Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Vagneide de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27967
Resumo: O lugar que a literatura de expressão francesa, em particular guianense, ocupa no contexto brasileiro é quase inexistente. Existe uma penúria de artigos científicos, de traduções de obras, de estudos críticos e literários. Ora, o debate sobre o colonialismo e o pós-colonialismo do século XX interessa pensadores de diversos países, como Homi Bhabha (1949), Edward Saïd (1978; 1995) e Gayatri Spyvak (1985). Poetas como Léon-Gontran Damas (1937) ou Aimé Césaire (1950) e filósofos antilhanos como Frantz Fanon (1952) e Édouard Glissant (1981) refletiram profundamente sobre o mundo no qual estamos inseridos, a partir da condição colonial e da herança da escravatura que tanto marcou a Guiana, a Martinica, enfim, as Antilhas Francesas. Eles interpretaram estes espaços e desestabilizaram os lugares comuns e as narrativas coloniais, interrogando-as a partir dos territórios, da presença física das pessoas e das suas subjetividades, fundando assim a base, e a prática teórica dos estudos pós-coloniais. Neste contexto, Christiane Taubira escreveu, em 2002, o livro L’esclavage raconté à ma fille, com o propósito de revisitar e interrogar a história silenciada do tráfico negreiro e da escravidão nas Américas, no Caribe e no Oceano Indico como crimes contra a humanidade. O principal objetivo da pesquisa se constitui na identificação e na análise dos procedimentos utilizados pela autora para a construção da identidade individual e da alteridade coletiva da pluriétnica sociedade guianense. Para tanto, utilizaremos como principal aporte teórico os estudos de Édouard Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) que apontam para às questões identitárias e as relações entre as culturas no mundo contemporâneo. A presente dissertação visa, em um primeiro momento, trazer um recorte histórico com o propósito de situar a obra em estudo, além de apresentar um conjunto de informações relativas ao período colonial francês e seu vínculo com o passado da Guiana. Em um segundo momento, procura examinar o percurso de busca da identidade de comunidades negras nas Américas e na França, que originarão os movimentos culturais nas primeiras décadas do século XX; para em seguida, investigar a evolução da teoria póscolonial, em particular na literatura guianense e caribenha; para uma maior compreensão do pensamento de Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) se faz necessário traçar o perfil da pluriétnica sociedade guianense. Em um terceiro momento, a intenção é de realizar uma leitura analítica da obra L’esclavage raconté à ma fille (2002), em seus aspectos textual, estrutural e temático enfocando o diálogo produzido pela autora entre a literatura e os eventos históricos que constituem a trama, a fim de romper o processo de representação dos negros enquanto atrasados, incivilizados, inferiorizados, odiados, intoleráveis, que a literatura colonial elaborou durante séculos.
id UFRN_1ccfdd243fd16babc3feaf4de9267389
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27967
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Maria Vagneide de OliveiraFerreira, José LuizAlbergaria, Enilce do CarmoVenâncio, Karina Chianca2019-11-22T23:08:29Z2019-11-22T23:08:29Z2019-07-30FERREIRA, Maria Vagneide de Oliveira. Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27967O lugar que a literatura de expressão francesa, em particular guianense, ocupa no contexto brasileiro é quase inexistente. Existe uma penúria de artigos científicos, de traduções de obras, de estudos críticos e literários. Ora, o debate sobre o colonialismo e o pós-colonialismo do século XX interessa pensadores de diversos países, como Homi Bhabha (1949), Edward Saïd (1978; 1995) e Gayatri Spyvak (1985). Poetas como Léon-Gontran Damas (1937) ou Aimé Césaire (1950) e filósofos antilhanos como Frantz Fanon (1952) e Édouard Glissant (1981) refletiram profundamente sobre o mundo no qual estamos inseridos, a partir da condição colonial e da herança da escravatura que tanto marcou a Guiana, a Martinica, enfim, as Antilhas Francesas. Eles interpretaram estes espaços e desestabilizaram os lugares comuns e as narrativas coloniais, interrogando-as a partir dos territórios, da presença física das pessoas e das suas subjetividades, fundando assim a base, e a prática teórica dos estudos pós-coloniais. Neste contexto, Christiane Taubira escreveu, em 2002, o livro L’esclavage raconté à ma fille, com o propósito de revisitar e interrogar a história silenciada do tráfico negreiro e da escravidão nas Américas, no Caribe e no Oceano Indico como crimes contra a humanidade. O principal objetivo da pesquisa se constitui na identificação e na análise dos procedimentos utilizados pela autora para a construção da identidade individual e da alteridade coletiva da pluriétnica sociedade guianense. Para tanto, utilizaremos como principal aporte teórico os estudos de Édouard Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) que apontam para às questões identitárias e as relações entre as culturas no mundo