Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Flávia Melo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26410
Resumo: A qualidade do ar e a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população têm influenciado as regulamentações de emissões veiculares reduzindo os níveis de enxofre dos combustíveis fósseis. Dentro desse contexto, utilizou-se o xisto retortado (XR) como adsorvente para a remoção de enxofre sob a forma de tiofeno nos combustíveis, pois é um material adsorvente alternativo reduzindo o impacto ambiental causado pela disposição do próprio resíduo. O objetivo foi encontrar a melhor condição de adsorção do tiofeno, utilizando o xisto como adsorvente impregnado com Cu e Zn. As características físicas e químicas apresentadas pelo material foram adequadas para o estudo de adsorção. A eficiência do processo de adsorção foi avaliada em termos da remoção de enxofre em soluções modelo contendo tolueno/hexano na proporção 15:85 em volume. A influência do tempo de agitação (60-180 min), temperatura (25-35 °C), massa de adsorvente (0,1-0,25 g), concentração inicial de enxofre (100-250 ppm) foram avaliados através do uso de um planejamento fatorial completo 24 aplicado para investigar o efeito das variáveis na eficiência de remoção de enxofre em combustíveis. Os valores ótimos dos parâmetros testados para a remoção máxima do enxofre foram: o tempo de contato de 180 min, temperatura de 35 °C, 0,25 g massa de adsorvente e concentração inicial de enxofre de 100 ppm. Isso pode fornecer bases teóricas para novas pesquisas e alternativas de utilização para os rejeitos da industrialização do xisto, buscando avaliar suas potencialidades. Portanto, o presente estudo revelou que o xisto retortado pode ser usado como um material adsorvente de enxofre de combustíveis de transportes, no qual é uma das maiores preocupações nas últimas décadas minimizando os impactos ambiental e econômico.
id UFRN_1e58ec52a5f285fd25eb665d02c40a9a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26410
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Flávia Melo deMelo, Dulce Maria de AraújoCurbelo, Fabiola Dias da SilvaBraga, Renata MartinsMelo, Vítor Rodrigo de Melo eMartinelli, Antonio Eduardo2018-12-28T17:53:04Z2018-12-28T17:53:04Z2018-03-02LIMA, Flávia Melo de. Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte. 2018. 138f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26410A qualidade do ar e a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população têm influenciado as regulamentações de emissões veiculares reduzindo os níveis de enxofre dos combustíveis fósseis. Dentro desse contexto, utilizou-se o xisto retortado (XR) como adsorvente para a remoção de enxofre sob a forma de tiofeno nos combustíveis, pois é um material adsorvente alternativo reduzindo o impacto ambiental causado pela disposição do próprio resíduo. O objetivo foi encontrar a melhor condição de adsorção do tiofeno, utilizando o xisto como adsorvente impregnado com Cu e Zn. As características físicas e químicas apresentadas pelo material foram adequadas para o estudo de adsorção. A eficiência do processo de adsorção foi avaliada em termos da remoção de enxofre em soluções modelo contendo tolueno/hexano na proporção 15:85 em volume. A influência do tempo de agitação (60-180 min), temperatura (25-35 °C), massa de adsorvente (0,1-0,25 g), concentração inicial de enxofre (100-250 ppm) foram avaliados através do uso de um planejamento fatorial completo 24 aplicado para investigar o efeito das variáveis na eficiência de remoção de enxofre em combustíveis. Os valores ótimos dos parâmetros testados para a remoção máxima do enxofre foram: o tempo de contato de 180 min, temperatura de 35 °C, 0,25 g massa de adsorvente e concentração inicial de enxofre de 100 ppm. Isso pode fornecer bases teóricas para novas pesquisas e alternativas de utilização para os rejeitos da industrialização do xisto, buscando avaliar suas potencialidades. Portanto, o presente estudo revelou que o xisto retortado pode ser usado como um material adsorvente de enxofre de combustíveis de transportes, no qual é uma das maiores preocupações nas últimas décadas minimizando os impactos ambiental e econômico.Air quality and concern for the environment and population health have influenced vehicle emission regulations by reducing the sulfur levels of fossil fuels. In this context, the XR is used as adsorbent for the removal of sulfur in the form of thiophene in the fuels, since it is an alternative adsorbent material reducing the environmental impact caused by the disposal of the residue itself. The objective was to find the best adsorption condition of thiophene, using shale as adsorbent impregnated with Cu and Zn. The physical and chemical characteristics of the material were adequate for the adsorption study. The efficiency of the adsorption process was evaluated in terms of sulfur removal in toluene/hexane containing solutions in the ratio 15:85 by volume. The influence of agitation time (60-180 min), temperature (25-35 °C), adsorbent mass (0.1-0.25 g), initial sulfur concentration (100-250 ppm) were evaluated by use of a complete factorial design 24 applied to investigate the effect of the variables on the efficiency of sulfur removal in fuels. The optimum values of the parameters tested for maximum sulfur removal were obtained as follows: contact time = 180 min, temperature = 35 °C, adsorbent mass = 0.25 g and initial sulfur concentration = 100 ppm. This can provide theoretical bases for new researches and alternatives of use for the tailings of the industrialization of schist in order to evaluate their potentialities. Therefore, the present study revealed that the shale schist can be used as a sulfur adsorbent material for transport fuels, in which it has been one of the main preoccupations in the last decades minimizing the environmental and economic impacts.