Avaliação do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e intervenções para melhoria
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26617 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o nível de qualidade do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e verificar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade. |
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Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade.Objective: To evaluate the level of quality of the welcoming of spontaneous demand in a basic health unit and to verify the effectiveness of an intervention aimed at improving quality. Method: This is a quantitative research, with a near-experimental design, type before and after and without control group, developed through the application of an internal cycle of quality improvement in a basic health unit, located in the northeast region of Brazil. For this purpose, five quality criteria were used, evaluated before and after improvement intervention. The samples for each criterion (n = 60) were randomly selected. Data from the first evaluation were collected in January and reassessed in July 2018, using an instrument with semi-structured questions, through an interview with users classified as spontaneous demand. The point estimate was calculated with a 95% safety interval, as well as the absolute and relative improvement of each criterion. Statistical significance was verified through the Z test. Results: It was verified that of the five quality criteria, one had statistical significance between evaluations, another had absolute improvement of 5%, two remained stable and one worsened. Conclusion: the level of fulfillment of the criteria of quality of the welcoming the spontaneous demand was positive in the second evaluation, except for criterion three. The application of the quality improvement cycle proved effective as a method of quality management.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDEAcolhimentoAtenção primária a saúdeAvaliação de serviços de saúdeMelhoria de qualidadeAvaliação do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e intervenções para melhoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliaçãoacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.txtAvaliaçãoacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain71411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26617/2/Avalia%c3%a7%c3%a3oacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.txta5d5816f1d2d49747757512853c9287bMD52THUMBNAILAvaliaçãoacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.jpgAvaliaçãoacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26617/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdf.jpg110f60d4ce9d9929bbb2cc94426f4ca6MD53ORIGINALAvaliaçãoacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdfapplication/pdf1028199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26617/1/Avalia%c3%a7%c3%a3oacolhimentodemanda_Nunes_2018.pdfedaadbeb1b6dcaa6fcdffd24f2c37056MD51123456789/266172019-02-12 01:28:09.84oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26617Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-12T04:28:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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