O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua. |
id |
UFRN_1ddb97a0e873d3b67ea794e68dca2432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23248 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Luzia Anália dehttp://lattes.cnpq.br/3103700101273378http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Paz, Ana Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3154455138181144Bessa, José Cezinaldo Rochahttp://lattes.cnpq.br/4441063127606204Azevedo, Josilete Alves Moreira de2017-05-31T00:20:27Z2017-05-31T00:20:27Z2016-12-16ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua.The Portuguese language teaching has become the most urgent difficulty to be mastered/overcome within the school educational action. This observation, it is clear by the large number of students from high school who have shown serious problems when dealing with reading and writing. The facts exposed appear as a symptom of a teaching, which is more committed to the standardized contents in the institutionalized curriculum than with the building of a bridge between contents worked and life experience. Without which, there will be no effective learning. Before these difficulties, we have sat up as a goal to propose the literary reading of poems and short stories, making this way, the articulation of linguistic and literary knowledge much easier as an attempt to bring the learner closer of the richness that arises from the mentioned texts by giving them opportunities to minimize the limitations of writing well. Our investigation, sets up as a research-action, in which, we seek from a pedagogical intervention to develop written activities from the standard norm language perspective linked to the reading of literary works. To the achievement of the investigative purpose we were supported by authors from Portuguese and literature areas, such as : Cosson ( 2006), Flôres ( 2001), Kato ( 1995), Kleiman ( 1995), Matênio ( 1998), Antunes ( 2003, 2011), Figueiredo ( 2005), Koch and Elias ( 2010), Azevedo ( 2012) Passarelli ( 2004), Schneuwly and Dolz ( 2004), among others. The outcomes showed that the pedagogical actions applied to develop student’s written competence from the reading of literary genres texts have shown quite significant since it has helped the learning of the writing in the standard language mode.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompetência escritoraEscrita e literaturaLeitura e escritaO texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdfLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1980816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/1/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdff1aadd431205ab78ec938ef31719e109MD51TEXTLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txtLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain305209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/4/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txt603be409e72e13836569df233974e527MD54THUMBNAILLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/5/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg8661419d93ab4c03f01af58574a6cb40MD55123456789/232482017-11-03 23:41:17.746oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:41:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
title |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
spellingShingle |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita Araújo, Luzia Anália de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Competência escritora Escrita e literatura Leitura e escrita |
title_short |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
title_full |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
title_fullStr |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
title_full_unstemmed |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
title_sort |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
author |
Araújo, Luzia Anália de |
author_facet |
Araújo, Luzia Anália de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3103700101273378 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3154455138181144 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bessa, José Cezinaldo Rocha |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4441063127606204 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luzia Anália de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Competência escritora Escrita e literatura Leitura e escrita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência escritora Escrita e literatura Leitura e escrita |
description |
O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-31T00:20:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-31T00:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/1/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/4/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/5/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1aadd431205ab78ec938ef31719e109 603be409e72e13836569df233974e527 8661419d93ab4c03f01af58574a6cb40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117709051199488 |