Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Ricardo Pereira Da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735
Resumo: Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.
id UFRN_20dc3871921b3ee7c4d8b91f558c0298
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30735
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Ricardo Pereira DaFerreira, Flavia PolatiReis, José Claudio de OliveiraMartins, Andre Ferrer Pinto2020-11-27T13:07:32Z2020-11-27T13:07:32Z2020-09-29SILVA, José Ricardo Pereira da. Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro De Ciências Exatas e Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.This paper connects the field of History and Philosophy of Science to its implications to the teaching of sciences, pointing the importance and pedagogical potentiality of this field. We base it on the analysis of the epistemology of the philosopher of science Paul Feyerabend to propose the historical-philosophical approach as a didactic strategy for the teaching of physics, specifically, astronomy topics involving the historic figure Galileo Galilei. In order to do that, we identified some astronomy topics traditionally taught by physics teachers on the first year of High School and, in an articulated fashion, compose a picture of Galileo’s works and hold greathistoric relevance to Feyerabend epistemological criticism. Afterwards, we have a feyerabendian reread of Galileo’s astronomy aiming for its use in the teaching of physics. At last, we propose a didactic unit composed of three moments –a meeting for astronomic observation, a theoretical construction activity and a mock trial class –as basis to the work with Galileo Galilei’s world systems in high school physics classesUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de físicaFilosofia da ciênciaPaul FeyerabendAstronomiaGalileu GalileiPhysics teachingPhilosophy of scienceAstronomyUm olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3781452https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/1/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf0965a127f4670075506539a956997f0fMD51TEXTJoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtJoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain374215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/2/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txta7d07e5a895b450ee5adec69a065b479MD52THUMBNAILJoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgJoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/3/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpga400cd63eeb3084723f33b16dc244671MD53123456789/307352020-11-29 04:47:02.181oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30735Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:47:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
title Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
spellingShingle Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
Silva, José Ricardo Pereira Da
Ensino de física
Filosofia da ciência
Paul Feyerabend
Astronomia
Galileu Galilei
Physics teaching
Philosophy of science
Astronomy
title_short Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
title_full Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
title_fullStr Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
title_full_unstemmed Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
title_sort Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu
author Silva, José Ricardo Pereira Da
author_facet Silva, José Ricardo Pereira Da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Flavia Polati
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Reis, José Claudio de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Ricardo Pereira Da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Andre Ferrer Pinto
contributor_str_mv Martins, Andre Ferrer Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Filosofia da ciência
Paul Feyerabend
Astronomia
Galileu Galilei
Physics teaching
Philosophy of science
Astronomy
topic Ensino de física
Filosofia da ciência
Paul Feyerabend
Astronomia
Galileu Galilei
Physics teaching
Philosophy of science
Astronomy
description Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T13:07:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-27T13:07:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Ricardo Pereira da. Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro De Ciências Exatas e Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735
identifier_str_mv SILVA, José Ricardo Pereira da. Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro De Ciências Exatas e Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/1/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/2/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30735/3/JoseRicardoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0965a127f4670075506539a956997f0f
a7d07e5a895b450ee5adec69a065b479
a400cd63eeb3084723f33b16dc244671
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832775430144000