O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29233
Resumo: Este trabalho lança o olhar para as danças populares paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva de um corpo sensível que produz reflexões a partir de gestos, linguagens e emoções, pautando a percepção do meu olhar e do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida acerca dessas danças, buscando ampliar as possibilidade de conhecimento cultural. Objetivou-se, nesta pesquisa, apresentar, contribuir e ampliar o conhecimento das reflexões sobre o corpo na Educação Física e refletir sobre o mesmo em seus aspectos culturais e simbólicos nas manifestações dançantes paraenses. A pesquisa se origina de uma inquietação a essas expressões artísticas que enfoquem uma percepção sobre os corpos no mundo e sobre o mundo vivido, contribuindo para a busca de outras coordenadas epistemológicas ampliando sobre corpo e cultura para a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho, tem-se, como base metodológica, um estudo qualitativo a partir das concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entender que o filósofo não se limita a conceitos fechados, e, a partir dessas reflexões, construir horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam as danças aqui abordadas, como fenômeno incorporado no corpo paraense a partir de um espetáculo. Neste estudo, tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia, no espetáculo Dançares Amazônicos, propondo ampliar os conceitos a partir da análise do espetáculo de algumas cenas, além dos vários tipos de registros, como vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas, dando uma dinâmica que liga os diferentes símbolos, ajudando-nos a refletir sobre o significado desse corpo, dessa cultura e dos símbolos para a Educação Física. Assim, são apresentadas as considerações finais, compreendendo os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo, assim, ressignificar as danças analisadas, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares, entendendo-se as diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, tornando-se promissoras ao promover o desenvolvimento simbologias exploradas neste estudo.
id UFRN_215746e3f80b3db420590f939320eca8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29233
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guzzo Júnior, Carlos Cristiano EspeditoMonteiro, Maria AuxiliadoraAssunção, Luiz Carvalho deMendes, Maria Isabel Brandão de SouzaViana, Raimundo Nonato AssunçãoMedeiros, Rosie Marie Nascimento de2020-06-10T23:51:31Z2020-06-10T23:51:31Z2020-03-12GUZZO JÚNIOR, Carlos Cristiano Espedito. O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29233Este trabalho lança o olhar para as danças populares paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva de um corpo sensível que produz reflexões a partir de gestos, linguagens e emoções, pautando a percepção do meu olhar e do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida acerca dessas danças, buscando ampliar as possibilidade de conhecimento cultural. Objetivou-se, nesta pesquisa, apresentar, contribuir e ampliar o conhecimento das reflexões sobre o corpo na Educação Física e refletir sobre o mesmo em seus aspectos culturais e simbólicos nas manifestações dançantes paraenses. A pesquisa se origina de uma inquietação a essas expressões artísticas que enfoquem uma percepção sobre os corpos no mundo e sobre o mundo vivido, contribuindo para a busca de outras coordenadas epistemológicas ampliando sobre corpo e cultura para a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho, tem-se, como base metodológica, um estudo qualitativo a partir das concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entender que o filósofo não se limita a conceitos fechados, e, a partir dessas reflexões, construir horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam as danças aqui abordadas, como fenômeno incorporado no corpo paraense a partir de um espetáculo. Neste estudo, tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia, no espetáculo Dançares Amazônicos, propondo ampliar os conceitos a partir da análise do espetáculo de algumas cenas, além dos vários tipos de registros, como vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas, dando uma dinâmica que liga os diferentes símbolos, ajudando-nos a refletir sobre o significado desse corpo, dessa cultura e dos símbolos para a Educação Física. Assim, são apresentadas as considerações finais, compreendendo os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo, assim, ressignificar as danças analisadas, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares, entendendo-se as diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, tornando-se promissoras ao promover o desenvolvimento simbologias exploradas neste estudo.This work takes a look at the popular dances of Pará in order to reveal symbolic and cultural meanings and meanings for Physical Education, from the perspective of a sensitive body that produces reflections from gestures, languages and emotions, guiding the perception of my gaze and looking at the other as a subjective source of knowledge close to the reality experienced about these dances, seeking to expand the possibilities of cultural knowledge. The objective of this research was to present, contribute and expand the knowledge of reflections on the body in Physical Education and reflect on it in its cultural and symbolic aspects in the dance manifestations of Pará. The research originates from a concern for these artistic expressions that focus on a perception about bodies in the world and about the lived world, contributing to the search for other epistemological coordinates expanding on body and culture for Physical Education. Thus, for the development of the work, a qualitative study is based on a qualitative study based on the conceptions of the phenomenological method of Maurice Merleau-Ponty, as he understands that the philosopher is not limited to closed concepts, and, based on these reflections , build horizons, dialogues and discussions about the mediations between body, aesthetics and popular culture