Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Carla da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20438
Resumo: Nas últimas décadas a área de Arquitetura e o Urbanismo (AU) têm demonstrado um interesse particular nas relações estabelecidas entre pessoas e ambientes, incorporando a Avaliação Pós-Ocupação (APO) ao processo de projeto como estratégia investigativa dos aspectos físicos e funcionais do ambiente construído, bem como para estudo da percepção e comportamento dos usuários. Embora no âmbito da AU estas experiências apresentem resultados positivos, a formação acadêmica em Design de Interiores ainda contempla tal temática de forma superficial. Neste contexto, esta dissertação discute a utilização de métodos e técnicas de APO como abordagem complementar ao exercício projetual no campo de design de interiores, e em contexto acadêmico. A abordagem metodológica adotada dividiu-se em duas etapas: 1) construção de um painel de experts sobre o ensino de APO nos cursos de graduação e pós-graduação em AU; 2) com base nos resultados da etapa anterior, foi planejada uma experiência didática para uso da APO no projeto de interiores de uma biblioteca, que envolveu a realização de Walkthrough, Avaliação Técnico-Funcional, Mapa Comportamental, Poema dos Desejos, Questionários com usuários, Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações, culminando com a elaboração de um projeto de intervenção para o local. Os resultados da APO mostram que: (i) ela despertou nos alunos um interesse diferenciado pela relação entre as necessidades dos usuários e as soluções projetuais; (ii) a maioria dos métodos/técnicas teve boa aceitação, embora se verificasse dificuldade de apropriação de alguns. As propostas projetuais desenvolvidas ao final do semestre, analisadas durante as assessorias, de forma comparativamente com a Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações e pelo professor responsável, mostram que o conhecimento da APO influenciou diretamente os novos projetos no que se refere à solução formal e funcional adotada, e representou ainda um enriquecimento no discurso oral do alunado.
id UFRN_1d6557ddb4b37847df97f70323ba7ba5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20438
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bastos, Carla da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2630379160133231http://lattes.cnpq.br/3061713076071714Veloso, Maisa Fernandes Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4974901249133556Montenegro, Glielson Nepomucenohttp://lattes.cnpq.br/5120767032237252Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja2016-05-12T20:53:47Z2016-05-12T20:53:47Z2015-03-16BASTOS, Carla da Silva. Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20438Nas últimas décadas a área de Arquitetura e o Urbanismo (AU) têm demonstrado um interesse particular nas relações estabelecidas entre pessoas e ambientes, incorporando a Avaliação Pós-Ocupação (APO) ao processo de projeto como estratégia investigativa dos aspectos físicos e funcionais do ambiente construído, bem como para estudo da percepção e comportamento dos usuários. Embora no âmbito da AU estas experiências apresentem resultados positivos, a formação acadêmica em Design de Interiores ainda contempla tal temática de forma superficial. Neste contexto, esta dissertação discute a utilização de métodos e técnicas de APO como abordagem complementar ao exercício projetual no campo de design de interiores, e em contexto acadêmico. A abordagem metodológica adotada dividiu-se em duas etapas: 1) construção de um painel de experts sobre o ensino de APO nos cursos de graduação e pós-graduação em AU; 2) com base nos resultados da etapa anterior, foi planejada uma experiência didática para uso da APO no projeto de interiores de uma biblioteca, que envolveu a realização de Walkthrough, Avaliação Técnico-Funcional, Mapa Comportamental, Poema dos Desejos, Questionários com usuários, Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações, culminando com a elaboração de um projeto de intervenção para o local. Os resultados da APO mostram que: (i) ela despertou nos alunos um interesse diferenciado pela relação entre as necessidades dos usuários e as soluções projetuais; (ii) a maioria dos métodos/técnicas teve boa aceitação, embora se verificasse dificuldade de apropriação de alguns. As propostas projetuais desenvolvidas ao final do semestre, analisadas durante as assessorias, de forma comparativamente com a Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações e pelo professor responsável, mostram que o conhecimento da APO influenciou diretamente os novos projetos no que se refere à solução formal e funcional adotada, e representou ainda um enriquecimento no discurso oral do alunado.In recent decades, the Architecture and Urbanism have demonstrated a particular interest in the relations between person and environment. One of such initiatives is the incorporation of Post Occupancy Evaluation (POE) to the design process as an evaluative strategy of the physical and functional aspects of the built environment and the perception and behavior of users. Although the AU's experiments show positive results to their incorporation in the design process, the academic background in Interior Design also includes such them atic superficially. In this context, this research discusses the use of POE’s methods and techniques as a complementary approach to the Project exercise in interior design, in academic context. The methodological approach divided into two stages: 1) construction of a experts panel about teaching POE in undergraduate and post graduate studies in AU; 2) teaching experience (based on the results of the previous stage), in the POE supported the development of an interiors project of library, which involving Walkthrough, Technical and Functional Assessment, Behavioral Map, Wish Poem, Questionnaires with users, Findings Matrix and Recommendations Board. The POE results show that: (i) the students had a differentiated interest in the relationship between user needs and design solutions; (ii) most of the methods / techniques was well received, while there was some difficulty in ownership. The projective proposals were analyzed during advisory sessions to the project and with participation of the head teacher, based on the comparison of the solutions presented with the findings of Mother and Table recommended. It was found that the POE influenced the new projects in relation to the formal solution and functional adopted, and enriched of the students in oral speech.