"Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Cerqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30047
Resumo: Vários dispositivos legais apontam como principal objetivo da educação a formação cidadã. Cidadania, nesse âmbito, é definida de modo ativo e participativo, sendo a escola um vetor para o desenvolvimento de um instrumental de valores, atitudes e conhecimentos necessários para o seu exercício pleno e crítico. Assumida essa postura, complexas situações que se apresentam no cotidiano escolar passam a ser inseridas como parte das estratégias didáticas e da construção do conhecimento. Nesse sentido, nosso trabalho trata das possibilidades e problemáticas pertinentes ao ensino de História Indígena, tomando como experiência concreta a situação de convivência intercultural entre alunos indígenas, os Potiguara do Catu, e alunos não indígenas na Escola Municipal Dr. Hélio Mamede de Freitas Galvão (EMHG) em Goianinha, no Rio Grande do Norte. Partimos do entendimento de que a perspectiva essencialista, tradicionalmente adotada ao se abordar a temática, resulta numa prática de ensino que contribui para invisibilizar questões contemporâneas nesse campo, como por exemplo, a mobilização de grupos étnicos em busca de reconhecimento legal e da conquista de direitos. Assim, como resultado dessas reflexões, desenvolvemos como produto um documentário que pretende contribuir para a introdução dessa temática no espaço escolar, a partir do que nos contam os próprios indígenas sobre sua experiência escolar, acreditando que, na escuta do outro, podemos aproveitar positivamente a situação de contato intercultural representado pela escola, tendo como horizonte o paradigma da interculturalidade crítica.
id UFRN_225c36d246242b9bade5b9f034f4cc70
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30047
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Tiago CerqueiraCoelho, Mauro CezarSantos, Magno Francisco de JesusMaia, Lígio José de Oliveira2020-09-14T18:00:53Z2020-09-14T18:00:53Z2020-06-05SANTOS, Tiago Cerqueira. "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019). 2020. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30047Vários dispositivos legais apontam como principal objetivo da educação a formação cidadã. Cidadania, nesse âmbito, é definida de modo ativo e participativo, sendo a escola um vetor para o desenvolvimento de um instrumental de valores, atitudes e conhecimentos necessários para o seu exercício pleno e crítico. Assumida essa postura, complexas situações que se apresentam no cotidiano escolar passam a ser inseridas como parte das estratégias didáticas e da construção do conhecimento. Nesse sentido, nosso trabalho trata das possibilidades e problemáticas pertinentes ao ensino de História Indígena, tomando como experiência concreta a situação de convivência intercultural entre alunos indígenas, os Potiguara do Catu, e alunos não indígenas na Escola Municipal Dr. Hélio Mamede de Freitas Galvão (EMHG) em Goianinha, no Rio Grande do Norte. Partimos do entendimento de que a perspectiva essencialista, tradicionalmente adotada ao se abordar a temática, resulta numa prática de ensino que contribui para invisibilizar questões contemporâneas nesse campo, como por exemplo, a mobilização de grupos étnicos em busca de reconhecimento legal e da conquista de direitos. Assim, como resultado dessas reflexões, desenvolvemos como produto um documentário que pretende contribuir para a introdução dessa temática no espaço escolar, a partir do que nos contam os próprios indígenas sobre sua experiência escolar, acreditando que, na escuta do outro, podemos aproveitar positivamente a situação de contato intercultural representado pela escola, tendo como horizonte o paradigma da interculturalidade crítica.Several legal devices point out as main objective of education citizen formation. Citizenship in this scope is defined within participative and active manners, being the school a vetor to the development of an instrument of values, attitudes and knowledge for its full and critical exercise. Assumed this posture, complexes situations that show up at the daily school life start to be insert as part of the didatic strategies and the construction of knowledge. Thus, our work comes to the possibilities and problematics within to the teaching of indigenous history, taking as concrete experience the situation of intercultural coexistence among indigenous students, the Potiguara do Catu, and non indigenous students at Escola Municipal Hélio Mamede de Freitas Galvão (EMHG), in Goianinha city, at Rio Grande do Norte state. Reflecting around questions such as identity/alterity, invisibility and prejudice, promoting critics to the historiographic perspectives that contribute to sustain those phenomena, as well as, those that convey to its overcoming having as example the etnohistory. We depart of the understanding that the essencialist perspective, tradicionally adopted when approaching the question, results in a teaching practice that contributes to make invisible the current dimensions in this field, as example the etnogenesis. Therefore, as result of these reflection, developped as product of a mini-documentary that aims to contributes in the introduction of this theme at the school environment, from what is said by those indigenous about their school experience, beliving that in the act of listening the other we can enjoy positively the situation of the intercultural contact represented by the school, having as horizon the paradigm of the critic interculturality.