Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Teresa Cristina Coelho dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48247
Resumo: A partir da nossa vivência profissional, sentimo-nos chamadas a analisar como pesquisadora as práticas dos gestores, coordenador pedagógico e Atendimento Educacional Especializado de um contexto educacional de uma escola pública de Natal / RN, tendo como base a inclusão escolar. Consideramos que este processo não veio para extinguir as boas práticas, nem para descaracterizar a escola, mas veio atendendo aos direitos naturais de inserção de todas as pessoas em uma instituição que desde a sua criação excluía uma parcela da população por vários motivos, dentre as quais as pessoas com deficiência. A abertura a todos e a afirmação de que todos são bem-vindos dá um verdadeiro sentido a esta nova escola, com princípios democráticos e inclusivos. A pesquisa foi uma imersão em uma das unidades de ensino da rede municipal do Natal, Rio Grande do Norte, que nos proporcionou como pesquisadora, tão acostumada com o cotidiano, enxergar aspectos nunca “vistos” e que estavam tão próximos de nós. Com a presente pesquisa doutoral, objetivamos conhecer o processo inclusivo no tocante às práticas de gestor, coordenador pedagógico e Atendimento Educacional Especializado, no contexto de uma escola regular. Adotamos a abordagem qualitativa com uma metodologia da pesquisa-ação, apoiada pela análise documental, observação, entrevista e questionários com destaque numa formação realizada com as cinco interlocutoras, participantes, que propiciaram a construção dos dados submetidos à análise do conteúdo de Bardin (2010). Dentre os autores, destacamos: e Freire (1983; 1987; 1986; 2000; 2004), Mantoan (1999; 2000; 2004; 2008; 2016; 2021), Martins (1988; 2000; 2003; 2004; 2020; 2021), Mittler (2003), Pires (2006; 2019; 2015), Silva (2006; 2014) e Stainback e Stainback (1999) cujas obras foram fundamentais para as discussões relativas à gestão escolar, democracia e a construção do texto. Partimos do pressuposto de que: as práticas desenvolvidas em bloco, pela gestão escolar, coordenação pedagógico e o AEE, implicam em um trabalho conjunto, colaborativo em uma escola regular, sendo fundamentais para a efetivação da inclusão neste contexto, pois cria conexões entre os segmentos, favorecendo a construção de projeto pedagógico à luz da perspectiva democrática e inclusiva para alunos com ou sem deficiência. Portanto, um processo formativo poderá contribuir com a discussão da prática entre os segmentos na diversidade do contexto escolar, impulsionando a construção de conexões intrapessoais e profissionais, favorecendo práticas e atitudes que efetivem a inclusão escolar. O texto é propositivo e aponta caminhos para estudos e transformação das práticas pedagógicas e, sobretudo, as relacionadas à gestão escolar, coordenação pedagógica e ao Atendimento Educacional Especializado à luz da inclusão, mas ao mesmo tempo questiona, inquieta, provoca reflexões sobre este processo ligado ao direito de todos os alunos (artigo 205 da Constituição de 1988), que ainda é muitas vezes negado para aqueles com deficiência A pesquisa apresenta princípios constitucionais basilares da educação, como: gestão democrática e inclusão para todos, que necessitam serem reconhecidos e efetivados e para tanto fortalecidos em práticas formativas no contexto escolar.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48247A partir da nossa vivência profissional, sentimo-nos chamadas a analisar como pesquisadora as práticas dos gestores, coordenador pedagógico e Atendimento Educacional Especializado de um contexto educacional de uma escola pública de Natal / RN, tendo como base a inclusão escolar. Consideramos que este processo não veio para extinguir as boas práticas, nem para descaracterizar a escola, mas veio atendendo aos direitos naturais de inserção de todas as pessoas em uma instituição que desde a sua criação excluía uma parcela da população por vários motivos, dentre as quais as pessoas com deficiência. A abertura a todos e a afirmação de que todos são bem-vindos dá um verdadeiro sentido a esta nova escola, com princípios democráticos e inclusivos. A pesquisa foi uma imersão em uma das unidades de ensino da rede municipal do Natal, Rio Grande do Norte, que nos proporcionou como pesquisadora, tão acostumada com o cotidiano, enxergar aspectos nunca “vistos” e que estavam tão próximos de nós. Com a presente pesquisa doutoral, objetivamos conhecer o processo inclusivo no tocante às práticas de gestor, coordenador pedagógico e Atendimento Educacional Especializado, no contexto de uma escola regular. Adotamos a abordagem qualitativa com uma metodologia da pesquisa-ação, apoiada pela análise documental, observação, entrevista e questionários com destaque numa formação realizada com as cinco interlocutoras, participantes, que propiciaram a construção dos dados submetidos à análise do conteúdo de Bardin (2010). Dentre os autores, destacamos: e Freire (1983; 1987; 1986; 2000; 2004), Mantoan (1999; 2000; 2004; 2008; 2016; 2021), Martins (1988; 2000; 2003; 2004; 2020; 2021), Mittler (2003), Pires (2006; 2019; 2015), Silva (2006; 2014) e Stainback e Stainback (1999) cujas obras foram fundamentais para as discussões relativas à gestão escolar, democracia e a construção do texto. Partimos do