Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/33 |
Resumo: | Enfoca a educação continuada e a sua relação com a formação profissional do bibliotecário. Seu objetivo é refletir como integrar a capacitação contínua à formação desse profissional no contexto brasileiro. Pois, aspectos de ordem teórico-práticos apontam para a necessidade de maior incorporação de procedimentos metodológicos no fazer bibliotecário. Isto se dá em função de que as operações empíricas têm se tornado insuficientes para garantir a qualidade da informação gerada no âmbito de sistemas de informação. Assim, com base em ações-reflexões a partir desse contexto, identificou-se que necessário se faz adotar programas que possibilitem a capacitação desse profissional na formação-em-serviço, para melhor qualificar o processo de geração, transferência e uso da informação________________________________________________________________________________ABSTRACT Focus the continuous education and its relation with the professional formation of the librarian. Its objective is to reflect as to integrate the continuous qualification to the formation of this professional in the Brazilian context. Therefore, theoretician-practical aspects of order point with respect to the necessity of bigger incorporation of research procedures in making librarian. This if of the one in function of that the empirical operations if have become insufficient to guarantee the quality of the information generated in the scope of information systems. Thus, on the basis of action-reflections from this context, it was identified that necessary if it makes to adopt programs that make possible the qualification of this professional in the formation-in-service, better to characterize the generation process, transference and use of the information |
id |
UFRN_23477ac04a3b1854d978dfb553ce3532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:1/33 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Rildeci2010-08-12T19:29:37Z2010-08-12T19:29:37Z2006https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/33Enfoca a educação continuada e a sua relação com a formação profissional do bibliotecário. Seu objetivo é refletir como integrar a capacitação contínua à formação desse profissional no contexto brasileiro. Pois, aspectos de ordem teórico-práticos apontam para a necessidade de maior incorporação de procedimentos metodológicos no fazer bibliotecário. Isto se dá em função de que as operações empíricas têm se tornado insuficientes para garantir a qualidade da informação gerada no âmbito de sistemas de informação. Assim, com base em ações-reflexões a partir desse contexto, identificou-se que necessário se faz adotar programas que possibilitem a capacitação desse profissional na formação-em-serviço, para melhor qualificar o processo de geração, transferência e uso da informação________________________________________________________________________________ABSTRACT Focus the continuous education and its relation with the professional formation of the librarian. Its objective is to reflect as to integrate the continuous qualification to the formation of this professional in the Brazilian context. Therefore, theoretician-practical aspects of order point with respect to the necessity of bigger incorporation of research procedures in making librarian. This if of the one in function of that the empirical operations if have become insufficient to guarantee the quality of the information generated in the scope of information systems. Thus, on the basis of action-reflections from this context, it was identified that necessary if it makes to adopt programs that make possible the qualification of this professional in the formation-in-service, better to characterize the generation process, transference and use of the informationporEducação continuadaFormação profissionalBibliotecárioEducação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturanteContinued education as part of the formation of the professional librarian: an structural actioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINAL2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdf2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdfapplication/pdf71843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/1/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdfa35ae420f0a31fa42e4d7241d8d1bd40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-820464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/2/license_rdfd540d98f4c56c073d1d99228e27d53caMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-821094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/3/license_text128013392759e1cdd681678310b7549aMD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/4/license_urlc0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3MD54TEXT2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdf.txt2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdf.txtExtracted texttext/plain25190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/9/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdf.txtb6c014f777b53661a71a3f483e4cabfbMD59THUMBNAIL2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdf.jpg2006Art_Educacao continuada_RildeciM.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/10/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdf.jpg48794f1c898097a56bf3f43d402ec9e8MD5101/332017-11-02 12:28:41.634oai:https://repositorio.ufrn.br:1/33Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T15:28:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Continued education as part of the formation of the professional librarian: an structural action |
title |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
spellingShingle |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante Medeiros, Rildeci Educação continuada Formação profissional Bibliotecário |
title_short |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
title_full |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
title_fullStr |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
title_full_unstemmed |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
title_sort |
Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante |
author |
Medeiros, Rildeci |
author_facet |
Medeiros, Rildeci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Rildeci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Formação profissional Bibliotecário |
topic |
Educação continuada Formação profissional Bibliotecário |
description |
Enfoca a educação continuada e a sua relação com a formação profissional do bibliotecário. Seu objetivo é refletir como integrar a capacitação contínua à formação desse profissional no contexto brasileiro. Pois, aspectos de ordem teórico-práticos apontam para a necessidade de maior incorporação de procedimentos metodológicos no fazer bibliotecário. Isto se dá em função de que as operações empíricas têm se tornado insuficientes para garantir a qualidade da informação gerada no âmbito de sistemas de informação. Assim, com base em ações-reflexões a partir desse contexto, identificou-se que necessário se faz adotar programas que possibilitem a capacitação desse profissional na formação-em-serviço, para melhor qualificar o processo de geração, transferência e uso da informação________________________________________________________________________________ABSTRACT Focus the continuous education and its relation with the professional formation of the librarian. Its objective is to reflect as to integrate the continuous qualification to the formation of this professional in the Brazilian context. Therefore, theoretician-practical aspects of order point with respect to the necessity of bigger incorporation of research procedures in making librarian. This if of the one in function of that the empirical operations if have become insufficient to guarantee the quality of the information generated in the scope of information systems. Thus, on the basis of action-reflections from this context, it was identified that necessary if it makes to adopt programs that make possible the qualification of this professional in the formation-in-service, better to characterize the generation process, transference and use of the information |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-12T19:29:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-12T19:29:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/33 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/1/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/3/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/4/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/9/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/33/10/2006Art_Educacao%20continuada_RildeciM.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a35ae420f0a31fa42e4d7241d8d1bd40 d540d98f4c56c073d1d99228e27d53ca 128013392759e1cdd681678310b7549a c0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3 b6c014f777b53661a71a3f483e4cabfb 48794f1c898097a56bf3f43d402ec9e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832904106147840 |