O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157
Resumo: Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica.
id UFRN_22101c75a77c7680567e4eed9e990dcf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47157
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dias, Vera Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttps://orcid.org/0000-0002-9944-3535http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Costa, Maria Suely daDias, Valdenides Cabral de Araújo2022-05-10T23:02:59Z2022-05-10T23:02:59Z2022-01-19DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica.This dissertation aims to present an intervention proposal in order to assist in the writing training of 7th grade elementary school students. From the analysis of the manual of the professor of the collection, Singular & plural: reading, production and language studies, 7th grade, by Balthasar and Goulart (2018), our object of study, we developed a set of propositional activities, based on the reading of four chronicles, namely, “Como é que se escreve?”, Clarice Lispector, “Assalto”, Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, Luís Fernando Veríssimo and “O peido”, Rubem Fonseca, because we consider it necessary supplementation related to textual production. That students write chronicles and understand the need for reading for the development of their writing competence is part of the strategies offered to the teacher, in order to supplement the textbook. For the theoretical part we were based in Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012, Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), among others. The proposal for intervention was based on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). For its elaboration, we adopted the principles of action research (THIOLLENT, 2009), since the problem of reading and writing teaching has the involvement of teachers and students. In view of the above, we hope to contribute to the teachers in the sense of reflexively conducting their students for the importance of carrying out didactic actions that promote a teaching of the Portuguese Language based on daily school practices, showing ways to improve the writing of these students through the approach of chronic gender.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLíngua Portuguesa - estudo e ensinoProdução textualCompetência escritoraO gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGenerocronicasala_Dias_2022.pdfapplication/pdf2123141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47157/1/Generocronicasala_Dias_2022.pdfaaa522b647eebdd304c2aecbc6c4806aMD51123456789/471572022-05-10 20:03:47.385oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47157Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-10T23:03:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
title O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Dias, Vera Lúcia
Língua Portuguesa - estudo e ensino
Produção textual
Competência escritora
title_short O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_sort O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
author Dias, Vera Lúcia
author_facet Dias, Vera Lúcia
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9944-3535
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vera Lúcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa - estudo e ensino
Produção textual
Competência escritora
topic Língua Portuguesa - estudo e ensino
Produção textual
Competência escritora
description Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T23:02:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T23:02:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157
identifier_str_mv DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47157/1/Generocronicasala_Dias_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aaa522b647eebdd304c2aecbc6c4806a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117651236913152