A instituição de garantias contratuais pela administração pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25688 |
Resumo: | A atividade contratual da Administração Pública ganhou expressiva relevância no mundo e, em especial no Brasil por ser classificado como um Estado Democrático de Direito, onde não mais se admite a atuação exclusivamente autoritária da Administração. Ao contrário, esta se tornou verdadeira exceção à regra da consensualidade do agir administrativo. No modelo econômico atual, onde o mercado se especializou na produção de bens e na prestação de serviços, a Administração Pública, buscando agir com eficiência e entregar resultados satisfatórios aos cidadãos, necessita contratar com os particulares para, tendo acesso a tais bens e serviços, concretizar o interesse público. Entretanto, dado o poder de compra da Administração, a atividade contratual do Estado não gera apenas efeitos contratuais mediatos (a consecução de bens e serviços destinados a satisfazer suas necessidades), mas também efeitos extracontratuais, capazes de, se planejados adequadamente, serem utilizados para a execução de políticas públicas e intervenção sobre o domínio econômico. Acontece que o sistema jurídico brasileiro, principalmente pelo regime de pagamento das dívidas judiciais das pessoas jurídicas de direito público por meio do mecanismo de precatórios judiciais, acumulado com a mora no processamento de demandas submetidas ao julgamento do Poder Judiciário, tradicionalmente vem sendo incapaz de conferir segurança jurídica aos acordos da Administração celebrados com agentes privados. Esta ausência de segurança jurídica possui implicações tanto do ponto de vista contratual (maior preço pago pela Administração quando comparado com contratos celebrados entre agentes privados) e extracontratual (corrupção e gasto ineficiente dos recursos públicos). Tendo em vista este cenário, a partir dos métodos bibliográfico e dissertativo-argumentativo, utilizando de revisão de literatura exploratória e descritiva, analisamos a juridicidade da utilização de garantias contratuais pela Administração Pública como um instrumento capaz de conferir maior segurança jurídica aos seus contratos celebrados com a inciativa privada e, consequentemente, proporcionar uma atuação administrativa mais eficiente, facilitando a concretização do interesse público. |
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Jamaleddine, Adolpho Salim SimonettiElali, Andre de Souza DantasPinto, Flávia Sousa Dantas2018-08-06T20:36:53Z2018-08-06T20:36:53Z2017-02-20JAMALEDDINE, Adolpho Salim Simonetti. A instituição de garantias contratuais pela administração pública. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25688A atividade contratual da Administração Pública ganhou expressiva relevância no mundo e, em especial no Brasil por ser classificado como um Estado Democrático de Direito, onde não mais se admite a atuação exclusivamente autoritária da Administração. Ao contrário, esta se tornou verdadeira exceção à regra da consensualidade do agir administrativo. No modelo econômico atual, onde o mercado se especializou na produção de bens e na prestação de serviços, a Administração Pública, buscando agir com eficiência e entregar resultados satisfatórios aos cidadãos, necessita contratar com os particulares para, tendo acesso a tais bens e serviços, concretizar o interesse público. Entretanto, dado o poder de compra da Administração, a atividade contratual do Estado não gera apenas efeitos contratuais mediatos (a consecução de bens e serviços destinados a satisfazer suas necessidades), mas também efeitos extracontratuais, capazes de, se planejados adequadamente, serem utilizados para a execução de políticas públicas e intervenção sobre o domínio econômico. Acontece que o sistema jurídico brasileiro, principalmente pelo regime de pagamento das dívidas judiciais das pessoas jurídicas de direito público por meio do mecanismo de precatórios judiciais, acumulado com a mora no processamento de demandas submetidas ao julgamento do Poder Judiciário, tradicionalmente vem sendo incapaz de conferir segurança jurídica aos acordos da Administração celebrados com agentes privados. Esta ausência de segurança jurídica possui implicações tanto do ponto de vista contratual (maior preço pago pela Administração quando comparado com contratos celebrados entre agentes privados) e extracontratual (corrupção e gasto ineficiente dos recursos públicos). Tendo em vista este cenário, a partir dos métodos bibliográfico e dissertativo-argumentativo, utilizando de revisão de literatura exploratória e descritiva, analisamos a juridicidade da utilização de garantias contratuais pela Administração Pública como um instrumento capaz de conferir maior segurança jurídica aos seus contratos celebrados com a inciativa privada e, consequentemente, proporcionar uma atuação administrativa mais eficiente, facilitando a concretização do interesse público.Current Public Administration contractual activity achieved expressive relevance around the world and, especially in Brazil, categorized as a Democratic Rule of Law, where the Administration is no longer allowed to act exclusively based on authoritarianism. Instead, the enforcement of the public power became a true exception to an Administration consensual acting. At current economic model, in which market specialized itself in production and service offering, the Public Administration, aiming to act efficiently and deliver satisfactory results to citizens, needs to contract with individuals to have access to such goods and services, in order to materialize the public interest. However, given Administration purchasing power, State contractual activity does not only generate contractual effects itself (the attainment of goods and services intended to meet its needs) but also noncontractual effects capable, if properly planned, to be used for the implementation of public policies and intervention on the economic domain. It happens, that Brazilian legal system, mainly due to the payment of public entities judicial debts by a judicial precatory mechanism, plus a high delay on the processment of the demands submitted to the Judiciary, became unable to provide legal security to the Public Administration agreements with private agents. The lack of legal security has implications both from a contractual point of view (higher price paid by Administration when compared with contracts concluded between private agents) and extra contractual aspects (corruption and public resources waste). Given this scenario, from bibliographic and argumentative methods, using exploratory and descriptive literature review, we have analyzed the legality of the use of contractual guarantees by the Public Administration as a tool able to grant legal security to its contracts with the private sector and, as consequence, to provide a better administrative performance to achieve the public interest.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOContratação administrativaGarantias contratuais concedidas pela administração públicaPrincípios constitucionais da administração públicaA instituição de garantias contratuais pela administração públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInstituiçãoGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdfapplication/pdf1523869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25688/1/Institui%c3%a7%c3%a3oGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf27d1988ee7ee7d9ac1885a06adb66029MD51TEXTAdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.txtAdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain406153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25688/2/AdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.txt613d576fa89cf739ccca746da3eaf237MD52InstituiçãoGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.txtInstituiçãoGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain406153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25688/4/Institui%c3%a7%c3%a3oGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.txt613d576fa89cf739ccca746da3eaf237MD54THUMBNAILAdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.jpgAdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1918https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25688/3/AdolphoSalimSimonettiJamaleddine_DISSERT.pdf.jpg05f8a9a23824eaa32e8bffd7b66ac3c1MD53InstituiçãoGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.jpgInstituiçãoGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25688/5/Institui%c3%a7%c3%a3oGarantiasContratuais_Jamaleddine_2017.pdf.jpgb9a857db8a7e3634a9cacce76ae4b220MD55123456789/256882019-05-26 03:04:27.102oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25688Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:04:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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