O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Patrício da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25838
Resumo: Como fruto de uma longa construção histórico-cultural das convenções acerca dos padrões aceitáveis de “normalidade” do corpo humano, as cidades brasileiras se desenvolveram para pessoas na plenitude física, para o homem padrão, onde os seus espaços na maioria das vezes mostram-se excludentes para aqueles que possuem alguma restrição de mobilidade, principalmente para as pessoas com deficiência. A cidade de Natal acabou reproduzindo essa lógica, onde suas calçadas, ruas, espaços urbanos, aspectos e estruturas gerais do sistema de transporte público coletivo manifestam diversas barreiras físicas e atitudinais da sociedade, que geram a segregação urbana daqueles que não conseguem transpôlas em virtude de suas limitações físicas. Isso tudo entra em total discrepância com o direito constitucional de ir e vir e com a ampla legislação que trata da questão da acessibilidade no país. Esta dissertação objetivou conhecer as visões dos principais atores sociais envolvidos diretamente com a questão da acessibilidade em Natal acerca dos possíveis motivos do não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade nessa cidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, que aborda o problema de forma predominantemente qualitativa, que teve em seu procedimento técnico a realização de pesquisa documental, levantamento bibliográfico em autores como Garcia (2012), Lippo (2012), Cambiaghi (2012), Harvey (2014) e Gehl (2015) e, de pesquisa de campo na qual foram buscados junto a 24 indivíduos distribuídos em seis grupos de atores sociais que possuem ligação direta ou interfaces com a questão da acessibilidade, por meio da realização de entrevistas, os motivos que levam ao não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade na capital potiguar, onde os dados levantados foram tratados através do método indutivo de análise. Ao final da pesquisa foi verificado que existem fortes indícios de que tal problema seja decorrente, dentre outros fatores, do foco por parte do Poder Público Municipal de Natal na realização de intervenções em locais ou aspectos isolados da cidade, e não nos que compreendem todo o ciclo logístico de locomoção de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida fazendo uso do sistema de transporte público coletivo, o que acaba gerando “ilhas de acessibilidade” dentro de uma cidade que é predominantemente inacessível.
id UFRN_20c737b15392202978fc8456151c8e10
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25838
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Eduardo Patrício daSilva, Alexsandro Ferreira Cardoso daBentes Sobrinha, Maria Dulce PicançoAraújo, Cristina Pereira deRodrigues, Roberio Paulino2018-09-13T22:44:58Z2018-09-13T22:44:58Z2018-07-06SILVA, Eduardo Patrício da. O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN . 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25838Como fruto de uma longa construção histórico-cultural das convenções acerca dos padrões aceitáveis de “normalidade” do corpo humano, as cidades brasileiras se desenvolveram para pessoas na plenitude física, para o homem padrão, onde os seus espaços na maioria das vezes mostram-se excludentes para aqueles que possuem alguma restrição de mobilidade, principalmente para as pessoas com deficiência. A cidade de Natal acabou reproduzindo essa lógica, onde suas calçadas, ruas, espaços urbanos, aspectos e estruturas gerais do sistema de transporte público coletivo manifestam diversas barreiras físicas e atitudinais da sociedade, que geram a segregação urbana daqueles que não conseguem transpôlas em virtude de suas limitações físicas. Isso tudo entra em total discrepância com o direito constitucional de ir e vir e com a ampla legislação que trata da questão da acessibilidade no país. Esta dissertação objetivou conhecer as visões dos principais atores sociais envolvidos diretamente com a questão da acessibilidade em Natal acerca dos possíveis motivos do não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade nessa cidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, que aborda o problema de forma predominantemente qualitativa, que teve em seu procedimento técnico a realização de pesquisa documental, levantamento bibliográfico em autores como Garcia (2012), Lippo (2012), Cambiaghi (2012), Harvey (2014) e Gehl (2015) e, de pesquisa de campo na qual foram buscados junto a 24 indivíduos distribuídos em seis grupos de atores sociais que possuem ligação direta ou interfaces com a questão da acessibilidade, por meio da realização de entrevistas, os motivos que levam ao não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade na capital potiguar, onde os dados levantados foram tratados através do método indutivo de análise. Ao final da pesquisa foi verificado que existem fortes indícios de que tal problema seja decorrente, dentre outros fatores, do foco por parte do Poder Público Municipal de Natal na realização de intervenções em locais ou aspectos isolados da cidade, e não nos que compreendem todo o ciclo logístico de locomoção de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida fazendo uso do sistema de transporte público coletivo, o que acaba gerando “ilhas de acessibilidade” dentro de uma cidade que é predominantemente inacessível.As a result of a long historical-cultural construction of conventions about acceptable standards of "normality" of the human body, the brazilian cities have developed for people in the physical fullness, for the “standard man”, where their spaces exclude those who have physical restrictions of mobility, mainly the persons with disabilities. The brazilian city of Natal also reproduced this logic, where its sidewalks, streets, urban spaces, aspects and general structures of the public transport system manifest several physical and attitudinal barriers that generate the urban segregation of those who cannot transpose these obstacles by reason of their physical limitations. All this in disagreement with the constitutional right of “to come and go” and with the wide legislation that deals of the accessibility in Brazil. Therefore, this dissertation aimed to know the vision of the main social actors directly involved with the issue of accessibility in Natal about the possible reasons of noncompliance of the brazilian laws of accessibility in this city. It is an applied research, with a predominantly qualitative approach, that used in the technical procedure: documentary research, bibliographic survey in authors as Garcia (2012), Lippo (2012), Cambiaghi (2012), Harvey (2014) and Gehl (2015), and the application of interviews to twenty four social actors who have direct relationship with that subject, seeking to know the causes of that problem, where the collected data were analyzed through the inductive method. At the end of this research, it was verified that there are strong indications that such problem is due, among other factor, to the fact that the municipal public administration of Natal focuses its interventions in isolated aspects of the city, but not in all those that integrate the logistics cycle of locomotion of people with disabilities or reduced mobility that use the public transport system, generating then "islands of accessibility" within a predominantly inaccessible city.