O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica. |
id |
UFRN_22101c75a77c7680567e4eed9e990dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47157 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Vera Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttps://orcid.org/0000-0002-9944-3535http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Costa, Maria Suely daDias, Valdenides Cabral de Araújo2022-05-10T23:02:59Z2022-05-10T23:02:59Z2022-01-19DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica.This dissertation aims to present an intervention proposal in order to assist in the writing training of 7th grade elementary school students. From the analysis of the manual of the professor of the collection, Singular & plural: reading, production and language studies, 7th grade, by Balthasar and Goulart (2018), our object of study, we developed a set of propositional activities, based on the reading of four chronicles, namely, “Como é que se escreve?”, Clarice Lispector, “Assalto”, Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, Luís Fernando Veríssimo and “O peido”, Rubem Fonseca, because we consider it necessary supplementation related to textual production. That students write chronicles and understand the need for reading for the development of their writing competence is part of the strategies offered to the teacher, in order to supplement the textbook. For the theoretical part we were based in Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012, Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), among others. The proposal for intervention was based on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). For its elaboration, we adopted the principles of action research (THIOLLENT, 2009), since the problem of reading and writing teaching has the involvement of teachers and students. In view of the above, we hope to contribute to the teachers in the sense of reflexively conducting their students for the importance of carrying out didactic actions that promote a teaching of the Portuguese Language based on daily school practices, showing ways to improve the writing of these students through the approach of chronic gender.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLíngua Portuguesa - estudo e ensinoProdução textualCompetência escritoraO gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGenerocronicasala_Dias_2022.pdfapplication/pdf2123141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47157/1/Generocronicasala_Dias_2022.pdfaaa522b647eebdd304c2aecbc6c4806aMD51123456789/471572022-05-10 20:03:47.385oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47157Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-10T23:03:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental Dias, Vera Lúcia Língua Portuguesa - estudo e ensino Produção textual Competência escritora |
title_short |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
author |
Dias, Vera Lúcia |
author_facet |
Dias, Vera Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9944-3535 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vera Lúcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa - estudo e ensino Produção textual Competência escritora |
topic |
Língua Portuguesa - estudo e ensino Produção textual Competência escritora |
description |
Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 7º ano, de Balthasar e Goulart (2018), nosso objeto de estudo, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçadas na leitura de quatro crônicas, a saber, “Como é que se escreve?”, de Clarice Lispector, “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, “Para sempre”, de Luís Fernando Veríssimo e “O peido”, de Rubem Fonseca, por considerarmos necessária uma suplementação relativa àprodução textual. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, como um suplemento do livro didático. Para a parte teórica, baseamo-nos em Antunes (2003, 2005, 2017), Antunes (2012), Candido (2004, 2011), Ferreira (2021), Freitas (2004), dentre outros. A proposta de intervenção foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), uma vez que a problemática do ensino de leitura e escrita conta com o envolvimento de professor e alunos. Diante disso, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, seus alunos para a importância da realização de ações didáticas que promovam um ensino da língua portuguesa pautado nas práticasescolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes, com o auxílio da abordagem do gênero crônica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-10T23:02:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-10T23:02:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157 |
identifier_str_mv |
DIAS, Vera Lúcia. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2022. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47157/1/Generocronicasala_Dias_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aaa522b647eebdd304c2aecbc6c4806a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117651236913152 |