Efeito do recurso audiovisual no nível de ansiedade e na aquisição de conhecimento em pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio: ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Naryllenne Maciel de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46864
Resumo: No período que antecede a cirurgia de revascularização do miocárdio, a falta de conhecimento e os sentimentos como a ansiedade podem ser causa de riscos no período perioperatório. Assim, a utilização de recurso audiovisual na enfermagem é capaz de instrumentalizar a assistência, contribuir para a educação em saúde e aumentar a confiança dos pacientes. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do recurso audiovisual na aquisição de conhecimento sobre o nível de ansiedade em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, ocorrido na enfermaria cardiológica do Hospital Rio Grande, durante o ano de 2021. A amostra foi composta por 44 pacientes em pré-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio, divididos igualmente em Grupo Controle (GC), que recebeu como intervenção a orientação verbal de pré-operatório de enfermagem, e Grupo Experimental (GE), o qual recebeu as mesmas orientações de pré-operatório verbais, mais a aplicação de um vídeo explicativo sobre a cirurgia como recurso audiovisual. A randomização foi feita pelo site www.randomizer.org para escolha por aleatoriedade simples dos pacientes nos dois grupos. Assim, após alocação nos grupos, para coleta de dados, no primeiro momento, um pesquisador aplicou o instrumento para avaliar ansiedade em todos os participantes antes das intervenções; no segundo momento, a pesquisadora principal realizou as intervenções nos dois grupos; e, por fim, o primeiro pesquisador, sem saber qual participante pertencia a qual grupo, aplicou o instrumento de ansiedade e um instrumento para avaliar o conhecimento adquirido nos dois grupos pós-intervenção. Esses instrumentos para coleta de dados são: um instrumento para avaliar o nível de ansiedade, Inventário de ansiedade estado-traçado – IDATE, e um instrumento que avalia o conhecimento sobre a cirurgia. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, dispostos em tabelas e quadros apresentados nos resultados desta pesquisa. O presente estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE nº 40743520.9.0000.5537, Parecer 4.579.278. E foi registrado na plataforma virtual Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-24c5qwm). A maioria dos pacientes era do sexo masculino, idoso e com ensino fundamental incompleto ou completo. Após as intervenções em ambos os grupos, foi possível comprovar o aumento do sentimento de preparo e confiança para realizar a cirurgia, onde o grupo experimental obteve maior relato de confiança após a intervenção. Sobre o nível de conhecimento, houve aumento na aquisição em ambos os grupos (p<0,05), obtendo melhor resultado o grupo que fez uso do recurso audiovisual, com média de resposta de 7,77 e maior número de acertos nas questões sobre cuidados pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatório imediato. Em relação ao nível de ansiedade, este teve diminuição também em ambos os grupos, com valores mais expressivos no grupo experimental (p<0,05), este diminuiu tanto os valores de IDATE-Estado como o IDATE-Traço após as intervenções. Além disso, o grupo experimental também obteve diminuição de 100% nos níveis moderados de ansiedade no IDATE-Estado, apresentou também diminuição de sentimentos negativos como tensão e preocupação, e aumentou os sentimentos positivos no período do pré- operatório. Nenhum participante obteve nível alto de ansiedade durante a pesquisa. Conclui-se que o efeito do vídeo durante as orientações de enfermagem como educação em saúde é positivo e melhora os níveis de ansiedade, comprovando seu efeito e, assim, confirmando a hipótese alternativa deste estudo. Ademais, permite melhor experiência do paciente durante o período pré-operatório, aumentando seu conhecimento, além de auxiliar o Processo de Enfermagem com uma ferramenta tecnológica aplicada à saúde.
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Assim, a utilização de recurso audiovisual na enfermagem é capaz de instrumentalizar a assistência, contribuir para a educação em saúde e aumentar a confiança dos pacientes. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do recurso audiovisual na aquisição de conhecimento sobre o nível de ansiedade em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, ocorrido na enfermaria cardiológica do Hospital Rio Grande, durante o ano de 2021. A amostra foi composta por 44 pacientes em pré-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio, divididos igualmente em Grupo Controle (GC), que recebeu como intervenção a orientação verbal de pré-operatório de enfermagem, e Grupo Experimental (GE), o qual recebeu as mesmas orientações de pré-operatório verbais, mais a aplicação de um vídeo explicativo sobre a cirurgia como recurso audiovisual. A randomização foi feita pelo site www.randomizer.org para escolha por aleatoriedade simples dos pacientes nos dois grupos. Assim, após alocação nos grupos, para coleta de dados, no primeiro momento, um pesquisador aplicou o instrumento para avaliar ansiedade em todos os participantes antes das intervenções; no segundo momento, a pesquisadora principal realizou as intervenções nos dois grupos; e, por fim, o primeiro pesquisador, sem saber qual participante pertencia a qual grupo, aplicou o instrumento de ansiedade e um instrumento para avaliar o conhecimento adquirido nos dois grupos pós-intervenção. Esses instrumentos para coleta de dados são: um instrumento para avaliar o nível de ansiedade, Inventário de ansiedade estado-traçado – IDATE, e um instrumento que avalia o conhecimento sobre a cirurgia. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, dispostos em tabelas e quadros apresentados nos resultados desta pesquisa. O presente estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE nº 40743520.9.0000.5537, Parecer 4.579.278. E foi registrado na plataforma virtual Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-24c5qwm). A maioria dos pacientes era do sexo masculino, idoso e com ensino fundamental incompleto ou completo. Após as intervenções em ambos os grupos, foi possível comprovar o aumento do sentimento de preparo e confiança para realizar a cirurgia, onde o grupo experimental obteve maior relato de confiança após a intervenção. Sobre o nível de conhecimento, houve aumento na aquisição em ambos os grupos (p<0,05), obtendo melhor resultado o grupo que fez uso do recurso audiovisual, com média de resposta de 7,77 e maior número de acertos nas questões sobre cuidados pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatório imediato. Em relação ao nível de ansiedade, este teve diminuição também em ambos os grupos, com valores mais expressivos no grupo experimental (p<0,05), este diminuiu tanto os valores de IDATE-Estado como o IDATE-Traço após as intervenções. Além disso, o grupo experimental também obteve diminuição de 100% nos níveis moderados de ansiedade no IDATE-Estado, apresentou também diminuição de sentimentos negativos como tensão e preocupação, e aumentou os sentimentos positivos no período do pré- operatório. Nenhum participante obteve nível alto de ansiedade durante a pesquisa. Conclui-se que o efeito do vídeo durante as orientações de enfermagem como educação em saúde é positivo e melhora os níveis de ansiedade, comprovando seu efeito e, assim, confirmando a hipótese alternativa deste estudo. Ademais, permite melhor experiência do paciente durante o período pré-operatório, aumentando seu conhecimento, além de auxiliar o Processo de Enfermagem com uma ferramenta tecnológica aplicada à saúde.In the period before coronary artery bypass graft surgery, lack of knowledge and feelings such as anxiety can be a cause of risks in the perioperative period. Thus, the use of audiovisual resources in nursing is capable of providing assistance, contributing to health education and increasing patient confidence. The present study aims to evaluate the effect of the audiovisual resource on the acquisition of knowledge about the level of anxiety in the preoperative period of myocardial revascularization. This is a randomized controlled clinical trial, carried out in the cardiology ward of Hospital Rio Grande, during the year 2021. The sample consisted of 44 patients in the preoperative period of myocardial revascularization surgery, equally divided into a Control Group (CG ), which received verbal preoperative nursing guidance as an intervention, and the Experimental Group (EG), which received the same verbal preoperative guidance, plus the application of an explanatory video about the surgery as an audiovisual resource. Randomization was performed through the website www.randomizer.org to choose by simple randomization of patients in both groups. Thus, after allocation to groups for data collection, at first, a researcher applied the instrument to assess anxiety in all participants before the interventions; in the second moment, the main researcher carried out the interventions in both groups; and, finally, the first researcher, not knowing which participant belonged to which group, applied the anxiety instrument and an instrument to assess the knowledge acquired in the two post-intervention groups. These instruments for data collection are an instrument to assess the level of anxiety, the State-Traced Anxiety Inventory – STAI, and an instrument that assesses knowledge about surgery. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics, arranged in tables and charts presented in the results of this research. The present study was approved by the Research Ethics Committee, CAAE nº 40743520.9.0000.5537, Opinion 4,579,278. And it was registered on the Brazilian Clinical Trials Registry (RBR- 24c5qwm) virtual platform. Most patients were male, elderly, and with incomplete or complete elementary education. After the interventions in both groups, it was possible to prove the increase in the feeling of preparation and confidence to perform the surgery, whereas the experimental group obtained a greater report of confidence after the intervention. Regarding the level of knowledge, there was an increase in acquisition in both groups (p<0.05), with the group that used the audiovisual resource getting better results, with an average response of 7.77 and the highest number of correct answers in the questions about preoperative, intraoperative and immediate postoperative care. Regarding the level of anxiety, it also decreased in both groups, with more expressive values in the experimental group (p<0.05), decreased both the STAI-State values and the STAI-Trace after interventions. In addition, the experimental group also obtained a 100% decrease in moderate levels of anxiety in the STAI-State, also presented a decrease in negative feelings such as tension and worry, and an increase in positive feelings in the preoperative period. No participant had a high level of anxiety during the research. It is concluded that the effect of the video during nursing guidelines as health education is positive and improves anxiety levels, proving its effectiveness and thus confirming the alternative hypothesis of this study. In addition, it allows a better patient experience during the preoperative period, increasing their knowledge, in addition to helping the Nursing Process with a technological tool applied to health.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilEducação em saúdeEnfermagemTecnologia educacionalCirurgia cardíacaCuidados pré-operatóriosEfeito do recurso audiovisual no nível de ansiedade e na aquisição de conhecimento em pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio: ensaio clínico randomizadoEffect of audiovisual resource on anxiety level and knowledge acquisition in preoperative myocardial revascularization patients: randomized clinical trialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEfeitorecursoaudiovisual_Araujo_2022.pdfapplication/pdf815603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46864/1/Efeitorecursoaudiovisual_Araujo_2022.pdfd7d32008026a1f462c736b87850e80a1MD51123456789/468642022-05-02 12:27:46.151oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:27:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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