Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desidério, Camila Augusta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27715
Resumo: Os e-books estão inseridos nas instituições de ensino como um novo recurso de ensino, mas, quando ligados à colaboração, poucos são os que se apresentam com elementos que propiciem atividades atendendo a essa prática. A maior parte dos e-books interativos existentes no Brasil é voltada para o público infantil e raros são os direcionados ao ensino dos gêneros textuais, assim, é preciso explorar a temática a fim de agregar a aprendizagem colaborativa e a interatividade. Assim, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta didática para a utilização dos e-books interativos e colaborativos no ensino das práticas de Leitura e Produção Textual, nas aulas de Língua Portuguesa. Para atingir tal objetivo, será feita uma análise das contribuições da tipologia textual argumentativa nas práticas de produção textual colaborativa, com a utilização do texto dissertativo-argumentativo, cobrado na prova de Redação do ENEM, e serão realizadas práticas com os e-books colaborativos e interativos, destacando os benefícios em se adotar esse tipo de material. A metodologia da pesquisa foi constituída por uma fase bibliográfica e uma segunda fase de natureza prática, na perspectiva da pesquisa-ação. Como resultados, tem-se a criação da Matriz de Análise e sua aplicação, a análise de e-books disponíveis na internet, a construção do Ciclo Didático de uso dos e-books, como sugestão metodológica para aplicação da pesquisa com os sujeitos e a aplicação do Ciclo Didático com as Sequências Didáticas, bem como os três experimentos realizados. Por fim, o presente estudo trouxe importantes contribuições para a pesquisa com os e-books e no campo da escrita colaborativa em meio digital, principalmente para motivar professores e alunos a usarem o recurso associado à aprendizagem colaborativa e a agregarem as Tecnologias de Informação e Comunicação, de fato, ao currículo.
id UFRN_22f953087eac8fd3f25e60276351e028
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27715
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Desidério, Camila AugustaPetry, Arlete dos SantosReategui, Eliseo BerniLucena, Marcia Jacyntha Nunes RodriguesAndrade, Adja Ferreira de2019-09-11T23:31:14Z2019-09-11T23:31:14Z2019-04-29DESIDÉRIO, Camila Augusta. Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27715Os e-books estão inseridos nas instituições de ensino como um novo recurso de ensino, mas, quando ligados à colaboração, poucos são os que se apresentam com elementos que propiciem atividades atendendo a essa prática. A maior parte dos e-books interativos existentes no Brasil é voltada para o público infantil e raros são os direcionados ao ensino dos gêneros textuais, assim, é preciso explorar a temática a fim de agregar a aprendizagem colaborativa e a interatividade. Assim, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta didática para a utilização dos e-books interativos e colaborativos no ensino das práticas de Leitura e Produção Textual, nas aulas de Língua Portuguesa. Para atingir tal objetivo, será feita uma análise das contribuições da tipologia textual argumentativa nas práticas de produção textual colaborativa, com a utilização do texto dissertativo-argumentativo, cobrado na prova de Redação do ENEM, e serão realizadas práticas com os e-books colaborativos e interativos, destacando os benefícios em se adotar esse tipo de material. A metodologia da pesquisa foi constituída por uma fase bibliográfica e uma segunda fase de natureza prática, na perspectiva da pesquisa-ação. Como resultados, tem-se a criação da Matriz de Análise e sua aplicação, a análise de e-books disponíveis na internet, a construção do Ciclo Didático de uso dos e-books, como sugestão metodológica para aplicação da pesquisa com os sujeitos e a aplicação do Ciclo Didático com as Sequências Didáticas, bem como os três experimentos realizados. Por fim, o presente estudo trouxe importantes contribuições para a pesquisa com os e-books e no campo da escrita colaborativa em meio digital, principalmente para motivar professores e alunos a usarem o recurso associado à aprendizagem colaborativa e a agregarem as Tecnologias de Informação e Comunicação, de fato, ao currículo.E-books are inserted in educational institutions as a new teaching resource, but when linked to collaboration, few are those that present themselves with elements that propitiate activities attending this practice. Most of the interactive e-books in Brazil are aimed at the children's audience and rare are those directed to the teaching of textual genres, so it is necessary to explore the theme in order to aggregate collaborative learning and interactivity. Thus, the objective of the research is to develop a didactic proposal for the use of interactive and collaborative e-books in the teaching of Reading and Textual Production practices in Portuguese Language classes. In order to reach this objective, an analysis of the contributions of the argumentative textual typology in the practices of collaborative textual production will be made, using the argumentative-essay text, collected in the ENEM Writing test, and practices will be carried out with collaborative e-books and interactive, highlighting the benefits of adopting this