O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729 |
Resumo: | The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation |
id |
UFRN_1dbca14ad40043c0d12ba1e528e7d07e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17729 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Junior, Olimpio Jose dahttp://lattes.cnpq.br/0863671225784924http://lattes.cnpq.br/6868773742105583Firme, Caio Limahttp://lattes.cnpq.br/6586639715910129Dantas, Deyse de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3229830569545582Pereira, José Everaldohttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219Farias, Robson Fernandes de2014-12-17T15:42:09Z2014-02-242014-12-17T15:42:09Z2013-07-29SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitationO uso de analogiasno Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentesdesta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidarum conceito desconhecido comparandooa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdoé realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros conceituaispelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagemConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRNBRFísico-Química; QuímicaAnalogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da químicaAnalogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOlimpioJSJ_DISSERT.pdfapplication/pdf3250692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdfe135d66bdc46879fce0bf4c54a705b97MD51TEXTOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txtOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain207770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/6/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txte5877e611e310935fcbc9c82a9957a52MD56THUMBNAILOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpgOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5582https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/7/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpg609e30858c75faf6ba4bdff221850641MD57123456789/177292017-11-04 14:29:22.988oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17729Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:29:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission? |
title |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
spellingShingle |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? Silva Junior, Olimpio Jose da Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
title_full |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
title_fullStr |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
title_full_unstemmed |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
title_sort |
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? |
author |
Silva Junior, Olimpio Jose da |
author_facet |
Silva Junior, Olimpio Jose da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0863671225784924 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6868773742105583 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Firme, Caio Lima |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6586639715910129 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Dantas, Deyse de Souza |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3229830569545582 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Pereira, José Everaldo |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4514178993300219 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Olimpio Jose da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farias, Robson Fernandes de |
contributor_str_mv |
Farias, Robson Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química |
topic |
Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:42:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-24 2014-12-17T15:42:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729 |
identifier_str_mv |
SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Química |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Físico-Química; Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/6/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/7/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e135d66bdc46879fce0bf4c54a705b97 e5877e611e310935fcbc9c82a9957a52 609e30858c75faf6ba4bdff221850641 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832679453982720 |