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilPotiguara do CatuEnsino de História IndígenaExperiência escolarIndianidadeInterculturalidade crítica"Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdfapplication/pdf1651113https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/1/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdfcee1783153c8194aef92864e0fc741adMD51TEXTNaoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.txtNaoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain309533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/2/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.txtb53fa4962af5fe781020cdc2472a51daMD52THUMBNAILNaoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.jpgNaoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1551https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/3/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.jpgc358fc6bf271f01093fa80dc0b896410MD53123456789/300472020-09-20 04:49:59.335oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:49:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
title "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
spellingShingle "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
Santos, Tiago Cerqueira
Potiguara do Catu
Ensino de História Indígena
Experiência escolar
Indianidade
Interculturalidade crítica
title_short "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
title_full "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
title_fullStr "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
title_full_unstemmed "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
title_sort "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019)
author Santos, Tiago Cerqueira
author_facet Santos, Tiago Cerqueira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coelho, Mauro Cezar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Cerqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Lígio José de Oliveira
contributor_str_mv Maia, Lígio José de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Potiguara do Catu
Ensino de História Indígena
Experiência escolar
Indianidade
Interculturalidade crítica
topic Potiguara do Catu
Ensino de História Indígena
Experiência escolar
Indianidade
Interculturalidade crítica
description Vários dispositivos legais apontam como principal objetivo da educação a formação cidadã. Cidadania, nesse âmbito, é definida de modo ativo e participativo, sendo a escola um vetor para o desenvolvimento de um instrumental de valores, atitudes e conhecimentos necessários para o seu exercício pleno e crítico. Assumida essa postura, complexas situações que se apresentam no cotidiano escolar passam a ser inseridas como parte das estratégias didáticas e da construção do conhecimento. Nesse sentido, nosso trabalho trata das possibilidades e problemáticas pertinentes ao ensino de História Indígena, tomando como experiência concreta a situação de convivência intercultural entre alunos indígenas, os Potiguara do Catu, e alunos não indígenas na Escola Municipal Dr. Hélio Mamede de Freitas Galvão (EMHG) em Goianinha, no Rio Grande do Norte. Partimos do entendimento de que a perspectiva essencialista, tradicionalmente adotada ao se abordar a temática, resulta numa prática de ensino que contribui para invisibilizar questões contemporâneas nesse campo, como por exemplo, a mobilização de grupos étnicos em busca de reconhecimento legal e da conquista de direitos. Assim, como resultado dessas reflexões, desenvolvemos como produto um documentário que pretende contribuir para a introdução dessa temática no espaço escolar, a partir do que nos contam os próprios indígenas sobre sua experiência escolar, acreditando que, na escuta do outro, podemos aproveitar positivamente a situação de contato intercultural representado pela escola, tendo como horizonte o paradigma da interculturalidade crítica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T18:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T18:00:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Tiago Cerqueira. "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019). 2020. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30047
identifier_str_mv SANTOS, Tiago Cerqueira. "Não há conflito se for feita releitura": a experiência escolar dos Potiguara do Catu no contexto de convivência intercultural numa escola não indígena (Goianinha/RN, 2015-2019). 2020. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/1/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/2/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30047/3/Naoconflitoseforfeitareleitura_Santos_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cee1783153c8194aef92864e0fc741ad
b53fa4962af5fe781020cdc2472a51da
c358fc6bf271f01093fa80dc0b896410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117680649469952