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICAAdsorçãoTiofenoXistoPlanejamento fatorialDesenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txtDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain234106https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/2/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txt01beaa31ee6cb55d8d05174270e3423fMD52THUMBNAILDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpgDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/3/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpg7beabc1e7ea0d48b29a74cf9234b63ecMD53TEXTDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txtDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain234106https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/2/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txt01beaa31ee6cb55d8d05174270e3423fMD52THUMBNAILDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpgDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/3/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpg7beabc1e7ea0d48b29a74cf9234b63ecMD53ORIGINALDesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdfapplication/pdf2942652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/1/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdfdb8c3d37b8d0359fe472746e90e5a17fMD51123456789/264102019-01-30 13:05:47.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26410Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:05:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
title Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
spellingShingle Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
Lima, Flávia Melo de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Adsorção
Tiofeno
Xisto
Planejamento fatorial
title_short Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
title_full Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
title_fullStr Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
title_full_unstemmed Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
title_sort Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte
author Lima, Flávia Melo de
author_facet Lima, Flávia Melo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Dulce Maria de Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Curbelo, Fabiola Dias da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Braga, Renata Martins
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Melo, Vítor Rodrigo de Melo e
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Flávia Melo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martinelli, Antonio Eduardo
contributor_str_mv Martinelli, Antonio Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Adsorção
Tiofeno
Xisto
Planejamento fatorial
dc.subject.por.fl_str_mv Adsorção
Tiofeno
Xisto
Planejamento fatorial
description A qualidade do ar e a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população têm influenciado as regulamentações de emissões veiculares reduzindo os níveis de enxofre dos combustíveis fósseis. Dentro desse contexto, utilizou-se o xisto retortado (XR) como adsorvente para a remoção de enxofre sob a forma de tiofeno nos combustíveis, pois é um material adsorvente alternativo reduzindo o impacto ambiental causado pela disposição do próprio resíduo. O objetivo foi encontrar a melhor condição de adsorção do tiofeno, utilizando o xisto como adsorvente impregnado com Cu e Zn. As características físicas e químicas apresentadas pelo material foram adequadas para o estudo de adsorção. A eficiência do processo de adsorção foi avaliada em termos da remoção de enxofre em soluções modelo contendo tolueno/hexano na proporção 15:85 em volume. A influência do tempo de agitação (60-180 min), temperatura (25-35 °C), massa de adsorvente (0,1-0,25 g), concentração inicial de enxofre (100-250 ppm) foram avaliados através do uso de um planejamento fatorial completo 24 aplicado para investigar o efeito das variáveis na eficiência de remoção de enxofre em combustíveis. Os valores ótimos dos parâmetros testados para a remoção máxima do enxofre foram: o tempo de contato de 180 min, temperatura de 35 °C, 0,25 g massa de adsorvente e concentração inicial de enxofre de 100 ppm. Isso pode fornecer bases teóricas para novas pesquisas e alternativas de utilização para os rejeitos da industrialização do xisto, buscando avaliar suas potencialidades. Portanto, o presente estudo revelou que o xisto retortado pode ser usado como um material adsorvente de enxofre de combustíveis de transportes, no qual é uma das maiores preocupações nas últimas décadas minimizando os impactos ambiental e econômico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-28T17:53:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-28T17:53:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Flávia Melo de. Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte. 2018. 138f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26410
identifier_str_mv LIMA, Flávia Melo de. Desenvolvimento de adsorventes para remoção de tiofeno em combustíveis de transporte. 2018. 138f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/2/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/3/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/2/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/3/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26410/1/DesenvolvimentoAdsorventesRemocao_Lima_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01beaa31ee6cb55d8d05174270e3423f
7beabc1e7ea0d48b29a74cf9234b63ec
01beaa31ee6cb55d8d05174270e3423f
7beabc1e7ea0d48b29a74cf9234b63ec
db8c3d37b8d0359fe472746e90e5a17f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117653851013120