contemporâneo. A presente dissertação visa, em um primeiro momento, trazer um recorte histórico com o propósito de situar a obra em estudo, além de apresentar um conjunto de informações relativas ao período colonial francês e seu vínculo com o passado da Guiana. Em um segundo momento, procura examinar o percurso de busca da identidade de comunidades negras nas Américas e na França, que originarão os movimentos culturais nas primeiras décadas do século XX; para em seguida, investigar a evolução da teoria póscolonial, em particular na literatura guianense e caribenha; para uma maior compreensão do pensamento de Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) se faz necessário traçar o perfil da pluriétnica sociedade guianense. Em um terceiro momento, a intenção é de realizar uma leitura analítica da obra L’esclavage raconté à ma fille (2002), em seus aspectos textual, estrutural e temático enfocando o diálogo produzido pela autora entre a literatura e os eventos históricos que constituem a trama, a fim de romper o processo de representação dos negros enquanto atrasados, incivilizados, inferiorizados, odiados, intoleráveis, que a literatura colonial elaborou durante séculos.The status that Literature of French expression, in particular the Guyanese one, takes place in Brazilian context is almost non-existent. There is a shortage of academic papers, translations or even literary studies. Currently, the debate on colonialism and postcolonialism in the twentieth century brings to the light ideas from experts of several countries, such as, Homi Bhabha (1949), Edward Saïd (1978; 1995) and Gayatri Spyvak (1985). Poets as Léon-Gontran Damas (1937) or Aimé Césaire (1950) and Antilles philosophers as Frantz Fanon (1952) and Édouard Glissant (1981), have reflected deeply on which world we are inserted, taking as a starting point colonial condition and slavery heritage that have marked so much both Guyana and Martinique, the French Antilles. They have interpreted such spaces and have questioned some common places and colonial narratives, approaching them considering dominions, people physical presence and their subjectivities, founding the basis for practical and theoretical studies on postcolonialism. In this context, Christiane Taubira wrote, in 2002, her book entitled L’esclavage raconté à ma fille aiming at revisiting and questioning the silent history of slave trade and slavery in Americas, Caribbean and Indian Ocean as crimes against humanity. Thus, the main purpose of this research is identifying and analyzing procedures used by the author to construct individual identity and collective otherness from Guyanese multiethnic society. For such approach, it has been used as theoretical framework studies developed by Édouard Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) concerned to identity questions and relationships among cultures in contemporary world. Therefore, this dissertation aims, at first glance, to bring a historical clipping to contextualize the studied piece, besides introducing an information set concerned to French colonial period and its link to Guyana past time. Secondly, it will be examined identity search trajectory of black communities in Americas and France, which originate cultural movements in the first decades of the 20th century. Then, the evolution of the postcolonial theory will be investigated, particularly in Guyanese and Caribbean literature. To understand Glissant’s thought, especially Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007), it is necessary to construct a profile from Guyanese multiethnic society. In a third moment, the purpose is to develop an analytical reading from the piece L’esclavage raconté à ma fille (2002), considering its textual, structural and thematic aspects, focusing interrelations produced by the author between literature and historical events which constitute the plot, in order to break up the process of representation for blacks as antiquated, uncivilized, slighter, hated and intolerable, which colonialist literature worked out for centuries.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAChristiane TaubiraEscravidãoIdentidadeAlteridadeLiteratura pós-colonialGuiana FrancesaConstrução da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstruçãoidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdfapplication/pdf1522872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/1/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf74661045f3213f80698a5f5cad4d29e9MD51TEXTConstruçãoidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.txtConstruçãoidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain385782https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/2/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.txt3208faa3d467d8b1826f64e0f5e78032MD52THUMBNAILConstruçãoidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.jpgConstruçãoidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/3/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.jpg0bdb170e9c6ac9474cccdb9feab75f5bMD53123456789/279672019-11-24 02:18:34.727oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
title Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
spellingShingle Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
Ferreira, Maria Vagneide de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Christiane Taubira
Escravidão
Identidade
Alteridade
Literatura pós-colonial
Guiana Francesa
title_short Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
title_full Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
title_fullStr Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
title_full_unstemmed Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
title_sort Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira
author Ferreira, Maria Vagneide de Oliveira
author_facet Ferreira, Maria Vagneide de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, José Luiz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Albergaria, Enilce do Carmo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Vagneide de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venâncio, Karina Chianca
contributor_str_mv Venâncio, Karina Chianca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Christiane Taubira
Escravidão
Identidade
Alteridade
Literatura pós-colonial
Guiana Francesa
dc.subject.por.fl_str_mv Christiane Taubira
Escravidão
Identidade
Alteridade
Literatura pós-colonial
Guiana Francesa
description O lugar que a literatura de expressão francesa, em particular guianense, ocupa no contexto brasileiro é quase inexistente. Existe uma penúria de artigos científicos, de traduções de obras, de estudos críticos e literários. Ora, o debate sobre o colonialismo e o pós-colonialismo do século XX interessa pensadores de diversos países, como Homi Bhabha (1949), Edward Saïd (1978; 1995) e Gayatri Spyvak (1985). Poetas como Léon-Gontran Damas (1937) ou Aimé Césaire (1950) e filósofos antilhanos como Frantz Fanon (1952) e Édouard Glissant (1981) refletiram profundamente sobre o mundo no qual estamos inseridos, a partir da condição colonial e da herança da escravatura que tanto marcou a Guiana, a Martinica, enfim, as Antilhas Francesas. Eles interpretaram estes espaços e desestabilizaram os lugares comuns e as narrativas coloniais, interrogando-as a partir dos territórios, da presença física das pessoas e das suas subjetividades, fundando assim a base, e a prática teórica dos estudos pós-coloniais. Neste contexto, Christiane Taubira escreveu, em 2002, o livro L’esclavage raconté à ma fille, com o propósito de revisitar e interrogar a história silenciada do tráfico negreiro e da escravidão nas Américas, no Caribe e no Oceano Indico como crimes contra a humanidade. O principal objetivo da pesquisa se constitui na identificação e na análise dos procedimentos utilizados pela autora para a construção da identidade individual e da alteridade coletiva da pluriétnica sociedade guianense. Para tanto, utilizaremos como principal aporte teórico os estudos de Édouard Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) que apontam para às questões identitárias e as relações entre as culturas no mundo contemporâneo. A presente dissertação visa, em um primeiro momento, trazer um recorte histórico com o propósito de situar a obra em estudo, além de apresentar um conjunto de informações relativas ao período colonial francês e seu vínculo com o passado da Guiana. Em um segundo momento, procura examinar o percurso de busca da identidade de comunidades negras nas Américas e na França, que originarão os movimentos culturais nas primeiras décadas do século XX; para em seguida, investigar a evolução da teoria póscolonial, em particular na literatura guianense e caribenha; para uma maior compreensão do pensamento de Glissant (1981; 1990; 1996; 1997; 2007) se faz necessário traçar o perfil da pluriétnica sociedade guianense. Em um terceiro momento, a intenção é de realizar uma leitura analítica da obra L’esclavage raconté à ma fille (2002), em seus aspectos textual, estrutural e temático enfocando o diálogo produzido pela autora entre a literatura e os eventos históricos que constituem a trama, a fim de romper o processo de representação dos negros enquanto atrasados, incivilizados, inferiorizados, odiados, intoleráveis, que a literatura colonial elaborou durante séculos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-22T23:08:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-22T23:08:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Maria Vagneide de Oliveira. Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27967
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Vagneide de Oliveira. Construção da identidade e da alteridade em processo póscolonial: A escravidão contada à minha filha (2002), de Christiane Taubira. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/1/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/2/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27967/3/Constru%c3%a7%c3%a3oidentidadealteridade_Ferreira_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74661045f3213f80698a5f5cad4d29e9
3208faa3d467d8b1826f64e0f5e78032
0bdb170e9c6ac9474cccdb9feab75f5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117550050377728