pressuposto de que: as práticas desenvolvidas em bloco, pela gestão escolar, coordenação pedagógico e o AEE, implicam em um trabalho conjunto, colaborativo em uma escola regular, sendo fundamentais para a efetivação da inclusão neste contexto, pois cria conexões entre os segmentos, favorecendo a construção de projeto pedagógico à luz da perspectiva democrática e inclusiva para alunos com ou sem deficiência. Portanto, um processo formativo poderá contribuir com a discussão da prática entre os segmentos na diversidade do contexto escolar, impulsionando a construção de conexões intrapessoais e profissionais, favorecendo práticas e atitudes que efetivem a inclusão escolar. O texto é propositivo e aponta caminhos para estudos e transformação das práticas pedagógicas e, sobretudo, as relacionadas à gestão escolar, coordenação pedagógica e ao Atendimento Educacional Especializado à luz da inclusão, mas ao mesmo tempo questiona, inquieta, provoca reflexões sobre este processo ligado ao direito de todos os alunos (artigo 205 da Constituição de 1988), que ainda é muitas vezes negado para aqueles com deficiência A pesquisa apresenta princípios constitucionais basilares da educação, como: gestão democrática e inclusão para todos, que necessitam serem reconhecidos e efetivados e para tanto fortalecidos em práticas formativas no contexto escolar.From our professional experience, as a researcher we felt called to analyze practices of managers, pedagogical coordinator and Specialized Educational Attendance of an educational context of a public school in Natal (Rio Grande do Norte State), based on school inclusion. We believe that this process did not come to extinguish the good practices, nor to decharacterize the school, it came to meet the natural rights of insertion of all people in an institution instead, which, since its creation, excluded a part of the population for several reasons, people with disabilities were among those excluded. A school open to everyone and the statement that everyone is welcome gives a new true meaning to this new school, with democratic and inclusive principles. The research was an immersion in one of the teaching units of the municipal school system of Natal, Rio Grande do Norte, which allowed us as a researcher, so used to the daily routine, to see aspects never "seen" and that were so close to us. With this doctoral research, we aimed to know the inclusive process in relation to the practices of the manager, pedagogical coordinator, and Specialized Educational Assistance in the context of a regular school. We adopted a qualitative approach with a methodology of action research, supported by documentary analysis, observation, interviews and questionnaires with emphasis on a training held with the five interlocutors, participants, which provided the construction of data subjected to Bardin's content analysis (2010). Among the authors, we highlight: Freire (1983; 1987; 1986; 2000; 2004), Mantoan (1999; 2000; 2004; 2008; 2016; 2021), Martins (1988; 2000; 2003; 2004; 2020; 2021), Mittler (2003), Pires (2006; 2019; 2015), Silva (2006; 2014) and Stainback and Stainback (1999) whose works were fundamental to the discussions regarding school management, democracy and the construction of the text. We assume that a set practices manage decision developed by management, pedagogical coordination and the SEA, imply a pair, collaborative work in a regular school, in a way it is essential for the effectiveness of inclusion in this context, as it creates connections between the school segments, it favor the construction of pedagogical project under the light of the democratic and inclusive perspective for students with or without disabilities. Therefore, a formative process may contribute to the discussion of the practice among the segments in the diversity of the school context, boosting the construction of intrapersonal and professional connections, favoring practices and attitudes that make school inclusion effective. The text is propositional and points paths for studies and transformation of pedagogical practices, especially those related to management, pedagogical coordination and Specialized Educational Assistance in the light of inclusion, but at the same time questions, worries, propose reflections about this process linked to the right of all students (Article 205 of the 1988 Brazilian Constitution), which most of the time is still denied to those disabled ones. The research presents basic constitutional principles of education, such as: democratic management and inclusion for all, which need to be recognized and put into effect and, therefore, strengthened in formative practices in the school context.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilInclusão escolarPessoas com deficiênciaGestão escolarCoordenação pedagógicaAtendimento educacional especializadoPráticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasgestaoescolar_Santos_2022.pdfPraticasgestaoescolar_Santos_2022.pdfapplication/pdf4643688https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48247/1/Praticasgestaoescolar_Santos_2022.pdfc7a8186b191ab9533b2358436a138f6aMD51123456789/482472023-03-21 14:00:03.081oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-21T17:00:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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