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL: ESTUDOS URBANOS E REGIONAISAcessibilidadeCidadesDireito à cidadePolíticas públicasO direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RNThe right to the city and the problem of intra-urban accessibility in Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf2865770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/1/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf7042d12d58bf7a6c2284b3ab22215c0aMD51TEXTEduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.txtEduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain277332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/2/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.txt0c0454c22444daf0b15181f64a8c75a6MD52THUMBNAILEduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.jpgEduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2970https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/3/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.jpgac5ab7a6811e00d5b0ea10710e3afe3bMD53123456789/258382019-01-30 02:04:41.392oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T05:04:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The right to the city and the problem of intra-urban accessibility in Natal-RN
title O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
spellingShingle O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
Silva, Eduardo Patrício da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL: ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
Acessibilidade
Cidades
Direito à cidade
Políticas públicas
title_short O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
title_full O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
title_fullStr O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
title_full_unstemmed O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
title_sort O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN
author Silva, Eduardo Patrício da
author_facet Silva, Eduardo Patrício da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Cristina Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Patrício da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Roberio Paulino
contributor_str_mv Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da
Rodrigues, Roberio Paulino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL: ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL: ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
Acessibilidade
Cidades
Direito à cidade
Políticas públicas
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Cidades
Direito à cidade
Políticas públicas
description Como fruto de uma longa construção histórico-cultural das convenções acerca dos padrões aceitáveis de “normalidade” do corpo humano, as cidades brasileiras se desenvolveram para pessoas na plenitude física, para o homem padrão, onde os seus espaços na maioria das vezes mostram-se excludentes para aqueles que possuem alguma restrição de mobilidade, principalmente para as pessoas com deficiência. A cidade de Natal acabou reproduzindo essa lógica, onde suas calçadas, ruas, espaços urbanos, aspectos e estruturas gerais do sistema de transporte público coletivo manifestam diversas barreiras físicas e atitudinais da sociedade, que geram a segregação urbana daqueles que não conseguem transpôlas em virtude de suas limitações físicas. Isso tudo entra em total discrepância com o direito constitucional de ir e vir e com a ampla legislação que trata da questão da acessibilidade no país. Esta dissertação objetivou conhecer as visões dos principais atores sociais envolvidos diretamente com a questão da acessibilidade em Natal acerca dos possíveis motivos do não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade nessa cidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, que aborda o problema de forma predominantemente qualitativa, que teve em seu procedimento técnico a realização de pesquisa documental, levantamento bibliográfico em autores como Garcia (2012), Lippo (2012), Cambiaghi (2012), Harvey (2014) e Gehl (2015) e, de pesquisa de campo na qual foram buscados junto a 24 indivíduos distribuídos em seis grupos de atores sociais que possuem ligação direta ou interfaces com a questão da acessibilidade, por meio da realização de entrevistas, os motivos que levam ao não cumprimento efetivo da Legislação Brasileira de Acessibilidade na capital potiguar, onde os dados levantados foram tratados através do método indutivo de análise. Ao final da pesquisa foi verificado que existem fortes indícios de que tal problema seja decorrente, dentre outros fatores, do foco por parte do Poder Público Municipal de Natal na realização de intervenções em locais ou aspectos isolados da cidade, e não nos que compreendem todo o ciclo logístico de locomoção de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida fazendo uso do sistema de transporte público coletivo, o que acaba gerando “ilhas de acessibilidade” dentro de uma cidade que é predominantemente inacessível.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-13T22:44:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-13T22:44:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Eduardo Patrício da. O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN . 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25838
identifier_str_mv SILVA, Eduardo Patrício da. O direito à cidade e o problema da acessibilidade intraurbana em Natal/RN . 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/1/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/2/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25838/3/EduardoPatricioDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7042d12d58bf7a6c2284b3ab22215c0a
0c0454c22444daf0b15181f64a8c75a6
ac5ab7a6811e00d5b0ea10710e3afe3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832773137956864