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOAvaliação pós-ocupação (APO)Design de interioresExperiência didáticaProcesso de projetoAvaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdfAvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdfapplication/pdf2996386https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/1/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf31f2e60b5a9a19f3654218259c714e63MD51TEXTCarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.txtCarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain247994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/6/CarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.txt29457ef0609d7d764497d5e377fec904MD56AvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdf.txtAvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain247994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/8/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf.txt29457ef0609d7d764497d5e377fec904MD58THUMBNAILCarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.jpgCarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7573https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/7/CarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.jpgf430c0938cd7856cec27eebe2863690cMD57AvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdf.jpgAvaliacaooPósOcupacao_Bastos_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/9/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf.jpga7238947b97b3c24c0075a1d1a30599dMD59123456789/204382019-01-29 21:02:58.82oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20438Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:02:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
title Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
spellingShingle Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
Bastos, Carla da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Avaliação pós-ocupação (APO)
Design de interiores
Experiência didática
Processo de projeto
title_short Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
title_full Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
title_fullStr Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
title_full_unstemmed Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
title_sort Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
author Bastos, Carla da Silva
author_facet Bastos, Carla da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2630379160133231
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061713076071714
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Veloso, Maisa Fernandes Dutra
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974901249133556
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Montenegro, Glielson Nepomuceno
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5120767032237252
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Carla da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
contributor_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Avaliação pós-ocupação (APO)
Design de interiores
Experiência didática
Processo de projeto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação pós-ocupação (APO)
Design de interiores
Experiência didática
Processo de projeto
description Nas últimas décadas a área de Arquitetura e o Urbanismo (AU) têm demonstrado um interesse particular nas relações estabelecidas entre pessoas e ambientes, incorporando a Avaliação Pós-Ocupação (APO) ao processo de projeto como estratégia investigativa dos aspectos físicos e funcionais do ambiente construído, bem como para estudo da percepção e comportamento dos usuários. Embora no âmbito da AU estas experiências apresentem resultados positivos, a formação acadêmica em Design de Interiores ainda contempla tal temática de forma superficial. Neste contexto, esta dissertação discute a utilização de métodos e técnicas de APO como abordagem complementar ao exercício projetual no campo de design de interiores, e em contexto acadêmico. A abordagem metodológica adotada dividiu-se em duas etapas: 1) construção de um painel de experts sobre o ensino de APO nos cursos de graduação e pós-graduação em AU; 2) com base nos resultados da etapa anterior, foi planejada uma experiência didática para uso da APO no projeto de interiores de uma biblioteca, que envolveu a realização de Walkthrough, Avaliação Técnico-Funcional, Mapa Comportamental, Poema dos Desejos, Questionários com usuários, Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações, culminando com a elaboração de um projeto de intervenção para o local. Os resultados da APO mostram que: (i) ela despertou nos alunos um interesse diferenciado pela relação entre as necessidades dos usuários e as soluções projetuais; (ii) a maioria dos métodos/técnicas teve boa aceitação, embora se verificasse dificuldade de apropriação de alguns. As propostas projetuais desenvolvidas ao final do semestre, analisadas durante as assessorias, de forma comparativamente com a Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações e pelo professor responsável, mostram que o conhecimento da APO influenciou diretamente os novos projetos no que se refere à solução formal e funcional adotada, e representou ainda um enriquecimento no discurso oral do alunado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-12T20:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-12T20:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Carla da Silva. Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20438
identifier_str_mv BASTOS, Carla da Silva. Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/1/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/6/CarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/8/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/7/CarlaDaSilvaBastos_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20438/9/AvaliacaooP%c3%b3sOcupacao_Bastos_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31f2e60b5a9a19f3654218259c714e63
29457ef0609d7d764497d5e377fec904
29457ef0609d7d764497d5e377fec904
f430c0938cd7856cec27eebe2863690c
a7238947b97b3c24c0075a1d1a30599d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117523050594304