O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Olimpio Jose da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
Resumo: The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation
id UFRN_1dbca14ad40043c0d12ba1e528e7d07e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17729
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva Junior, Olimpio Jose dahttp://lattes.cnpq.br/0863671225784924http://lattes.cnpq.br/6868773742105583Firme, Caio Limahttp://lattes.cnpq.br/6586639715910129Dantas, Deyse de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3229830569545582Pereira, José Everaldohttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219Farias, Robson Fernandes de2014-12-17T15:42:09Z2014-02-242014-12-17T15:42:09Z2013-07-29SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitationO uso de analogiasno Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentesdesta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidarum conceito desconhecido comparandooa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdoé realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros conceituaispelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagemConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRNBRFísico-Química; QuímicaAnalogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da químicaAnalogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOlimpioJSJ_DISSERT.pdfapplication/pdf3250692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdfe135d66bdc46879fce0bf4c54a705b97MD51TEXTOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txtOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain207770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/6/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txte5877e611e310935fcbc9c82a9957a52MD56THUMBNAILOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpgOlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5582https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/7/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpg609e30858c75faf6ba4bdff221850641MD57123456789/177292017-11-04 14:29:22.988oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17729Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:29:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?
title O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
spellingShingle O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
Silva Junior, Olimpio Jose da
Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química
Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_full O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_fullStr O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_full_unstemmed O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_sort O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
author Silva Junior, Olimpio Jose da
author_facet Silva Junior, Olimpio Jose da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0863671225784924
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868773742105583
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Firme, Caio Lima
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6586639715910129
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Dantas, Deyse de Souza
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3229830569545582
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Pereira, José Everaldo
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4514178993300219
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Olimpio Jose da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Robson Fernandes de
contributor_str_mv Farias, Robson Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química
topic Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química
Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:42:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-24
2014-12-17T15:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Físico-Química; Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/6/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17729/7/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e135d66bdc46879fce0bf4c54a705b97
e5877e611e310935fcbc9c82a9957a52
609e30858c75faf6ba4bdff221850641
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832679453982720