Contribuições da residência multiprofissional em saúde para o fortalecimento da atenção primária: um estudo de caso a partir da Escola Multicampi de Ciências Médicas
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31842 |
Resumo: | A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional. Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Para efetivação da técnica de análise da pesquisa seguiu as fases de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora. Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31842A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional. Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Para efetivação da técnica de análise da pesquisa seguiu as fases de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora. Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade.The Multicampi School of Medical Sciences was created through the Mais Médicos Program, in order to reorient medical distribution and training throughout the country. As an extension of the Federal University of Rio Grande do Norte, the Multicampi school advanced with the policy of interiorization, bringing training opportunities for undergraduate and graduate students in the health area in regions far from large capitals. Initially the undergraduate course in medicine was created and then the postgraduate modalities were created, such as the Multiprofessional Residence in Primary Care. The present study seeks to discuss the implications of the Multiprofessional Residency in Health of the Multicampi School of Medical Sciences for the strengthening of Primary Health Care in Caicó-RN. This is a qualitative, exploratory and descriptive study using the interview technique, with the participation of 18 professionals who work as preceptors, 10 of whom are college-level (doctors, nurses and dentists) and 8 of middle-level (nursing technicians). The data obtained through the interviews were analyzed based on the content analysis technique. To carry out the research analysis technique, the pre-analysis phases, the exploration of the material and the treatment of the results followed. In this way, three thematic categories were built, namely: Changes in the dynamics of health work with the insertion of the residence; Challenges to enhance the performance of residents; Expectations related to the performance of residents. In general, the Multiprofessional Residency in Health proved to be a potent transformer of realities, instigating teams to produce health and knowledge in an innovative way. However, in this process there are still weaknesses pointed out that need to be remedied to ensure a better use of these professionals, in addition to being able to serve as a basis to measure their impact on the community.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilPreceptoriaSaúde públicaMultiprofissionalAtenção Primária em SaúdeContribuições da residência multiprofissional em saúde para o fortalecimento da atenção primária: um estudo de caso a partir da Escola Multicampi de Ciências Médicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf919882https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31842/1/Contribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdfa646d2bd72a3ea211b28c84085ab51e9MD51TEXTContribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.txtContribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain159052https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31842/2/Contribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.txt22f95afc7b4784093aa7098bcb62c4dbMD52THUMBNAILContribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.jpgContribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31842/3/Contribuicoesresidenciamultiprofissional_Oliveira_2020.pdf.jpg6bf70e10585fa3beb0d2c3d54e4d0839MD53123456789/318422021-03-14 05:49:12.031oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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