Feminismo islâmico e identidades: uma relação diálogica através do discurso corânico
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31354 |
Resumo: | Esta pesquisa visa compreender a possível relação dialógica que existe entre o discurso religioso do Alcorão e a constituição teórica, ideológica e identitária do feminismo islâmico. Para tanto, foram cotejados dialogicamente excertos selecionados de entrevistas de três feministas islâmicas que teorizam sobre o feminismo islâmico e/ou militam pela causa das mulheres no Marrocos em consonância com os versículos do Alcorão, a fim de entender como o discurso presente no Alcorão é capaz de influenciar a construção da teoria feminista islâmica e constituição identitárias dessas mulheres em particular, bem como das demais mulheres nessa sociedade. Para analisar esse fenômeno recorreu-se a diferentes tipos de literaturas. Para analisar a relação dialógica dos versículos com os enunciados das feministas islâmicas, utilizouse a teoria desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin (2002; 2007; 2010; 2015), Volochinov (2010), especificamente no que tange o conceito de dialogismo, enunciado, ideologia e vozes sociais. Para entender a construção das identidades dessas mulheres, foi indispensável recorrer aos estudos culturais para construir a compreensão da identidade sob a visão de Stuart Hall (2003; 2005; 2006; 2013), Woodward (2013). Além das teorias de análises, esta pesquisa também buscou referência tanto nas teorias feministas ocidentais, para historiar o feminismo no Ocidente: Consolim (2017), Ângela Davis (1982), Butler (1990), quanto na teoria feminista islâmica, para entender sua constituição: Asma Lamrabet (2007/2012/2015), Stéphanie Latte Abdallah (2010/2012), Margot Badran (2010), Souad Eddouada e Renata Pepicelli (2010), e Malala Yousafzai (2013) Zahra Ali (2012) Cila Lima (2014). Como resultado, considerou-se que a presença do discurso religioso corânico dentro do discurso feminista islâmico proporciona uma proximidade entre as demandas da vertente, uma vez que os direitos reivindicados possuem base religiosa, sendo possível a conciliação com a religião por elas professada. Além disso, percebeu-se que os enunciados demonstraram que o discurso corânico perpassa as vozes das três feministas/militantes e refrata-se por diversos domínios de suas vidas, o que evidentemente, impacta em suas identidades enquanto muçulmanas e defensoras dos direitos das mulheres. |
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Safo, Clarice da Conceição Monteiro de Limahttp://lattes.cnpq.br/9910196182728373http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Bessa, José Cezinaldo Rochahttp://lattes.cnpq.br/4441063127606204Archanjo, Renata2021-02-02T18:38:14Z2021-02-02T18:38:14Z2019-07-03SAFO, Clarice da Conceição Monteiro de Lima. Feminismo islâmico e identidades: uma relação diálogica através do discurso corânico. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31354Esta pesquisa visa compreender a possível relação dialógica que existe entre o discurso religioso do Alcorão e a constituição teórica, ideológica e identitária do feminismo islâmico. Para tanto, foram cotejados dialogicamente excertos selecionados de entrevistas de três feministas islâmicas que teorizam sobre o feminismo islâmico e/ou militam pela causa das mulheres no Marrocos em consonância com os versículos do Alcorão, a fim de entender como o discurso presente no Alcorão é capaz de influenciar a construção da teoria feminista islâmica e constituição identitárias dessas mulheres em particular, bem como das demais mulheres nessa sociedade. Para analisar esse fenômeno recorreu-se a diferentes tipos de literaturas. Para analisar a relação dialógica dos versículos com os enunciados das feministas islâmicas, utilizouse a teoria desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin (2002; 2007; 2010; 2015), Volochinov (2010), especificamente no que tange o conceito de dialogismo, enunciado, ideologia e vozes sociais. Para entender a construção das identidades dessas mulheres, foi indispensável recorrer aos estudos culturais para construir a compreensão da identidade sob a visão de Stuart Hall (2003; 2005; 2006; 2013), Woodward (2013). Além das teorias de análises, esta pesquisa também buscou referência tanto nas teorias feministas ocidentais, para historiar o feminismo no Ocidente: Consolim (2017), Ângela Davis (1982), Butler (1990), quanto na teoria feminista islâmica, para entender sua constituição: Asma Lamrabet (2007/2012/2015), Stéphanie Latte Abdallah (2010/2012), Margot Badran (2010), Souad Eddouada e Renata Pepicelli (2010), e Malala Yousafzai (2013) Zahra Ali (2012) Cila Lima (2014). Como resultado, considerou-se que a presença do discurso religioso corânico dentro do discurso feminista islâmico proporciona uma proximidade entre as demandas da vertente, uma vez que os direitos reivindicados possuem base religiosa, sendo possível a conciliação com a religião por elas professada. Além disso, percebeu-se que os enunciados demonstraram que o discurso corânico perpassa as vozes das três feministas/militantes e refrata-se por diversos domínios de suas vidas, o que evidentemente, impacta em suas identidades enquanto muçulmanas e defensoras dos direitos das mulheres.Cette recherche a pour but comprendre analyser la relation dialogique existante entre le discours religieux du Coran et la constitution théorique, idéologique et identitaire du féminisme islamique. Pour cela, nous avons sélectionné des extraits de reportages et interviews publiées par trois féministes islamiques considérées comme références dans la production de la théorie et/ou de l’activisme pour la cause des femmes au Maroc lesquels ont été comparés avec les versets du Coran. Le propos méthodologique a été d’établir un rapprochement entre les deux discours et vérifier la présence du discours du Coran dans les paroles de ces théoriques pour ainsi comprendre comment le discours religieux est capable d’influencer la construction de la théorie féministe islamique et construire l’identité de ces femmes. Le référentiel théorique utilisé dans les analyses a porté sur les textes produits par le Cercle de Bakhtine (1989/1993/2005/20072010/2015), Volochinov (2014), précisément en ce qui concerne le concept de « dialogisme », « enoncé », « idéologie » et « voix sociales ». Pour aborder le processus de construction d’une identité féministe islamique il a été indispensable de recourir à Stuart Hall et les études culturels (2003; 2005; 2006; 2013), Woordward (2013). En plus des théories analytiques, cette recherche a également étudié les théories féministes, la théorie occidentale pour composer une histoire du féminisme en Occident : Consolim (2017) Davis (1982) Butler (1990), et aussi la théorie féministe islamique, pour comprendre sa constitution : Asma Lamrabet (2007/2012/2015), Stéphanie Latte Abdallah (2010/2012), Margot Badran (2010), Souad Eddouada & Renata Pepicelli (2010), Malala Yousafzai (2013) Zahra Ali (2012) et Cila Lima (2014). En conséquence, il a été considéré que la présence du discours religieux coranique dans le discours féministe islamique crée une proximité entre les exigences de la courant, puisque les droits revendiqués ont une base religieuse, permettant la conciliation avec la religion professée par eux. En outre, on s'est rendu compte que les enunciés ont démontré que le discours coranique imprègne la voix des trois féministes / militantes et se répercute dans tous les domaines de leur vie, ce qui a évidemment un impact sur leur identité de musulmanes et de défenseurs des droits des femmes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilFeminismo IslâmicoDialogismoIdentidadeDiscurso religioso do AlcorãoMulher muçulmanaFeminismo islâmico e identidades: uma relação diálogica através do discurso corânicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFeminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdfapplication/pdf1426254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31354/1/Feminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdfcf94801aeab9b5f9058f3b33eb5cd955MD51TEXTFeminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.txtFeminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain260415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31354/2/Feminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.txt478efc54121da405cd2f54be9760cae9MD52THUMBNAILFeminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.jpgFeminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31354/3/Feminismoislamicoidentidades_Safo_2019.pdf.jpg825ba04c0a198bcbba872586e6ee255aMD53123456789/313542021-02-07 05:26:15.824oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-07T08:26:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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