and how the dances addressed here are manifested, as a phenomenon incorporated in the paraense body from a show. In this study, we take as reference the presentation of the group Balé Folclórico da Amazônia, in the show Dançares Amazônico, proposing to expand the concepts from the analysis of the spectacle of some scenes, in addition to the various types of records, such as videos, lyrics, consuetude, photos, interviews, giving a dynamic that links the different symbols, helping us to reflect on the meaning of this body, culture and symbols for Physical Education. So, the final considerations are presented, understanding the contours of the body's action as culture and that demand a look at objects of investigation that contextualize them in their most varied dimensions, thus allowing to re-signify the analyzed dances, in what, at times , it can be contradictory when the whole determines and is determined by singular experiences, understanding the different cultural dances as an interdisciplinary and dynamic field of knowledge, becoming promising when promoting the development of symbologies explored in this study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoCulturaBalé Folclórico da Amazônia e Educação FísicaO corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdfapplication/pdf3420577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/1/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf9d2be76b23b5aa61c072a1db23825408MD51TEXTCorpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.txtCorpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain322881https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/2/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.txtd66cd808c23c60b5fa7a17541905f73aMD52THUMBNAILCorpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.jpgCorpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/3/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.jpgd9f1285cb851f913ed2b4e61a3afaed6MD53123456789/292332020-06-14 04:39:06.792oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:39:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
title O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
spellingShingle O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cultura
Balé Folclórico da Amazônia e Educação Física
title_short O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
title_full O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
title_fullStr O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
title_full_unstemmed O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
title_sort O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
author Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
author_facet Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Monteiro, Maria Auxiliadora
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Assunção, Luiz Carvalho de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Viana, Raimundo Nonato Assunção
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
contributor_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cultura
Balé Folclórico da Amazônia e Educação Física
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Cultura
Balé Folclórico da Amazônia e Educação Física
description Este trabalho lança o olhar para as danças populares paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva de um corpo sensível que produz reflexões a partir de gestos, linguagens e emoções, pautando a percepção do meu olhar e do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida acerca dessas danças, buscando ampliar as possibilidade de conhecimento cultural. Objetivou-se, nesta pesquisa, apresentar, contribuir e ampliar o conhecimento das reflexões sobre o corpo na Educação Física e refletir sobre o mesmo em seus aspectos culturais e simbólicos nas manifestações dançantes paraenses. A pesquisa se origina de uma inquietação a essas expressões artísticas que enfoquem uma percepção sobre os corpos no mundo e sobre o mundo vivido, contribuindo para a busca de outras coordenadas epistemológicas ampliando sobre corpo e cultura para a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho, tem-se, como base metodológica, um estudo qualitativo a partir das concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entender que o filósofo não se limita a conceitos fechados, e, a partir dessas reflexões, construir horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam as danças aqui abordadas, como fenômeno incorporado no corpo paraense a partir de um espetáculo. Neste estudo, tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia, no espetáculo Dançares Amazônicos, propondo ampliar os conceitos a partir da análise do espetáculo de algumas cenas, além dos vários tipos de registros, como vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas, dando uma dinâmica que liga os diferentes símbolos, ajudando-nos a refletir sobre o significado desse corpo, dessa cultura e dos símbolos para a Educação Física. Assim, são apresentadas as considerações finais, compreendendo os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo, assim, ressignificar as danças analisadas, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares, entendendo-se as diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, tornando-se promissoras ao promover o desenvolvimento simbologias exploradas neste estudo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T23:51:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T23:51:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUZZO JÚNIOR, Carlos Cristiano Espedito. O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29233
identifier_str_mv GUZZO JÚNIOR, Carlos Cristiano Espedito. O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/1/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/2/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29233/3/Corpodancaspopulares_GuzzoJunior_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d2be76b23b5aa61c072a1db23825408
d66cd808c23c60b5fa7a17541905f73a
d9f1285cb851f913ed2b4e61a3afaed6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117732113580032