type of material. The research methodology consisted of a bibliographic phase and a second phase of a practical nature, from the perspective of action research. As a result, we have created the Analysis Matrix and its application, the analysis of e-books available on the Internet, the construction of the Didactic Cycle of e-books, as a methodological suggestion for the application of the research with the subjects and the application of the Didactic Cycle with the Didactic Sequences, as well as the three experiments carried out. Finally, the present study has brought important contributions to research with e-books and in the field of collaborative writing in digital media, mainly to motivate teachers and students to use the resource associated with collaborative learning and to add Information and Communication Technologies , in fact, to the curriculum.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOE-bookColaboraçãoInteratividadeProdução textualUma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostadidáticauso_Desidério_2019.pdfapplication/pdf4711796https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/1/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf73c12843a94759c0e444c8f1c370c1ccMD51TEXTPropostadidáticauso_Desidério_2019.pdf.txtPropostadidáticauso_Desidério_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain298139https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/2/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf.txt34d5bd2921d834f6e50a60229a044b8dMD52THUMBNAILPropostadidáticauso_Desidério_2019.pdf.jpgPropostadidáticauso_Desidério_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/3/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf.jpg770b4fdfdb6b319c9c3496d4e969db65MD53123456789/277152019-09-15 02:24:28.255oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27715Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
spellingShingle Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Desidério, Camila Augusta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
E-book
Colaboração
Interatividade
Produção textual
title_short Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_full Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_fullStr Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_sort Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
author Desidério, Camila Augusta
author_facet Desidério, Camila Augusta
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Desidério, Camila Augusta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
contributor_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
E-book
Colaboração
Interatividade
Produção textual
dc.subject.por.fl_str_mv E-book
Colaboração
Interatividade
Produção textual
description Os e-books estão inseridos nas instituições de ensino como um novo recurso de ensino, mas, quando ligados à colaboração, poucos são os que se apresentam com elementos que propiciem atividades atendendo a essa prática. A maior parte dos e-books interativos existentes no Brasil é voltada para o público infantil e raros são os direcionados ao ensino dos gêneros textuais, assim, é preciso explorar a temática a fim de agregar a aprendizagem colaborativa e a interatividade. Assim, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta didática para a utilização dos e-books interativos e colaborativos no ensino das práticas de Leitura e Produção Textual, nas aulas de Língua Portuguesa. Para atingir tal objetivo, será feita uma análise das contribuições da tipologia textual argumentativa nas práticas de produção textual colaborativa, com a utilização do texto dissertativo-argumentativo, cobrado na prova de Redação do ENEM, e serão realizadas práticas com os e-books colaborativos e interativos, destacando os benefícios em se adotar esse tipo de material. A metodologia da pesquisa foi constituída por uma fase bibliográfica e uma segunda fase de natureza prática, na perspectiva da pesquisa-ação. Como resultados, tem-se a criação da Matriz de Análise e sua aplicação, a análise de e-books disponíveis na internet, a construção do Ciclo Didático de uso dos e-books, como sugestão metodológica para aplicação da pesquisa com os sujeitos e a aplicação do Ciclo Didático com as Sequências Didáticas, bem como os três experimentos realizados. Por fim, o presente estudo trouxe importantes contribuições para a pesquisa com os e-books e no campo da escrita colaborativa em meio digital, principalmente para motivar professores e alunos a usarem o recurso associado à aprendizagem colaborativa e a agregarem as Tecnologias de Informação e Comunicação, de fato, ao currículo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T23:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T23:31:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DESIDÉRIO, Camila Augusta. Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27715
identifier_str_mv DESIDÉRIO, Camila Augusta. Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/1/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/2/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27715/3/Propostadid%c3%a1ticauso_Desid%c3%a9rio_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c12843a94759c0e444c8f1c370c1cc
34d5bd2921d834f6e50a60229a044b8d
770b4fdfdb6b319c9c3496d4e969db65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117829184454656