O nascimento da Gesamtkunstwerk Wagneriana
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49617 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a obra de Richard Wagner, dramaturgo e compositor alemão nascido no século XIX. Buscando entender o papel da mesma na configuração wagneriana de uma nova sociedade. Conforme as ideias wagnerianas, o homem deve ter como centro de sua vida a arte e a contemplação estética, para que a sociedade seja transfigurada, ela mesma, em obra de arte. Wagner entende o homem enquanto homem-artista e pretende transformar a sociedade a partir de sua visão da Grécia Trágica e nisso é seguido pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Para Richard Wagner, a tragédia grega é vista como a mais perfeita obra de arte criada pelo homem, isso porque, para os gregos, a arte não era apenas simples acessório ou divertimento vulgar, antes, era o próprio centro da existência. E é exatamente esse o propósito de Wagner: fazer a arte voltar a ocupar a mesma importância para a vida que ela tinha no período da antiguidade grega, a importância de uma religião. Para isso o artista investe contra as convenções sociais e artísticas de seu tempo, levantando questões sobre o papel e o dever da arte e do artista dentro da sociedade. E se Wagner levanta questões centrais em sua obra, é porque ele é um pensador. Sendo assim, seu teatro e sua música são espelhos de seu pensamento sobre o mundo, e é esse Wagner, artista e teórico que será o foco desse trabalho. |
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Alves, Francisco Alexsandro Soareshttp://lattes.cnpq.br/6290712699911057http://lattes.cnpq.br/5591762841657455Nunes, Tassos Lycurgo Galvão2022-10-21T20:46:46Z2022-10-21T20:46:46Z2011ALVES, Francisco Alexsandro Soares. O nascimento da Gesamtkunstwerk Wagneriana. Orientador: Tassos Lycurgo Galvão Nunes. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49617O presente trabalho analisa a obra de Richard Wagner, dramaturgo e compositor alemão nascido no século XIX. Buscando entender o papel da mesma na configuração wagneriana de uma nova sociedade. Conforme as ideias wagnerianas, o homem deve ter como centro de sua vida a arte e a contemplação estética, para que a sociedade seja transfigurada, ela mesma, em obra de arte. Wagner entende o homem enquanto homem-artista e pretende transformar a sociedade a partir de sua visão da Grécia Trágica e nisso é seguido pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Para Richard Wagner, a tragédia grega é vista como a mais perfeita obra de arte criada pelo homem, isso porque, para os gregos, a arte não era apenas simples acessório ou divertimento vulgar, antes, era o próprio centro da existência. E é exatamente esse o propósito de Wagner: fazer a arte voltar a ocupar a mesma importância para a vida que ela tinha no período da antiguidade grega, a importância de uma religião. Para isso o artista investe contra as convenções sociais e artísticas de seu tempo, levantando questões sobre o papel e o dever da arte e do artista dentro da sociedade. E se Wagner levanta questões centrais em sua obra, é porque ele é um pensador. Sendo assim, seu teatro e sua música são espelhos de seu pensamento sobre o mundo, e é esse Wagner, artista e teórico que será o foco desse trabalho.The present work analyses the work of Richard Wagner, German composer and playwright born in the nineteenth century. Seeking to understand the role same of Wagnerian configuration of a new society. Second Wagnerians ideals the man must have as center of his life the art and the aesthetic contemplation, for which the society been transfigured itself into a work of art. Wagner understands the man as artist and want to transform society from its vision of ancient Greece and it is followed by the philosopher Friedrich Nietzsche. To Richard Wagner, the Greek tragedy is seen as the most perfect work of art created by man, because, for the Greeks, the art was not just a simple acessory in life or a fun vulgar, before, was the very center of existence. And that is the porpuse of Wagner, to make art again occupy the same importance for the life she had in the ancient Greek period, the importance of a religion. For that the artist invests against social and artistic conventions of this time, raising questions about the role and duty of art and artist in society. And if Wagner raises important questions about his work, is because he is a thinker. Therefore, his theater and his music are mirrors of his thoughts on the world, and this is Wagner, artist and theorist who will be the focus of this work.Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFRNBrasilCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESWagner, Richard (1813-1883)TeatroÓperaNietzsche, Friedrich (1844-1900)MúsicaO nascimento da Gesamtkunstwerk Wagnerianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49617/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALNascimentoGesamtkunstwerkWagneriana_Alves_2011.pdfNascimentoGesamtkunstwerkWagneriana_Alves_2011.pdfapplication/pdf553740https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49617/1/NascimentoGesamtkunstwerkWagneriana_Alves_2011.pdf47dcaae0c5a7ca3b444a0e8a1912d5c7MD51123456789/496172022-10-21 17:47:27.043oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-21T20:47:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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