Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Máximo José da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26336
Resumo: Nesta pesquisa, abordo sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música popular massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, observar a música popular massiva sob a ótica de estudantes em três escolas da educação básica da cidade do Natal/RN; contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade do Natal/RN; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. As três instituições possuíam professores formados em Arte/Música e davam aulas integralmente na disciplina música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como, lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas –, além de registro em áudio e imagem. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Através das concepções simbólicas em Bourdieu (2008), percebi que cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências diferenciadas, bem como, ancorado em Merriam (1964), atentei também que isto se aplica aos usos e funções às músicas com as quais se envolvem. Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto a condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios –. Contudo – e por fim –, defendi um necessário olhar crítico/reflexivo sobre as relações de estudantes com música; de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e manipulações da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa, contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula; sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.
id UFRN_20f8f7a480497ad5e442878147949833
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26336
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Máximo José daSouza, Zilmar Rodrigues deLeão, ElianeMendes, Jean Joubert Freitas2018-12-12T21:35:12Z2018-12-12T21:35:12Z2018-04-19COSTA, Máximo José da. Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26336Nesta pesquisa, abordo sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música popular massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, observar a música popular massiva sob a ótica de estudantes em três escolas da educação básica da cidade do Natal/RN; contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade do Natal/RN; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. As três instituições possuíam professores formados em Arte/Música e davam aulas integralmente na disciplina música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como, lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas –, além de registro em áudio e imagem. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Através das concepções simbólicas em Bourdieu (2008), percebi que cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências diferenciadas, bem como, ancorado em Merriam (1964), atentei também que isto se aplica aos usos e funções às músicas com as quais se envolvem. Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto a condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios –. Contudo – e por fim –, defendi um necessário olhar crítico/reflexivo sobre as relações de estudantes com música; de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e manipulações da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa, contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula; sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.In this work I approach, from the perspective of critical theories, the relation between students from basic education and music, with a special attention to the massive media music. In this sense, it was defined, as the general objective for this study, to investigate massive media music from students´ perspective of three different schools in the city of Natal/RN, contemplating two public schools and another one from a private network. With a qualitative approach, this research was set up as a multi-cases study. The empirical field was constituted specifically by three classes: one was the 9th grade of a private elementary school; the other one took place in the 9th grade of a municipal elementary school; and the third one was in the 1st year of a state high school from the state of Rio Grande do Norte. By ethical and methodological reasons, I chose not to identify the name of the schools in this work. The three institutions have teachers with a degree in Art /Music and they all teach under the subject of Music. As data collection procedures, I carried out a documentary survey, as well as a participant observer, questionnaire application, semi-structured interviews – in which three students from each of the classes participated – as well as audio and image registration. At the end of this research, I was able to diagnose that the daily life of the respondents is full of musical listening (and that this listening, mostly contemplates recent media productions) that now connect – sometimes not – with the experiences provided by pedagogical-musical praxis of the schools in which they study at. Through the symbolic relations in Bourdieu (2008), I noticed that each student showed a specific way of relating to music, presenting different tastes and preferences, as well as anchored in Merriam (1964), to the songs to which they relate. I Concluded that knowing, understanding and reflecting on these different songs is about being open to the coexistence of manifestations that it´s part of the contemporary sociocultural diversity – whether these come from media productions or come from other kind of media. However – and lastly – I defended the need for a critical look into students´ relations with music, in order to give visibility, as well to stimulate an awakening about the interests, strategies and a new perspective of the cultural industry (in its various areas). This is about contemplating the musical diversity – and more, sociocultural – in class, without exposing and reflecting on asymmetric relations of power at the micro and macros social levels that tend to guide the way in which all in school and beyond it relates to music(s) today.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musical escolarMúsica popular massivaRelação com músicaIndústria culturalEducação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducaçãomusicalescolar_Costa_2018.pdf.txtEducaçãomusicalescolar_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain320126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/2/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf.txt1f0db746ee47ab7c953d07e44fda0694MD52THUMBNAILEducaçãomusicalescolar_Costa_2018.pdf.jpgEducaçãomusicalescolar_Costa_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/3/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf.jpg58d1d9dc85914f261e235fe7a14dd678MD53ORIGINALEducaçãomusicalescolar_Costa_2018.pdfapplication/pdf1510566https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/1/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf3b0dff63e221e623f227c93364c58f38MD51123456789/263362019-01-30 10:51:30.716oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26336Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:51:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
title Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
spellingShingle Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
Costa, Máximo José da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical escolar
Música popular massiva
Relação com música
Indústria cultural
title_short Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
title_full Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
title_fullStr Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
title_full_unstemmed Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
title_sort Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
author Costa, Máximo José da
author_facet Costa, Máximo José da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Zilmar Rodrigues de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leão, Eliane
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Máximo José da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical escolar
Música popular massiva
Relação com música
Indústria cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical escolar
Música popular massiva
Relação com música
Indústria cultural
description Nesta pesquisa, abordo sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música popular massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, observar a música popular massiva sob a ótica de estudantes em três escolas da educação básica da cidade do Natal/RN; contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade do Natal/RN; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. As três instituições possuíam professores formados em Arte/Música e davam aulas integralmente na disciplina música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como, lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas –, além de registro em áudio e imagem. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Através das concepções simbólicas em Bourdieu (2008), percebi que cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências diferenciadas, bem como, ancorado em Merriam (1964), atentei também que isto se aplica aos usos e funções às músicas com as quais se envolvem. Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto a condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios –. Contudo – e por fim –, defendi um necessário olhar crítico/reflexivo sobre as relações de estudantes com música; de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e manipulações da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa, contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula; sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T21:35:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T21:35:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Máximo José da. Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26336
identifier_str_mv COSTA, Máximo José da. Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/2/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/3/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26336/1/Educa%c3%a7%c3%a3omusicalescolar_Costa_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f0db746ee47ab7c953d07e44fda0694
58d1d9dc85914f261e235fe7a14dd678
3b0dff63e221e623f227c93364c58f38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117870792998912