out a study on the use of diagrams developed by Rich-Suter (1988) to approach the electronic configurations of chemical species in the teaching and learning context. Therefore, a didactic sequence was planned and applied, with the participation of chemistry undergraduate students at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), in Mossoró - RN. The aim of this work was to analyze the use of these diagrams in the process of the teaching and learning on electronic configurations of transition elements, through the mentioned didactic sequence. The research is qualitative in nature and can be classified as exploratory. Data were collected from a questionnaire, evaluative activities, field notes and audio recording of discursive interactions along of the teaching sequence. Findings suggest that the use of RichSuter (1988) diagrams linked to the approach of phenomenological and submicroscopic aspects of chemical knowledge in the context of the teaching sequence was useful in favoring and expanding students' knowledge regarding to the electronic configurations of atoms and ions. From the observations carried out in this work, an instructional material has been designed in the form of a booklet as a suggestion for the approach of this theme in the teaching and learning of chemistry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilConfiguração eletrônicaDiagrama de Rich-SuterElementos de transiçãoUso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdfapplication/pdf113371242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/1/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf81688e7af9e4cb3cf43d3bb85a376f2fMD51TEXTUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txtUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain140324https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/2/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txt28dab3c127ae087cf252d82e7f639516MD52THUMBNAILUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpgUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/3/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpg9da37bdfc66eb4d3e403f8891325fdcdMD53123456789/318202021-03-14 05:48:59.706oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31820Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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